Foto: Vitor Silva/Botafogo
A identificação de talentos pelos analistas de mercado é um processo bastante minucioso e que abrange diversos detalhes para se obter sucesso, dada a complexidade que o jogo apresenta e das mais diversas variáveis que influenciam na performance de jovens jogadores. Essa identificação perpassa pela análise da performance que aprofundada ou não, irá contribuir no processo de especialização do atleta resultando na eficácia das suas ações durante o jogo.
Diante disso, o analista de mercado precisa ser um profissional que obtenha um conhecimento prévio sobre o jogo, além dos aspectos que envolvem o seu contexto, como a cultura do clube, condições financeiras da instituição e necessidades em posições da sua equipe.
Tempos atrás, a identificação de talentos era realizada de forma bastante subjetiva e apenas ligada a habilidade técnica individual do jogador e fixada apenas ao olhar do treinador, algo que tem mudado durante o tempo, hoje sendo realizada de forma multidimensional, ou seja, observando não só dimensão técnica, mas a física, tática e mental.
Habilidades do Analista de Mercado
Tendo ciência disso, o analista de mercado precisa estar atento aos detalhes comportamentais do atleta durante o jogo, não só a relação que o mesmo possui com a bola, mas como esse atleta se comporta em momentos ofensivos e defensivos, de que forma ele se posiciona e quais suas principais movimentações, o quanto ele é eficiente nos fundamentos básicos do jogo, o quanto ele é intenso e ao mesmo tempo assertivo durante ações de aceleração e desaceleração, e não menos importante, a sua postura diante dos seus adversários: o quanto ele é comunicativo e resiliente em situações mais adversas e de maior constrangimento durante uma partida de futebol.
Todo esse processo pode ser realizado pela observação de jogos por vídeo, seja em tempo real ou retroativo e também indo ao local do jogo. É de extrema importância que o analista seja um profissional disciplinado e organizado em relação as suas demandas, pois ele é o principal responsável pelo registro e monitoramento de atletas no banco de dados, para que ocorra de fato, um monitoramento coerente e eficiente sobre jogadores pontuados.
Dominar ferramentas tecnológicas é uma competência essencial para esse profissional, para que ele possa produzir materiais de análise para comissão técnica e gestão, bem como estar bem alicerçado nos indicadores de performance individual que irão nortear para a tomada de decisão final a respeito do atleta observado/monitorado.
Podemos concluir, no quão importante é o papel do analista de mercado em clubes de futebol e os processos que o mesmo está envolvido, com o objetivo de identificar e prospectar atletas que possivelmente serão ativos relevantes para o clube.
Texto de Jonathas Costa
Se interessou pela área de Análise de Mercado e gostaria de aprender mais?
Então inscreva-se no curso Scouting – Análise de Mercado no Futebol do FootHub! Clique aqui!