Identidade e Cultura de um clube
Identidade e Cultura de um clube

Olhe para as mesas e paredes: Identidade e Cultura de um clube

Entender a Cultura de um clube é o primeiro passo para o sucesso profissional dentro da instituição

Painel do Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube

Como diz o “pai” da administração moderna Peter Drucker, a cultura come a estratégia no café da manhã. A frase, muito utilizada no mercado corporativo, se encaixa perfeitamente no futebol, seja em relação ao executivo ou qualquer outro cargo em um clube. O profissional terá que resolver em seu dia a dia algumas situações que irão levar em consideração práticas, costumes e formas de agir que fazem parte daquela instituição há muito tempo. Qualquer estratégia que seja oposta a essa cultura, terá dificuldades de implementação.

No futebol, além da cultura organizacional, os clubes possuem sua cultura de jogo, uma forma de atuar dentro de campo cobrada pela sua torcida, dirigentes e imprensa, ponto que impacta diretamente no trabalho dos profissionais da área. Um exemplo disso é o Santos, um time que ao decorrer da sua história sempre esteve atrelado a um futebol ofensivo, com dribles verticais e alegria para jogar. Isso mostra a importância de quem está chegando nesse ambiente identificar tais pontos para o sucesso das suas atividades.

Segundo o Professor do FootHub e Gestor Esportivo Caio Derosso, a primeira coisa que um gestor de futebol precisa fazer quando chega em um clube é identificar a cultura organizacional presente. Dessa maneira, é possível entender as crenças e mentalidades das pessoas, os comportamentos, além das estruturas, processos e práticas organizacionais. 

Nesse diagnóstico, é possível observar como as pessoas se comunicam, a maneira como lidam com os problemas e quais critérios são utilizados para resolvê-los. Além de entender a cultura do clube, sua história, objetivos e conquistas.

Uma identidade forte e conhecida mundialmente, que valoriza sua história é do Athletic Bilbao.

O Athletic Club, conhecido como Athletic Bilbao no Brasil, é um clube de futebol espanhol da cidade de Bilbao, localizado no País Basco, e é um símbolo emblemático da identidade basca por diversos fatores. 

Dono da quinta maior torcida da Espanha, o Athletic Bilbao tem uma história representativa fora das 4 linhas também. Isso se deve ao fato do clube só aceitar jogadores de origem Basca para fazer parte do elenco, e isso já dura mais de 100 anos. Tudo começou em 1911, quando o seu maior rival, o Real Sociedad, denunciou o clube basco por estar utilizando jogadores ingleses que não estavam registrados na Federação Espanhola. Depois de ser absolvido, o Bilbao decretou, em 1912, que somente jogadores bascos poderiam jogar no clube. Depois de 100 anos, a diretoria analisou o decreto e adicionou duas “brechas”. São elas:

Descendência Basca: Se o atleta tiver parentes que nasceram no País Basco, e tiver a cultura presente na sua vida, ele pode jogar. Um exemplo disso é Vicente Burruin, brasileiro que vestiu as camisas dos dois rivais bascos, Athletic Bilbao e Real Sociedad. 

Tempo de formação nas categorias de base: Essa brecha permite que os atletas jovens cheguem na base, aprendam e pratiquem toda a cultura basca, para assim, conseguir subir para o profissional. O Bilbao possui mais de 130 clubes parceiros na região basca para captar jogadores.

Essas restrições são rígidas, devido ao fato do principal objetivo do clube é cultivar a cultura basca. No dia a dia, é falado somente o idioma Euskara, oficial da região.

A valorização do futebol basco vem trazendo resultados relevantes para o Athletic Bilbao, visto que eles são o segundo clube que mais ganhou a Copa do Rei, e está no mesmo patamar que Barcelona e Real Madrid no quesito de rebaixamentos, ambos nunca desceram de divisão em suas histórias. 

Após analisar esse exemplo, podemos perceber o porquê é tão importante entender a maneira como o clube se comporta, sua estrutura, seus desafios, para que os gestores de futebol saibam bem o que a diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores esperam deles. 

O entendimento de todos estes aspectos culturais são fundamentais para que a gestão possa acontecer de maneira mais próxima à história do clube, permitindo inclusive mais tranquilidade para a execução das atividades.

Cultura organizacional é uma das disciplinas abordadas no curso Executivo de Futebol do FootHub, que está com inscrições abertas para a turma 6!

Texto de Willian Sanmartin

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.