Profissional é responsável por analisar o desempenho dos clubes e transmitir as informações para o treinador
Crédito: Südstern
Com a profissionalização do Futebol, novas profissões estão se tornando mais cruciais dentro do clubes, visando diminuir ao máximo a margem de erro, para que as gestões dos clubes sejam vitoriosas e bem sucedidas.
Uma dessas profissões é a de Analista de Desempenho, função de apoio da comissão técnica, de atletas e outros profissionais do meio, que contribui com o desenvolvimento e melhoria de equipes e jogadores individuais no futebol.
Essa função envolve a coleta, o processamento e a interpretação de uma grande quantidade de dados relacionados ao jogo, como estatísticas básicas, que incluem quantos minutos o time ou o jogador tiverem de posse de bola, chutes a gol, passes certos, distância percorrida por cada jogador, velocidade média, mapas de calor e eficiência em duelos.
Através dessa análise, é possível identificar padrões táticos e comportamentais dos jogadores e da equipe como um todo. Isso proporciona ao treinador os pontos fracos e fortes da sua equipe, e também do seu adversário, possibilitando a formulação de estratégias específicas para cada confronto.
“A análise do adversário sempre busca padrões de jogo. Não se encontra isso em um jogo só. O analista precisa avaliar pelo menos três jogos. Se for possível (nem sempre é) mais. Quatro, cinco, dez jogos! Este seria o mundo ideal. Afinal, é assim que encontramos as ações de jogo que uma equipe pode propor durante o nosso confronto.” Michele Kanitz, analista de desempenho, professora do curso “Analista de Desempenho – Por onde começar” do FootHub e atualmente é auxiliar técnica do Futebol Feminino do Flamengo.
Reprodução: Coluna do Fla
Para conseguir coletar todos esses dados, muitas equipes utilizam sistemas avançados de rastreamento, como sensores em chuteiras, coletes com GPS e câmeras de alta velocidade que registram todos os movimentos em campo. Além disso, contam com softwares especializados que são utilizados para processar essas informações e apresentá-las de maneira clara e acessível aos treinadores e jogadores. Algumas dessas tecnologias estão presentes no ebook do FootHub “5 tecnologias para o Executivo de Futebol”, faça o download e confira!
Mas a realidade de muitos clubes não é essa, o que faz com que os métodos para observar sejam reduzidos a apenas olhar a transmissão da partida e fazer as análises possíveis. Mas como analisar campeonatos de divisões inferiores ou de países que não tem transmissões recorrentes?
Para Michele, surgem alternativas, como buscar informações com profissionais da imprensa, ligar para companheiros de outras equipes ou até mesmo procurar outros analistas que possam ter alguma imagem recente. A imagem do jogo sempre dá um melhor direcionamento de como o adversário pode se portar no jogo.
Percebendo o crescimento do departamento de análise de desempenho, e a necessidade de capacitar cada vez mais esses profissionais, o FootHub promove o curso “Analista de desempenho – por onde começar” Se trata de um curso online introdutório na área, com três aulas que contemplam as três principais funções de um profissional do setor: análise do próprio time, da equipe adversária e de mercado.
Os conteúdos são gravados e o aluno pode assistir no momento em que quiser, desde o momento em que finalizar a compra. Além das 4 horas de conteúdo disponíveis, a plataforma FootHub ainda proporcionará materiais extras e um certificado de conclusão do curso após o aluno finalizar as aulas.
Ficou interessado? Acesse mais informações sobre o curso aqui!
Texto de Willian Sanmartin