Investimento na paixão: novas possibilidades financeiras no futebol

FootHub em parceria com a CapRate promove um novo meio de captação, proporcionando investimentos em clubes de futebol

Foto: Reprodução Santa Cruz

No dia 21/08 a comissão de valores mobiliários (CVM) publicou um parecer de orientação sobre as Sociedades Anônimas de Futebol (SAF) e o mercado de capitais.

Tendo como finalidade desenvolver, regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, a CVM realiza pareceres de orientações, para os agentes do mercado e os investidores, além de veicular as manifestações da Comissão acerca da interpretação das Leis do mercado de capitais.

Este documento foi realizado com o objetivo de conduzir e ensinar os investidores e participantes do mercado sobre os instrumentos do mercado de capitais disponíveis para a SAF, como também mostrar como a Lei das SAFs e a Lei das Sociedades por Ações podem se relacionar de maneira benéfica para este público.

Outro ponto destacado pela CVM, dentro deste arquivo, é a sugestão de meios a serem utilizados para captação de recursos, como fundos de participações, fundos imobiliários, fundos de investimento em direitos creditórios, estruturas de securitização, crowdfunding, entre outros. 

Simulação de investimento em alguma iniciativa do clube

Seguindo o propósito do FootHub de ser um agente integrador de conexões, pessoas e inovação para acompanhar os movimentos do futebol, unimos esforços com a CapRate, uma plataforma digital de investimentos do mercado financeiro, que tem como intuito tornar os investimentos em clubes mais acessíveis, seguros e com rentabilidades atrativas, através de uma SEP (Sociedade de Empréstimos entre Pessoas). Assim, oferecemos um meio para que os torcedores possam transformar a sua paixão em uma atividade econômica passível de rendimentos, como destacou o presidente da CVM, João Nascimento recentemente.

Mas o que é a CapRate?

A CapRate é uma Sociedade de Empréstimos entre Pessoas (SEP), autorizada e regulamentada pelo Banco Central. A modalidade SEP autoriza a realização de operações de crédito entre pessoas sem a intermediação bancária, reduzindo a burocracia dos investimentos tradicionais. Quando aplicamos ao cenário do futebol, a SEP se torna uma excelente oportunidade de captação de novas receitas para os clubes, uma vez que o custo dos juros é reduzido, enquanto o fluxo de caixa é incrementado. Além disso, a SEP permite ao torcedor se tornar um investidor ativo do seu clube, tendo retorno financeiro e desportivo, de uma maneira fácil, simples e rápida.

Todos os clubes podem usufruir da plataforma para fazerem um ambiente white label que os permite captar recursos com os seus torcedores de forma legal, através de empréstimos com os torcedores para viabilizar qualquer projeto que o clube queira fazer, como contratação de jogadores, investimentos pontuais entre outros.”

Paulo Deitos,  um dos sócios fundadores da CapRate

Diogo Bitencourt, CEO do FootHub, também comenta sobre o benefício da plataforma para o mercado do futebol:

“O FootHub tem o objetivo de conectar novas soluções e iniciativas inovadoras para a indústria do futebol. Surge assim a parceria com a CapRate. A partir desta, os clubes passam a ter mais uma alternativa de financiamento, podendo utilizar do seu capital mais importante que é o seu torcedor, além de novos investidores.”

O presidente da CVM, em entrevista ao Portal Capital Aberto, destacou que a função econômica essencial do mercado de capitais é de conectar tomadores e poupadores de recursos. Assim como as companhias abertas registradas junto à CVM e os demais agentes de mercado regulados, as SAF dispõem de múltiplos instrumentos que permitem a captação de recursos da poupança popular. Esta captação pode ser bem útil para diversas finalidades: realização de investimentos, reestruturação de dívidas e de financiamento e concretização de projetos na economia real.” 

Portanto, a colaboração entre o FootHub e a CapRate não apenas estabelece um meio inovador de investimentos no futebol, mas também simboliza uma nova era em que os sentimentos dos torcedores são conectados diretamente às trajetórias dos clubes. Com essa parceria, as linhas entre paixão, economia e esporte se fundem, pavimentando um caminho empolgante para o futuro do futebol e do investimento esportivo. 

Para saber mais sobre a plataforma, entre em contato aqui!

Texto de Equipe FootHub

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.