Análise de Mercado no Futebol – Curso do FootHub

Contribuindo para esse crescimento, o FootHub lança a turma 3 do “Análise de Mercado – Teoria e Prática” que busca capacitar e formar novos profissionais

Vítor Silva/Botafogo

O departamento de análise de mercado é um dos que mais cresce no mundo do futebol, devido a necessidade dos clubes em encontrar boas oportunidades de negócio, seja para contratação ou venda de jogadores, sempre entendendo a importância de manter a saúde financeira dos clubes. 

Uma área de análise de mercado que exerça sua função com excelência é fundamental a partir do momento em que alguns clubes apresentam orçamentos escassos para reforços, tendo margem reduzida para buscar atletas que não se encaixem em seu modelo de jogo e filosofia da entidade.  

Os “Scouts”, como são chamados no meio do futebol, são responsáveis pela análise técnico e tático de atletas, mapear e definir o perfil individual dos atletas, além de ser um suporte para a tomada de decisão dos executivos de futebol em contratar o jogador ou não.

O setor de análise de mercado é estruturado por um coordenador, pelos analistas de mercado, por observadores, colaboradores, que podem ser o auxiliar técnico ou até os analistas de desempenho, e os analistas de dados, para realizar um relatório completo desses atletas.

Para isso, existe uma “rotina”, que não é diária, mas cíclica, toda vez que é observado um atleta:

1- Diagnóstico do elenco É analisado o contexto do clube, cultura e identidade, os objetivos traçados para a temporada, ideias e necessidades do treinador e do clube. 

“Dentro do diagnóstico do nosso elenco, sempre temos o terceiro jogador para cada posição, e na minha opinião, deve ser um atleta oriundo da base.”

Guilherme Dias, Analista de Mercado do Palmeiras e Professor do FootHub

2- Definição de perfil – Ver os indicadores globais e específicos dos atletas, modelos de jogo e do jogador.

3- Atleta – Verifica os indicadores, determina o mercado alvo, define como será o monitoramento e as oportunidades que podem surgir no mercado.

4- Filtro de análise Momento de fazer o relatório inicial daquele atleta, observando o jogo e o jogador. Nesse tópico é importante destacar a observação in loco, que permite analisar o que o jogador faz sem a bola.

5- Listas de monitoramento – No momento de montar as listas, é necessário criar parâmetros para direcionar os jogadores observados.

6- Análise profunda – Neste momento, o Scout vai criar a ficha do atleta, o relatório final, com um parecer muito mais profundo, contextualizar qual seria a importância deste atleta na equipe, com vídeos de caracterização.

7- Compartilhamento e armazenamento sistema interno – Momento que ocorre a reunião com o treinador e o executivo para definir quais os atletas serão alvos.

8- Banco de dados e times sombras – Todas as informações coletadas neste processo vão para um banco de dados, e é formado os times sombras, que são atletas que irão ser os substitutos, caso os que estejam no clube se lesionem ou sejam transferidos. 

Para realizar todo esse trabalho, existem algumas ferramentas que oferecem uma gama de informações para esses profissionais, como jogos, que é possível observar as características do jogador, dados de quantas vezes toca na bola, média de passes, velocidade, finalização… dependendo da posição de cada atleta.

Algumas das ferramentas que circulam nos clubes para auxiliar os analistas: Wyscout, Sportscode, HUDL, Kyn Analytics, Goal Point, Noisefeed, FootStats, ScoutDecision

Também existem as ferramentas gratuitas, que oferecem dados mais básicos, mas que ajudam na tomada de decisão: TransferMarket, SofaScore, SoccerWay, TransferRoom.

Habilidades para se tornar Analista de Mercado

Para o Gerente de Mercado do Atlético MG e professor do FootHub, Rodrigo Weber, existem três características, de forma mais geral, que o analista de mercado precisa ter: Informação, Aptidão e Relacionamento. 

“Quando falo de informação, me refiro que esse profissional deve absorver todo o tipo de conhecimento que tenha acesso sobre futebol, seja por livro, podcast, cursos. Na questão da aptidão, ele precisa gostar muito de futebol, pois não tem outro jeito de entrar nessa área sem assistir muitos e muitos jogos, ter uma boa memória, uma capacidade de transmitir informação, ter um bom entendimento do jogo, estudar idiomas também ajuda muito, porque a terceira característica é relacionamento, então é importante conhecer muita gente, atender todo mundo que te procura, se relacionar bem com as pessoas, solenidade nas respostas e entender que o futebol é 24 horas por dia.” Rodrigo Weber, gerente de mercado do Atlético MG.

Scouting – Análise de Mercado no futebol

Desenvolvido para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades na área e para aqueles que desejam ingressar no mercado do futebol, a segunda turma do curso oferece uma visão abrangente e prática das atividades relacionadas à análise de mercado no mundo esportivo.

Os conteúdos abordados no curso incluem os principais pilares para a estruturação de um departamento de mercado, as ferramentas essenciais para o analista de mercado, os princípios da captação de atletas, tanto para o mercado profissional quanto para as categorias de base

O objetivo principal do curso é capacitar e qualificar profissionais já atuantes na indústria do futebol, além de formar novos talentos para esse segmento em constante crescimento. Os participantes terão a oportunidade de debater e explorar as diversas facetas desse campo, adquirindo conhecimentos valiosos e práticos para se destacarem nessa área tão competitiva. 

Durante os encontros, haverá dinâmicas que estimularão o networking e o compartilhamento de conhecimentos entre os alunos e os professores, proporcionando uma imersão completa na prática da análise de mercado. 

Ao final do curso, todos os inscritos receberão um certificado de conclusão, totalizando 15 horas de carga horária. Os instrutores do curso, são profissionais reconhecidos e respeitados no mercado do futebol.

Para quem tem o sonho de trabalhar com futebol, a análise de mercado é uma porta de entrada, atuando em clubes que estão cada vez mais buscando novos profissionais com essas habilidades descritas por Rodrigo Weber, além de agências de atletas e empresas de análise independente. Conhecer os conceitos apresentados ao longo do texto é o primeiro passo, com o curso promovido pelo FootHub complementando o aprendizado com muito networking. Garanta sua vaga!

Texto de Willian Sanmartin

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