futsal
futsal

Profissionais debatem a transição do futsal para o futebol

O FootHub promoveu no dia 27 de junho o webinar “A transição do futsal para o futebol: benefícios para o desenvolvimento do atleta”. O evento contou com a participação de Marquinhos Xavier, técnico da seleção brasileira de futsal, Alex Souza, ex-atleta e técnico do São Paulo sub-20, e Ricardinho, ex-atleta e comentarista dos Canais Globo. Na mediação do conteúdo, tivemos Rodrigo Fragoso, repórter da TNT Sports.

O encontro iniciou com a fala de Marquinhos ressaltando que a relação entre futsal e futebol ainda precisa evoluir através de dados. O técnico da seleção de futsal é um dos estudiosos do tema, com livros e estudos acadêmicos que buscam auxiliar nesse trabalho. Voltando ao webinar, Marquinhos caracteriza como os profissionais que atuam em ambos os esportes devem lidar com a relação: de forma natural, entendido pelos dois lados e buscando benefícios para o futsal e para o futebol.

Tratando sobre a formação de atletas, Marquinhos ressalta os pontos positivos que esportes coletivos e com liberdade podem trazer para as modalidades. Os exemplos de atletas que comprovam esse benefício são Ortiz, Falcão e os dois convidados Alex e Ricardinho. Estes aproveitaram a deixa para relembrar como o jogo de rua e o próprio futsal ajudou a formar o estilo de jogo de cada um no futebol.

Resumo ilustrado sobre o evento

Um dos temas mais discutidos na relação entre futsal e futebol é quanto à tomada de decisão. Os participantes do webinário ressaltaram que no esporte de quadra, os atletas precisam jogar no tempo anterior, para que quando a bola chegar em seus pés eles já tenham noção das possibilidades de ação o mais rápido possível.

Outro tópico importante abordado foi o papel dos professores e profissionais que atuam nas etapas de transição entre os esportes. Alex e Ricardinho recordam que, em sua época, o contexto de estar ensinando crianças, permitindo que estas desenvolvam um estilo de jogo a partir da criatividade, buscando soluções diferentes para cada jogada. Neste trabalho, uma das dificuldades atuais é lidar ainda com os familiares dos jovens, que parecem cada vez mais exigentes com seus próprios filhos, sobrinhos e netos.

Para finalizar, Marquinhos ressaltou que os jogos livres também ajudam no desenvolvimento humano das crianças, que acabam fazendo papel de líderes, por exemplo, em um ambiente menos rígido. Novamente os educadores ganham importância, com os treinadores atuais sendo cada vez mais gestores de pessoas.

No final do webinar, nossos palestrantes  puderam responder algumas perguntas dos participantes, deixando ainda mais claro que a relação entre os esportes precisa virar tema de debates cada vez mais frequentes, trazendo benefícios para o desenvolvimento das modalidades.

Para saber mais sobre o conteúdo leia o texto de Luciano Elias para o FootHub.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.