Atlético-MG campeão sub-20
Atlético-MG campeão sub-20

Os destaques do Atlético-MG campeão brasileiro sub-20

Aconteceu na noite desse domingo a partida decisiva do campeonato brasileiro sub-20, que acabou consagrando o Atlético-MG como o grande campeão da categoria. A conquista veio no duelo contra o Athletico, com o placar de 5×4 na disputa de pênaltis para os mineiros, após uma vitória para cada lado nas partidas finais.

A campanha

O Atlético-MG foi destaque durante todo o campeonato. Na primeira fase, foi líder da tabela, com 38 pontos: 11 vitórias, 5 empates e apenas três derrotas. Nas fases decisivas, o time do Galo mostrou uma importante característica: a força psicológica. O time superou dois duas disputas de pênaltis, tanto na final, quanto na semifinal contra o Corinthians. Isso pode ser um importante atributo quando analisamos a possibilidade de os jogadores subirem ao time profissional.

O grande destaque

O principal jogador da campanha do Atlético-MG foi o atacante canhoto Guilherme Santos. Com 19 anos, foi o artilheiro do campeonato com 13 gols, além de maior assistente do torneio. Possui passagem pelo futebol profissional com um pequeno período no Coimbra, clube do interior mineiro. Guilherme já havia sido campeão da Taça BH em 2018 pelo Galo, torneio da categoria sub-17.

O futuro

Quando um time vence um torneio de base no Brasil, o que todos querem saber é se aqueles jogadores serão promovidos ao time profissional. No caso do Atlético-MG, a questão torna-se polêmica quando lembramos da política de aproveitamento de base do técnico Jorge Sampaoli, atual técnico do Galo e que deve permanecer para próxima temporada. Tanto no clube mineiro, quanto no Santos no ano passado, o treinador chileno muitas vezes acaba deixando a base de lado para utilizar um jogador de sua confiança, geralmente contrato por um valor elevado. Caberá aos dirigentes e demais profissionais do Atlético-MG buscarem um caminho para que esta geração campeã não seja descartada ou saia do clube para brilhar em outros rivais.

Texto de Equipe FootHub.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.