O Futsal sempre foi um grande parceiro tradicional do Futebol na América do Sul, com grande potencial de expansão pelo Mundo, ficando evidente que, se houver, em sua localidade ou na relação com um parceiro, um processo sério de implementação da prática simultânea entre o Futsal e o Futebol, independentemente do Modelo de Gestão escolhido, é possível que se alcance uma excelente captação, formação, transição para os jovens atletas de Futebol a médio e/ou longo prazo.
As pesquisas e estudos que realizei constataram que uma centena de ex-jogadores e jogadores de Futebol de sucesso, de classe mundial, em algum momento de seu desenvolvimento esportivo/formação, participaram ativamente de jogos e/ou treinamentos de Futsal em equipes, projetos, clubes espalhados pelo Brasil, sendo eles “Os Filhos do Futsal”.
Alguns grandes exemplos?
Bolas de Ouro Fifa: Kaká, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo.
Ex jogadores: Zico, Sócatres, Amoroso, Alex, Belletti, Djalminha, Denilson, Elano, Fernando Diniz, Juninho Paulista e Pernanbucano, Ricardinho, Robinho, Diego Ribas e outros.
Jogadores atuando: Bruno Guimaraes, Claudinho, Rodrygo Goes, Vinicius Junior, Emerson Palmieri, Marcelo, Neymar, Marquinhos, Richarlisson, Phelipe Coutiho, David Luiz, Ewerton Ribeiro, Gabigol, Felipe Luis, Arana, Ganso, Pedro, Renato Augusto e outros.
Abaixo segue o Quadro 01 com alguns ex-jogadores e jogadores de Futsal e Futebol com participações na Liga dos Campeões da UEFA fase de grupos e finais.
Abaixo segue o Quadro 02 com alguns ex-jogadores e jogadores de Futebol e Futsal com convocações para as Seleções nacionais de Base, Olímpica, Principal.
Repararam a qualidade técnica dos jogadores em todas as listagens apresentadas?
Coincidência ou fruto de uma rica vivência que contribui para o Futebol?
Como sempre digo, realmente precisamos estudar mais a relação Futsal + Futebol e não apenas lamentar o tempo que já perdemos não coletando no passado dados suficientes para evidenciar estas questões.
Leia “Futsal nos estatutos sociais dos clubes de futebol” de Rodrigo Neves
Felizmente, tenho percebido que nos últimos 10 anos o assunto vem se colocando naturalmente entre pesquisadores do esporte e profissionais que trabalham nas duas referidas modalidades. Hoje já é possível encontrar com facilidade dezenas de boas publicações no Brasil e Exterior detalhando a prática simultânea entre o Futsal e o Futebol.
Obviamente, não podemos prever o futuro, porém, o cenário está se modificando de forma gradual, nos levando a acreditar que cada vez mais Clubes de Futebol vão inserir o Futsal nas suas Categorias de Base como mais uma ferramenta contribuinte nos processos de formação.
Texto por Rodrigo Neves.