futsal
futsal

A transição do futsal para o futebol

Tema cada vez mais presente nos estudos e reflexões sobre a formação de atletas de futebol, o futsal surge como uma modalidade que muito contribui na evolução técnica e tática de jogadores que percorrem suas trajetórias nos gramados brasileiros.

Muitos craques brasileiros, a exemplo de Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Robinho, Ronaldo Nazário, Marcelo, Pedrinho, Ricardinho e Alex Souza, entre outros, saíram das quadras de futsal para o estrelato nos campos de futebol, compondo grandes elencos de clubes e seleções nacionais, conquistando títulos e elevando o futebol amarelinho a patamares mundialmente elevados!

Tantos outros jogadores de futebol formados no Brasil iniciaram jogando o esporte da bola pequena, em espaços reduzidos e aprimoraram competências que, talvez somente o futsal poderia colaborar.

Com inúmeras vantagens sobre o futebol, podemos elencar alguns aspectos e atributos que o atleta de futsal tem em vantagem: jogar em espaço reduzido, a participação maior nos treinos e jogos tendo maior contato com a bola, aprimoramento da visão periférica, melhora na tomada de decisão, melhora do raciocínio lógico nas propostas técnico-táticas e a competitividade.

Leia mais no site do FootHub:

Tomada de decisão e suas etapas, por Leonardo Monteiro.

A interação do sistema: as partes e o todo, por Mauro Maia do Los Futebólicos.

Daqui para frente, todo clube de futebol será uma escola, por Rodrigo Romano.

Os portugueses são os estudiosos que mais produzem estudos sobre o futsal, trazendo à luz do conhecimento científico tudo o que a experiência empírica proporciona. Desta forma, é possível ampliar as discussões e reflexões sobre toda a contribuição desta fantástica modalidade sob a formação dos jogadores de futebol.

Na mesma mão, cresce a produção brasileira sobre o tema. Muitos livros, artigo, monografias, dissertações e teses são de autoria de experts no futsal que, a partir de vasto e profundo conhecimento colaboram com os profissionais que buscam aprimoramento para o exercício da função de treinador de futsal e de futebol. Estudar, discutir, refletir e escutar os que estão na prática, complementando com os registros sistematizados, eleva cada vez mais os níveis de entendimento e aplicação das metodologias do treinamento destas duas modalidades que são a paixão nacional.

Marquinhos Xavier, treinador da Seleção Brasileira de Futsal desde 2017, com mais de quinze anos de experiência como treinador de futsal à frente de grandes equipes do cenário mundial, com vários títulos conquistados, é um deste profissionais estudiosos que registram e colaboram com a publicação de vários livros e investigações! Movido por esta inquietude, voltou-se a pesquisar quais são as contribuições que o futsal oferece para atletas que fazem a transição para o futebol!

Em suas investigações, Marquinhos Xavier ouviu entrevistou alguns atletas de futebol que iniciaram suas carreiras no futsal. Este movimento teve o objetivo de entender o que estes atletas sentiram de diferenças e contribuições mútua entre as duas modalidades. Alex Souza, Tcheco, Ricardinho, Fernando Diniz, Manoel Tobias, Ortiz, Falcão são alguns destes nomes. Estes futebolistas surpreenderam ao chamarem a atenção para dimensões até então despercebidas, que podem contribuir ou dificultar o processo de transição entre as modalidades!

Na perspectiva de contribuição do futsal para a formação de jogadores de futebol, muitos clubes como Corinthians, Fluminense, Vasco da Gama, entre outros, estão incluindo o futsal em seus planejamentos metodológicos e proporcionando uma linha de transição entre as modalidades com a finalidade de agregar valor aos jogadores de futebol! 

A expectativa é que cada vez mais surjam estudos sobre a transição do futsal para o futebol e que mais clubes passem a utilizar na prática atividades que possam contribuir para a evolução do futebol brasileiro!

Texto de Luciano Elias.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.