Um dos meus objetos de pesquisa é saber quais os clubes de futebol no Brasil têm em seus processos formativos a prática simultânea entre o futsal e o futebol de base (treinos e jogos oficiais).
Leia “Sustentação para a prática simultânea entre o futsal e o futebol” de Rodrigo Neves
Neste estudo não contabilizei os clubes que apenas fomentam a modalidade futsal de forma isolada, sem qualquer tipo de relação com o futebol, exemplos: São Paulo F.C., C.A. Juventus, Grêmio Osasco Audax, outros.
No passado, tenho o conhecimento que São Paulo F.C., Cruzeiro E.C., S.C. Internacional, Grêmio F.P.A, já utilizaram o futsal como auxílio na formação do jovem futebolista.
Por incrível que pareça, infelizmente ainda são poucos os clubes de futebol que adotam esta integração, porém, tenho visto uma interessante movimentação sobre o assunto nos últimos quatro anos.
Me perdoem se por falta de conhecimento não inseri algum clube na listagem a seguir. Estes são os clubes que hoje acreditam na fusão entre o futsal e o futebol:
- Santos F.C.
- Sport Club Corinthians Paulista
- S.E. Palmeiras
- F.C. SKA Brasil
- C.R. Flamengo
- Fluminense F.C.
- C.R. Vasco da Gama
- Botafogo F.R.
- C. Atlético Mineiro
- Contagem E.C.
- Club Athetico Paranaense
- Coiás E.C.
- Ceará S.C.
- E.C. Vitória
Geograficamente podemos notar que os clubes da região sudeste (10) estão em maioria, seguidos dos clubes do sul (01), centro oeste (01) e nordeste (02).
Cada um destes clubes têm o seu modelo definido ou em elaboração, não cabendo comparações entre ambos e muito menos cópia das metodologias, porque fatalmente não daria certo. É por isso acredito ser perfeitamente possível que qualquer clube de futebol faça o seu modelo ideal e único, de acordo a sua condição financeira, história, DNA, localização, projeto esportivo, e estrutura física e administrativa. O investimento vai depender de tudo isso, e as parcerias também são bem vindas caso o clube não consiga arcar com um determinado modelo.
Os gestores/executivos dos clubes, precisam entender que investir no futsal pode trazer excelentes benefícios futuros baseados em um bom programa de formação.
Em certos momentos parece-me que sempre temos que provar a validade e transferência do Futsal para o Futebol. É inegável a quantidade de jogadores brasileiros de “Classe Mundial” que são oriundos do Futsal e mesmo apesar disso, ainda esbarramos com desconfianças e a falta de conhecimento.
Precisamos estudar mais? Pesquisar mais? Sim, entretanto, penso que as pessoas que trabalham com o futebol no Brasil deveriam ser um pouco mais corporativistas com o nosso produto. O profissional de futebol europeu “briga” pelas suas convicções metodológicas, e nós por aqui adoramos exportar muitas coisas de lá, o que não acontece com tanta facilidade quando tentamos implementar o futsal na europa ou em outros continentes pelo mundo.
Para finalizar, apenas com uma curiosidade interessante, apesar das dificuldades outros países e equipes no exterior já estão buscando entender melhor estes processos e inserindo o futsal em sua grade metodológica, como é o caso da Federação Francesa Futebol, Juventus F.C., A.F.C. Ajax, Orlando City S.C., e outros.
Na Espanha e Portugal, o futsal faz parte da grade escolar das crianças há muitos anos, sendo muito praticado, porém, nos clubes de futebol a realidade ainda é bem distante, e praticamente não se tem relatos que exista integração entre as duas modalidades.
Texto de Rodrigo Neves.