FootHub promove conteúdos da indústria do esporte em um dos principais eventos globais de inovação, tecnologia e empreendedorismo
O South Summit Brazil é um dos principais eventos globais de inovação, tecnologia e empreendedorismo. A partir da parceria institucional com o FootHub, o evento trouxe pela primeira vez conteúdos ligados ao Futebol, falando sobre tendências do mercado de inovação, SAFs e o relacionamento com torcedores.
Entre os speakers, estiveram presentes Fernando Carvalho, professor e especialista em gestão esportiva, Débora Saldanha, head de inovação do Atlético-MG, Marcos Motta, advogado desportivo, Alexandre Mattos, CEO de negócios do Athletico Paranaense, e Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras.
O curso “Jogo da Inovação” é um curso introdutório de inovação e tecnologia do FootHub, voltado para quem está no mercado do esporte aprender sobre o tema, além daqueles que atuam com inovação conhecerem sobre o universo esportivo.
Você irá aprender sobre conceitos, práticas e estrutura de inovação dentro e fora do futebol, os comportamentos atuais da indústria do esporte e uma análise de tendências e oportunidades para os próximos anos, com um time de especialistas no assunto.
Ao final, estará disponível o certificado de conclusão do curso para você compartilhar nas redes sociais.
O FootHub e a inovação no esporte
A inovação sempre foi um dos pilares do FootHub, ao lado de educação e conexão. Acreditamos que é preciso buscar formas diferentes para solucionar os problemas do futebol brasileiro, e nossas ações, sejam conteúdos, cursos ou experiências contam sempre com momentos que incentivam este tipo de pensamento.
Por conta disso, anunciamos no começo de 2023 nosso papel de parceiros institucionais do South Summit Brazil, realizado em Porto Alegre nos dias 29, 30 e 31 de março.
Inovação a serviço do futebol
Foram promovidas pelo FootHub duas palestras, ambas no segundo dia de evento. Na primeira delas, Alexandre Mattos, Cícero Souza e Débora Saldanha participaram do painel “Inovação a serviço do futebol”, onde foi debatido sobre o papel da inovação na estrutura de um clube de futebol. Segundo os speakers, processos e tecnologias devem ser utilizados para melhorias tanto da performance dentro de campo, quanto para ações fora dele, como a relação com torcedores e as transmissões das partidas.
SAFs e as novas realidades na indústria do futebol
No segundo conteúdo, Fernando Carvalho e Marcos Motta abordaram as principais consequências da lei que possibilitou a criação das Sociedades Anônimas do Futebol no Brasil. O ex-presidente do Internacional destacou no início do painel que, seja no modelo SAF ou como clube associativo, o objetivo de uma instituição deve ser se tornar perene e competitiva. Segundo Marcos Motta, “SAF é meio”, ou seja, o novo modelo não irá resolver os problemas de nenhum clube, mas pode ser uma forma de atingir o objetivo mencionado por Fernando.
O evento ainda possibilitou que profissionais do esporte convidados pelo FootHub tivessem contato com todo o ecossistema de inovação, interagindo com startups, empreendedores e outras instituições presentes no evento. Entendemos que conteúdos como esse devem ocorrer cada vez mais, aproximando o esporte do mercado de inovação e contribuindo para sua evolução.