biblioteca
biblioteca

Biblioteca Ruy Carlos Ostermann #9 – Os livros de Alexandre Mattos

Esta semana demos início ao curso Executivo de Futebol, parceria do Fernando Carvalho com o FootHub. A primeira aula teve como professor convidado o diretor de futebol Alexandre Mattos. E hoje, nossa Biblioteca Ruy Carlos Ostermann tem indicações do profissional. 

Alexandre Mattos nasceu na década de 1970, em Belo Horizonte, e começou a carreira no América Mineiro, em 2005. Na época, o clube estava na Série C e conquistou a elite do futebol brasileiro em cinco anos.

Em 2012, foi contratado pelo Cruzeiro e foi um dos responsáveis por grandes transformações dentro do clube, atraindo investimentos e parcerias que possibilitaram a formação de um elenco competente. O resultado veio com os títulos do Campeonato Mineiro de 2014 e Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014.

Os títulos e bons resultados da sua gestão o tornaram um dos dirigentes mais cobiçados do país e alvo de especulações. E lhe rendeu quatro prêmios de Melhor Diretor Executivo de Futebol pela CONAFUT, nos anos 2013, 2014, 2015 e 2016. 

No Palmeiras, a partir de 2015, fez uma enorme reformulação no elenco e na infraestrutura física do clube. Naquele ano, conquistou a Copa do Brasil e foi vice-campeão paulista. Já em 2016, o time foi campeão brasileiro, feito que repetiu em 2018. 

Com 15 anos de experiência, Alexandre Mattos tornou-se uma referência sobre gestão de clubes de futebol e hoje indica alguns livros que contribuíram para a sua formação.

Confira agora os livros do Alexandre Mattos:

A Bola não entra por acaso, Ferran Soriano

Fala, Mattos! Indico esse livro, sem dúvidas, porque foi uma literatura importante em uma epoca e que guiou muita gente, inclusive eu. Principalmente a ideia de buscar a gestão dos clubes, buscar o sucesso do projeto baseado em gestão. Acredito que mobilizou muitos jovens.

Onze Anéis, Phil Jackson

Fala, Mattos! Esse livro mostra bastante o ambiente do dia a dia, como formar um grupo e a gestão de pessoas acima de tudo.

Tudo Começa com um Sonho, Alexandre Mattos 

Fala, Mattos! É claro que eu vou puxar pro meu né (risos). Nesse livro eu faço um relato da minha carreira; como eu comecei, o que é algo que me perguntam sempre “ah, como começar? o que eu tenho que fazer?”. Tem uma série de bastidores de contratações, de títulos, bem legais. E por fim falo sobre gestão no futebol, faço até um comparativo do futebol com o mundo corporativo.

Texto de Júlia Vargas.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.