biblioteca
biblioteca

Biblioteca Ruy Carlos Ostermann #22 – os livros das nossas parceiras

O futebol é um esporte coletivo. São sempre 11 jogadores dentro de campo e, como vimos muito no caso do Messi na Seleção Argentina, uma estrela sozinha não pode fazer milagre. O FootHub também é assim: cheio de parceiros que produzem para crescer junto. E hoje, as dicas de livros da nossa biblioteca são de três colaboradoras. 

Débora Saldanha é consultora de inovação do Grêmio, tricolor de Porto Alegre, e especialista em marketing digital. Apaixonada por futebol desde sempre, ela tem um objetivo que casa muito com o nosso: melhorar o ambiente e desenvolver o futebol através da tecnologia. 

Luiza Soares é advogada, formada em direito pela PUCRS com bolsa integral no Programa Universidade para Todos. Durante a faculdade, ela foi estagiária da área específica da Justiça do Torcedor do Ministério Público e atuou como assistente jurídica do Sport Club Internacional. Hoje, com um escritório próprio, Luiza trabalha e luta para que a legislação esportiva seja cumprida por jogadores, federações e clubes. 

Raíssa Jacob é formada em educação física e pós graduanda em treinamento desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e hoje atua na preparação física da equipe feminina do Fluminense. Acredita que a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento do esporte, tendo no FootHub um espaço para ampliar esse discurso.

Confira as dicas das nossas parceiras! 

Futbol: el juego infinito, de Jorge Valdano

Fala, Débora! O livro trata do futebol como uma força motora de emoção, espetáculo, negócio, e ainda, do próprio jogo, seus modos de jogar e o impacto disso perante à torcida e tudo que envolve. 

Valdano fala de muitas lendas do futebol mundial, inclusive de Garrincha, cujas palavras definem como “um personagem simbólico, que representa el fútbol”. Ele comenta como estes atletas escrevem a história do futebol.  e menciona “talvez não exista nenhum outro nome que tenha somado mais ao futebol que Johan Cruyff”. 

Mas a grande lição que fica é sobre sua visão do que compõe o futebol: memória, emoção e sonhos. E que por isso se trata de uma paixão e negócio infinito, por ser passado, presente e futuro.

Fechado por motivo de Futebol, de Eduardo Galeano

Fala, Luiza! Sou fã incondicional do Galeano, e a minha indicação é porque, ademais do Futebol ao Sol e à Sombra, esse é um clássico que fala do futebol exatamente como eu o vejo, com história, antropologia, sociologia… Tudo no ritmo inconfundível e inigualável do genio Galeano. Pra mim esse é o Veias Abertas da América Latina aplicado ao maior esporte do continente. Leitura básica para todo mundo que gosta de futebol.

Equipes Brilhantes: Como criar grupos fortes e motivados, do Daniel Coyle.

Fala, Raíssa! Construir segurança, compartilhar vulnerabilidades e estabelecer propósito são ações determinantes em grupos de sucesso. Neste livro, Coyle apresenta caminhos, através de estudos de caso em grandes organizações, para criar organizações bem sucedidas com respaldo das ciências sociais. 

Todo profissional que trabalha em grandes organizações mas também em pequenas irá sem dúvidas usufruir dos ensinamentos e dicas que são trazidas em cada página desse livro.

Texto de Júlia Vargas.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.