aprender com ferramentas do futebol
aprender com ferramentas do futebol

Gestão de Aprendizagem: as portas se abrem para quem quer aprender

Aprender é ser capaz de ter novos comportamentos. Fazer o simples, que nem sempre é fácil, e aplicar, treinar, desaprender, reaprender. Essa capacidade de se reinventar para crescer é a inovação em gestão de forma prática.

Aprender é o primeiro passo para novos resultados.

O passado pode ter sido de sucesso e de muitos resultados. Mas ele por si só não traz nenhuma garantia de sucesso para o futuro. Para tal, é necessário desenvolvimento constante, com cultura de inovação e adaptabilidade nos cenários que se desenharão ao longo da jornada.

É necessário antecipar mudanças e alterações disruptivas de mercado, afinal permanecer no caminho de estagnação traz consequências ruins. Além claro, de estar aberto a sempre aprender e se qualificar cada vez mais, junto com a compreensão de que mudanças fazem parte do processo de crescimento e o aprender e adaptar é o único caminho.

Identificar os sinais que o mercado dá sobre novos conceitos e se preparar antecipadamente para sobreviver bem em novas circunstâncias deve ser prioridade em qualquer gestão, sobretudo nesta era da extraordinária rapidez trazida pela transformação digital.

A capacidade de aprender é a qualidade mais importante que um líder pode ter. E quem entende a necessidade de dar oportunidade para os colaboradores aprenderem, crescerem e desenvolverem suas habilidades terá pessoas de sucesso e consequentemente, terá uma empresa de sucesso.

Com certeza implementar a Gestão de Aprendizagem na cultura da empresa será um diferencial no mercado.

Leia mais no site do FootHub

Passaporte define competência?, por Leonardo Monteiro.

A Gestão de Alta Performance do Futebol no Meio Corporativo, por Gisele Kumpel.

Daqui para frente, todo clube de futebol será uma escola, por Rodrigo Romano.

E quais são as soft skills da Gestão da Aprendizagem?

Soft skills são as competências sociais e emocionais que as pessoas adquirem ao longo das experiências pessoas e profissionais em relação aos outros indivíduos.

É importante frisar que não é uma única habilidade ou talento que vai trazer essas competências. São várias aptidões combinadas e conquistadas que fazem as pessoas se destacarem em áreas que querem se desenvolver.

O FootHub For Company identifica como essenciais algumas habilidades para ter uma Gestão de Aprendizagem consistente e com resultados eficazes, que todo o líder e colaborador devem desenvolver:

  • Adaptabilidade
  • Pensamento crítico e inovação
  • Criatividade
  • Aprendizagem ativa e formação contínua
  • Tomada de decisão
  • Negociação em todas as esferas
  • Persuasão e resolução de problemas.

É claro que o aprendizado é extenso, e passa por uma trilha de ensinamentos que, quando realizados de forma sistêmica, traz mudanças e mais produtividade de forma geral.

Não tem como aprender e aplicar na prática os conceitos sem passar por processos dentro da corporação. E este processo exige demanda de tempo, organização de métodos e muito treinamento. Treinar para executar com mais excelência no dia a dia. A compreensão acerca do aprendizado é o que poderíamos chamar de entender como se joga o jogo na gestão de pessoas.

O que o Futebol nos ensina sobre aprender constantemente

Nada melhor do que o futebol para mostrar na prática que o sucesso de uma equipe no passado não é carimbo para sucesso no presente ou futuro. Uma equipe por mais vencedora que tenha sido, se não tiver novos processos de aprendizagem, novos conceitos validados na prática no campo ou na gestão, pode rapidamente cair de produtividade e ver seus resultados mudarem drasticamente.

Estratégias quando usadas de forma pensada na realidade do time e clube, faz ele se manter no topo por muito mais tempo. Um gestor que faz uma venda ou uma contratação pensada, para determinada posição terá mais chance de sucesso do que aquele que aproveita uma oportunidade de venda sem ter pensado numa reposição anteriormente.

E no caso de não haver mudanças estratégicas de pessoas no time, o treinador terá que se reinventar para criar novos métodos dentro de campo para poder surpreender os adversários com nova forma de jogar ou novos esquemas táticos, ou seja, não temo se reinventar se não houver busca constante de aprendizado.

O FootHub For Company está aqui para te ajudar nesse processo de aprendizagem. Precisa de um projeto de desenvolvimento de equipe, times, liderança e gestão? Entre em contato com a gente, que teremos prazer em te apresentar como as ferramentas do futebol te ajudam a ter inovação e novos aprendizados no meio corporativo.

Texto de Gisele Kumpel.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.