Eurocopa 2024
Eurocopa 2024

Eurocopa 2024: resumo da última rodada da fase de grupos

Foto: ANP

Grupo A Eurocopa 2024

Suíça 1×1 Alemanha

Alex Grimm/Getty Images

Suíça e Alemanha se enfrentaram em busca do primeiro lugar do grupo. Com 2 vitórias e 6 pontos conquistados, bastava um empate para os alemães confirmar a liderança do grupo. Para os suíços, com 4 pontos ganhos até então, só a vitória importava para chegar a liderança. E eles estiveram a poucos minutos de conseguir tal feito e desbancar os donos da casa. O jogo já se encontrava nos acréscimos quando o cruzamento pela esquerda de David Raum encontrou a cabeça de Niclas Fullkrug, que marcou.

Apesar da frustração pelo gol sofrido nos minutos finais, a Suíça sai da fase de grupos com uma imagem positiva, mostrando que pode ser um adversário indigesto nas oitavas de final, assim como foi para a França na última edição. Pelo lado da Alemanha, mesmo com o susto da última rodada, o saldo também foi positivo, sendo uma das equipes que melhor desempenharam durante a fase de grupos e se colocando como uma das favoritas para o restante da competição.

Escócia 0x1 Hungria

Foto: AFP

A Escócia chegou a última rodada com 1 ponto somado, enquanto a Hungria chegou zerada. O cenário indicava a urgência pelo resultado positivo, já que apenas a vitória mantinha vivo o sonho da classificação para ambas as equipes. No primeiro tempo, pouca inspiração e uma desastrosa igualdade no placar, que mandava escoceses e húngaros para casa, juntos.

No segundo tempo, a Escócia teve mais a bola em seus pés, mas não soube muito bem o que fazer com ela. A Hungria, mesmo sem fazer um jogo de brilhar os olhos, mostrava-se entender mais a necessidade do gol. O empate se arrastou por um longo período, até que a placa assinalando um acréscimo de 10 minutos subiu na beira do gramado. De repetente, a partida se transformou em uma daquelas lutas de boxe, onde os dois boxeadores, esgotados, batalham para ficar em pé. Golpes da Hungria. Golpes da Escócia… mas foram os húngaros que derrubaram seu adversário e se mantiveram em pé.

O gol de Kevin Csoboth saiu beirando os 10 minutos de acréscimo, levando a loucura todos os húngaros presentes na MHPArena, em Stuttgart. Infelizmente, para a Hungria, o gol não foi suficiente para garantir a classificação (o que só se soube no último dia da fase de grupos). Mesmo assim, é impossível dizer que o gol não serviu de nada. Basta olhar a reação de torcedores, jogadores e comissão técnica que, por alguns dias, permitiram-se sonhar.

Grupo B Eurocopa 2024

Albânia 0x1 Espanha

Foto: INA FASSBENDER/AFP

Já classificada e garantida na primeira colocação, a Espanha aproveitou a oportunidade de rodar o time, colocando os reservas em campo. Para a Albânia, só a vitória importava para seguir sonhando com classificação. Porém, o contexto não impediu que os espanhóis tomassem as rédeas da partida.

Com gol de Ferran Torres logo aos 13 minutos, os espanhóis tornaram as pretensões albanesas ainda mais difíceis. Confirmando as impressões deixadas nas duas primeiras rodadas, a Espanha encerrou a fase de grupos como a melhor seleção do torneio, sendo a única a vencer seus três jogos e ir para as oitavas de final sem ter sofrido gols.

Já pelo lado da Albânia, apesar de somar apenas 1 ponto na competição, a imagem que fica é de uma equipe que se mostrou muito organizada, conseguindo competir com seleções de maior qualidade e bem mais consolidadas no cenário internacional.

Croácia 1×1 Itália

Foto: Alex Pantling/UEFA

Antes do apito inicial, a partida já trazia uma carga emocional por tudo que a envolvia. Uma reunião de jogadores de alto nível. Jogadores consolidados, com títulos, mas também jogadores em busca de seus lugares ao sol. Um empate garantia a Itália nas oitavas, enquanto só a vitória bastava para a Croácia. O primeiro tempo, talvez pelo peso da partida, mostrou-se de mais cautela e menos inspiração. Como um jogador de xadrez que avalia seu oponente e os próximos passos a seguir.

A segunda etapa, porém, se assemelhou mais a uma ópera. E quem melhor que a Itália para participar dela? Aos 54 minutos, Luka Modric encarava o goleiro Donnarumma enquanto a bola estava na marca do pênalti. O grande ídolo da geração de ouro dos croatas contra o goleiro que foi protagonista no último título dos italianos. Vitória italiana, mas curta.

Os italianos ainda estavam eufóricos com o pênalti defendido, e talvez a euforia tenha dado lugar a desatenção, que por sua vez se seguiu de frustração, quando o próprio Luka Modric pegou o rebote de mais uma grande defesa de Donnarumma e abriu o placar para a Croácia. Lançando-se ao ataque, a Itália teve suas chances (nada demais, diga-se). Mais uma vez, parecia que a aventura italiana estava fadada a morrer na praia. A Croácia chegou a sentir o cheiro das oitavas, mas foram os italianos que abraçaram a vaga.

No último ato da dramática ópera italiana, o zagueiro Ricardo Calafiori carregou a bola para o ataque, encontrando Mattia Zaccagni livre na entrada da área. Quando a bola encontrou a rede, os gritos de alegria e tristeza se misturaram em Leipzig. Ao apito final, italianos e croatas desabaram no gramado. Ambos choravam. Alguns de euforia, outros de decepção.

Grupo C Eurocopa 2024

Dinamarca 0x0 Sérvia

Com dois empates nos primeiros jogos, bastava um empate para a Dinamarca conseguir a classificação para as oitavas. No caso da Sérvia, com apenas um empate em dois jogos, só a vitória importava.

O jogo em si não reservou grandes emoções, o que se torna ainda mais decepcionante pelo fato de as duas equipes terem a disposição jogadores de qualidade. Nos momentos finais, a Sérvia esboçou um abafa, mas baseado mais na transpiração do que na inspiração, o que não se mostrou suficiente para modificar o placar.

Inglaterra 0x0 Eslovênia

Foto: Reuters

Se a Inglaterra não havia demonstrado o seu melhor nos primeiros jogos, jogando pelo empate mostrou ainda menos. Uma atuação que trouxe à tona os já conhecidos problemas da equipe inglesa: uma sofrível morosidade acompanhada de pouquíssima criatividade de seus vários ótimos jogadores. A Inglaterra chega as oitavas sem perder nenhum jogo, mas carregando consigo muitos questionamentos e pouquíssimas respostas.

Pelo lado da Eslovênia, o empate foi o suficiente para alcançar os 3 pontos e confirmar a classificação. Com o jogo não sendo dos melhores, a cena mais marcante da noite foi a linda festa dos eslovenos, onde jogadores e torcedores festejaram, juntos, a primeira classificação para as oitavas de final da história do país.

Grupo D Eurocopa 2024

França 1×1 Polônia

Foto: Franck Fife/AFP via Getty Images

A França chegou a última fase com 4 pontos somados e com boas chances de assegurar o primeiro lugar do grupo, uma vez que tinha pela frente uma Polônia já eliminada do torneio com antecedência. As duas equipes contaram com as voltas de seus principais jogadores ao time titular: Mbappé, na França, e Lewandowski, pela Polônia.

A França controlava o jogo e já merecia o resultado quando Mbappé, de pênalti, abriu o placar. O jogo parecia se desenhar para um final tranquilo, mas em uma das poucas escapadas da Polônia, a França cometeu um pênalti, dando a Lewandowski a chance de empatar o marcador. A França ainda tentou o gol da vitória, mas não estava em seus melhores dias. O empate rendeu o segundo lugar para os franceses, que ainda não alcançaram o já conhecido potencial que essa equipe tem.

Holanda 2×3 Áustria

Foto: John MacDougall/AFP

Tendo seleções do porte de França e Holanda no grupo, era natural que a Áustria passasse um pouco despercebida dos holofotes. Entretanto, dentro de campo os austríacos mostraram ser uma equipe extremamente regular e que joga um bom futebol. Com alguns nomes conhecidos das principais ligas europeias (sobretudo o treinador Ralf Rangnick), a Áustria chegou ao último jogo com 3 pontos, 1 atrás da Holanda.

Confirmando as boas impressões deixadas, a Áustria não se deixou intimidar e tentou, desde o primeiro momento, pôr seu jogo em prática. Com muita pressão sem a bola e velocidade quando a tinha, os austríacos foram uma equipe melhor e chegaram a vitória, conseguindo não apenas a classificação, mas a liderança do grupo, mandando a Holanda para a terceira posição.

Grupo E da Eurocopa

Ucrânia 0x0 Bélgica

Foto: Fabrice Cofrini/AFP

As quatro equipes do grupo chegaram empatadas com 4 pontos na última rodada. Todas poderiam ficar em primeiro, todas poderiam ficar em último. Com as duas partidas sendo realizadas no mesmo horário, a tensão dividia-se entre os dois jogos, onde um gol poderia mudar tudo.

Nesse jogo, o gol não saiu. E não foi por falta de oportunidade, para ambos os lados. Pelo critério de desempate (saldo de gols), a Ucrânia ficou na última colocação. Já nos minutos finais, os ucranianos perderam uma grande chance. A chance de se classificar e mandar a Bélgica para casa. Mas a chance foi desperdiçada e os ucranianos não conseguiram a classificação. No final, os torcedores aplaudiram e reconheceram o esforço dos jogadores, que tentaram, de alguma forma, amenizar o sofrimento de uma nação que vem sendo tão atormentada pelos horrores da guerra.

Eslováquia 1×1 Romênia

Foto: Javier Soriano/AFP

O jogo que pôs a frente duas boas surpresas da competição. Duas equipes que tiveram desempenhos muito bons do ponto de vista coletivo. Depois de um primeiro tempo movimentado, as equipes desceram para o vestiário empatando em 1×1.

Sabendo do resultado do outro jogo e tendo em mente que o empate colocaria ambas as equipes nas oitavas, o segundo tempo foi de maior cautela e menos riscos (não entenda isso com abdicar de jogar, pois não foi o caso). No fim, uma cena um tanto rara e curiosa, com os festejos de romenos e eslovacos depois do apito final. Bonitas festas das duas torcidas, que avançaram juntas para as oitavas de final.

Grupo F da Eurocopa

República Tcheca 1×2 Turquia

Foto: Meng Gao / Alamy Stock Photo

Depois de um bom primeiro jogo diante da Geórgia e uma derrota pesada contra Portugal, a Turquia dependia somente de si para se classificar. A República Tcheca, que vinha de empate contra a Geórgia e tinha perdido para Portugal, dependia de uma vitória para passar a Turquia na classificação.

Com um jogador expulso ainda no primeiro tempo, a República Tcheca viu a Turquia abrir o placar no início da segunda etapa, o que parecia representar o fim de sua participação. Entretanto, os tchecos conseguiram não apenas empatar, mas se estabelecer no campo de ataque, buscando o gol salvador. Porém, o golpe de misericórdia veio já nos acréscimos, quando a Turquia marcou o gol que os garantiu nas oitavas e encerrou de vez as pretensões tchecas.

Geórgia 2×0 Portugal

Foto: ANP

Por fim, a grande história da fase de grupos da Euro. Para se classificar, a Geórgia precisava vencer Portugal. Para uma equipe que estava estreando na competição e de qualidade inferior ao seu adversário, conseguir tal feito se configuraria praticamente em um milagre. E que bom que os milagres existem.

Já classificada e com primeiro lugar assegurado, Portugal aproveitou a oportunidade para dar descanso a quase todos os seus jogadores, mandando vários reservas a campo. Dos titulares, ‘‘apenas’’ Cristiano Ronaldo e o goleiro Diogo Costa. Aos georgianos, com força máxima, restou pensar ‘‘por que não?’’

Aos 90 segundos de jogo, Kvaratskhelia, a grande referência técnica da geração, mandou a bola para o gol. O gol cedo foi a confirmação que a Geórgia precisava de que o milagre já começara a acontecer.

Depois do gol, iniciou-se a resistência dos georgianos. Com uma aplicação total de seus jogadores, guiados pela força das arquibancadas, a Geórgia resistia e resistia aos ataques portugueses. E quando a bola chegava ao gol, parava nas mãos do goleiro Mamardashvili. Na medida em que o tempo passava, a Geórgia ficava mais perto da história. Resistir. Era tudo que precisavam.

No início da segunda etapa, a confirmação. Mikautadze encontrava-se em frente a Diogo Costa, com a bola na marca do pênalti entre os dois. Nos segundos entre a corrida do atacante e o momento em que a bola encontra a rede, o milagre aconteceu. Em sua primeira participação, a Geórgia está classificada para as oitavas de final, escrevendo uma das histórias mais bonitas dessa Euro. O dia em que os georgianos saborearam o doce sabor do impossível.

Jogos das oitavas da Eurocopa 2024

Suíça x Itália

Alemanha x Dinamarca

Inglaterra x Eslováquia

Espanha x Geórgia

França x Bélgica

Portugal x Eslovênia

Romênia x Holanda

Áustria x Turquia

Texto de Agildo Medeiros Neto

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.