Saiba como funciona o processo de logística do Galo e as funções que os profissionais desempenham nesse processo
Operação Aérea:
Nos últimos anos a equipe de futebol masculina profissional do Atlético Mineiro tem optado por fazer suas operações fora de casa com avião fretado, chegando para um lanche ou jantar e sempre no MD -1 (Um dia antes da data do jogo), salvo exceções como jogos da libertadores que a delegação chega 2 dias antes. O retorno da delegação preferencialmente é realizado logo após o jogo. Sempre que possível é utilizado o terminal privado para o embarque e desembarque da delegação, tendo assim uma maior privacidade e segurança para todos. O terminal privado é um local de embarque e desembarque segregado de outros passageiros, o qual somente a delegação e funcionários do aeroporto tem acesso.
As CIAS aéreas mais utilizadas são a GOL e AZUL, o processo de check in utilizado no clube em todas as categorias são os cartões de embarque impressos e sempre que possível os cartões de embarque digital.
Hospedagem:
O padrão dos hotéis utilizados são hotéis de 5 estrelas com divisão de quartos em quartos singles e twins. Sempre é solicitado espaços dedicados para nossa operação como: Sala de refeições; Sala de reunião; Sala de alongamento; Salão de apoio; Sala de rouparia; Quartos de fisioterapia, academia e piscina sempre que possível.
O nosso processo de check in no hotel é sempre realizado na primeira refeição com envelopes nominais com programação e roomlist. Temos uma delegação composta por 53 a 57 pessoas (PAX), sendo dessas 23 a 24 atletas e 30 a 34 Comissão Técnica/Staff.
Transporte e Compras:
Nossos veículos contratados normalmente são: 1 ônibus DD, 1 Van de carga, 1 Van de passageiros, 1 Carro (Doping). Temos que ter sempre atenção quanto aos acessos dos veículos já que em alguns lugares o ônibus DD não acessa, sendo assim necessário a utilização de um ônibus LD ou executivo. Todos os veículos utilizados nas operações devem conter águas e estar disponíveis 1h antes do horário previsto para saída e ligado.
Uma curiosidade seria para viagens que é necessário um logo deslocamento terrestre, vamos sempre com um ônibus backup. O ônibus backpu é um ônibus LD ou Executivo que acompanha o ônibus que a delegação está, este ônibus vai vazio e somente é utilizado quando ocorre algum problema com o ônibus principal.
As compras gerais que normalmente são feitas são: Itens de higienização, hidratação e gelo. Para um melhor entendimento da logística esportiva e identificação de diferenças vamos falar um pouco sobre uma operação de visitante nas categorias de base.
Como falado anteriormente as proporções para a base são menores, porém sempre buscamos dar o mesmo suporte. Uma primeira diferença é que não é feito uma equipe avançada para as categorias de base, mas sim um suporte remoto feito pelo responsável da logística no pré, durante e pós operação.
Os hotéis disponíveis para a base normalmente são hotéis de 3 a 4 estrelas e os quartos são divididos entre quartos singles, twins e triplos. Sempre que possível é tentando os espaços dedicados como é feito no profissional, porém só é utilizado os espaços dedicados caso não tenha custos adicionais.
O processo de check in é realizado no mesmo padrão do profissional, tendo os envelopes nominais, com a programação e roomlist impresso. Uma das principais diferenças está no tamanho da delegação em viagem, que nas categorias temos uma média de 32 pessoas na delegação, sendo 20 atletas e 12 comissão técnica.
Operação Aérea/Terrestre base:
Na operação aérea das categorias de base é utilizado os voos comerciais, chegando no MD -1 e retornando no MD +1 normalmente pela manhã. Como os voos são feitos normalmente junto a agência de viagem parceira da CBF temos uma flexibilidade um pouco menor já que as operações aéreas são somente para cidades com mais de 700km de distância do Centro de treinamento a Cidade do Galo.
Para as operações com menos de 700km é utilizado transporte terrestre, os ônibus utilizados em nossas operações são normalmente, ônibus leito seguindo os padrões já citados anteriormente, com água no veículo. As viagens terrestres normalmente são realizadas no MD -2 e retornando no MD logo após o jogo, o ônibus deve se apresentar sempre 2h antes do horário de partida na cidade do galo.
Na base também é utilizado o receptivo para compras gerais e transportes:
O veículo contratado extra ao que é fornecido pelas competições de base realizadas pela CBF é somente 1 Van de carga, já que o ônibus é fornecido pela Pallas. Já as compras gerais que normalmente são feitas são: Itens de hidratação, frutas e gelo.
Logística de contratação:
Como responsáveis pela logística, é importante entender também como é feito a logística de contratação, para isso é necessário entender o que foi acordado no contrato, se a contratação goza do benefício de passagem aérea de uma hospedagem, qual tipo de hospedagem essa contratação tem direito, se é uma hospedagem em hotel 5 estrelas, 4 estrelas e qual o tempo será necessário de hospedagem. Temos que entender e ter todas essas informações para alinhar com os fornecedores. Além claro dos deslocamentos que serão necessários realizar internamente como os exames.
Itens essenciais para um responsável de logística:
Neste tópico vamos começar falando de alguns equipamentos que não pode faltar para uma pessoa responsável pela logística e o primeiro item que não pode faltar é um celular com uma boa bateria e internet, já que com isso você consegue resolver boa parte ou até todos os seus problemas, é importante também um carregador portátil para utilizar em momentos que você não tem tempo ou um local para carregar sua bateria.
Uma régua de tomadas e um adaptador também poderão salvar sua vida em momentos de dificuldade, daria destaque até para o adaptador já que em diferentes países e até mesmo em diferentes hotéis no Brasil temos entradas diferentes para tomadas e por último, mas não menos importante seria um transmissor de canal esportivo para poder colocar os jogos em todos os lugares que forem sem restrições e atendendo aos desejos da delegação.
Todo responsável de logística tem que ter contatos imediatos e bons relacionamentos com órgãos de segurança pública, restaurantes e cias aéreas em aeroportos, receptivos, responsáveis de outros clubes, as pessoas responsáveis pelas operações nos estádios e os motoristas de suas operações. E para finalizar esses itens essenciais, devemos ter sempre dinheiro vivo e cartão corporativo para as emergências que vão aparecer em algumas operações.
Leia: Logística Desportiva: Como funciona esse processo nos clubes da Série A
De Estevão Fernandes
Termos utilizados na logística:
Para facilitar o entendimento do meio que estamos envolvidos vou deixar abaixo um glossário com termos que comumente vamos encontrar no nosso dia a dia:
HOTELARIA:
TARIFAS
•TARIFA BALCÃO: Diária fixada na recepção, sem desconto
•TARIFA MENSALISTA: Plano mensal de hospedagem
•TARIFA NET: tarifas não comissionadas para as agências
•TARIFA COMISSIONADA: tarifa já inclusa a comissão da agência
APTOS
•SGL (single): Quarto para uma só pessoa com uma cama de solteiro
•TWIN: Quarto destinado a duas pessoas com duas camas de solteiro
•DBL (double): Quarto destinado a duas pessoas com uma cama de casal
•JR SUÍTE: Categoria luxo, sendo superior as demais em todos os quesitos
REGIME
•A&B: Área responsável pela produção de preparações dos alimentos e bebidas
•ALL INCLUSIVE: Regime que inclui todas as refeições inclusas na diária
OCUPAÇÃO
•CHECK IN: Procedimento de chegada e registro do hóspede no hotel.
•CHECK OUT: Procedimento de saída do hóspede do hotel, fechamento da conta.
•DAY USE: Tarifa especial que contempla a utilização dos serviços por algumas horas
•EARLY CHECK IN: Entrada do hóspede antes do horário estabelecido pelo hotel
•LATE CHECK OUT: saída do hospede depois do horário previsto.
•NO SHOW: Não comparecimento do hóspede
•UPGRADE: Contempla o hóspede com um quarto de categoria superior
•UH: Unidade Hoteleira, cada quarto de um hotel
GERAL
•FNRH: Ficha Nacional de Registro de Hospedes – ficha obrigatória do hóspede.
•PAX: Indica passageiros ou hóspedes
•ROOM SERVICE: serviço de quarto.
•VOUCHER: comprovante dos serviços contratados.
•OVERBOOKING: quando a quantidade de reservas é superior a capacidade do hotel.
•CONCIERGE: funcionário treinado para informar os hóspedes qualquer dúvida
•ROOM LIST: lista de hóspedes com todos os dados necessários
AVIAÇÃO:
TIPO DE VOO
•COMERCIAL: Voo regular das companhias aéras
•FRETADO: Voo não regular contratado para serviço exclusivo
•DOMÉSTICO: Voo que tem origem e destino no mesmo país
•INTERNACIONAL: Voo com origem e destino em diferentes países
CATEGORIAS
•CLASSE ECONÔMICA: Mais simples e mais baratas disponíveis
•CLASSE EXECUTIVA: Classe intermediária com mais conforto e serviços
•PRIMEIRA CLASSE: Classe mais luxuosa e com melhores serviços e atendimento
PRINCIPAIS AERONAVES UTILIZADAS
•E195: Jato da Embraer com capacidade entre 120 e 150 passageiros.
•B737: Jato da Boing com capacidade entre 126 e 149 passageiros.
•A320: Jato da Airbus com capacidade entre 100 e 200 passageiros
•ATR: Aeronave bimotor de médio porte com capacidade até 72 passageiros.
AERONAVE
•BALANCEAMENTO: Verificação se carregamento está aceitável para o voo.
•ASSENTO CONFORTO: assentos especiais em um voo com maior conforto
•SERVIÇO DE BORDO: assistência (atendimento e refeições) prestadas no voo
AEROPORTO
•SLOT: vaga que permite o uso para pouso ou uma decolagem no horário determinado
•IATA: Sigla (três letras) usada para designar os aeroportos em todo o mundo (CNF)
•ALFABETO FONÉTICO: Sistema de símbolos para facilitar a compreensão universal
•IMIGRAÇÃO: processo de entrada de passageiros em determinado país
GERAL
•DINÂMICA: Alocação de preço conforme demanda de chamadas.
•OVERBOOKING: quantidade de reservas é superior a capacidade da aeronave
•EXCESSO DE BAGAGEM: cobrança extra quando o peso ultrapassa o limite
RECEPTIVO:
TIPOS DE VEÍCULOS
•ÔNIBUS LD (low-driver): cabine do motorista fica na parte mais baixa do ônibus
•ÔNIBUS DD: (double-decker): “dois andares” que oferece maior conforto
•VAN CARGO: veículo para transporte da carga
•CAMINHÃO BAÚ: caminhão com carroceria totalmente fechada para transporte
•PICAPE: veículos de passeio com espaço grande para carga
CLASSES DE VEÍCULOS
•ÔNIBUS CONVENCIONAL: é o mais básico e econômico (normalmente 42 PAX)
•ÔNIBUS EXECUTIVO: maior espaço entre os assentos e ar condicionado.
•ÔNIBUS SEMI-LEITO: as poltronas reclinam mais, maior espaço entre os assentos
•ÔNIBUS LEITO: poltronas mais anatômicas e com itens como manta e travesseiro
•ÔNIBUS LEITO TOTAL: camas individuais e serviço completo de borto
•CARRO CONVENCIONAL: carro hatch ou sedan, mas sem exigências de muito confrto
•CARRO EXECUTIVO: carros sedan com alto padrão de conforto
ARTICULAÇÃO/TRAÇÃO DE VEÍCULOS
•ÔNIBUS TOCO: apenas um eixo
•ÔNIBUS TRUCADO: dois eixos na traseira
•ÔNIBUS TRUCÃO: três eixos na traseira
•4X4: tração nas quatro rodas
GERAL
•FACILITADOR LOCAL: mesmo que receptivo / suporte na cidade de operação
•SUPRIMENTOS: itens de compra que solicitamos (ex.: água)
•PAX: passageiro
•TRANSFER: deslocamento de um veículo de um ponto a outro
•DISPOSIÇÃO: veículo/motorista fica a disposição do passageiro
•TKT: ticket aéreo do passageiro
•VOUCHER: emissão da hospedagem do PAX
•VIP: passageiro com atendimento diferenciado
FERRAMENTAS ÚTEIS
AÉREO
• KAYAK
• DECOLAR
HOSPEDAGEM
• BOOKING
• TRIVAGO
• DECOLAR
• AIRBNB
CARRO
CÂMBIO
TEMPERATURA
• ROME2RIO
GERAL
OUTRAS FERRAMENTAS
• TRELLO
• SLACK
Texto de Estevão Fernandes