Cássio Ramos é um dos maiores goleiros da história do Corinthians e do futebol brasileiro. Uma de suas principais características é defender pênaltis em momentos decisivos. Num espaço de poucos dias, três goleiros da base do alvinegro se inspiraram no ídolo e mostraram que estão aprendendo com o gigante.
Matheus Corrêa defendeu quatro pênaltis seguidos na disputa contra o Bragantino (Divulgação/Corinthians)
No dia 6 de outubro, o Corinthians visitou a Portuguesa, no Canindé, pelo Campeonato Paulista Sub-20. O Timãozinho precisava vencer para chegar na próxima rodada com chances de classificação. No último lance da partida, o árbitro assinalou pênalti para os mandantes. O panamenho Kadir bateu e o goleiro Kauê defendeu e garantiu a vitória por 0x1.
Após o jogo, ele falou sobre o lance e as inspirações profissionais: “A gente olha as cobranças de pênaltis que vamos enfrentar, vi que ele batia naquele canto e fiz minha parte. Me inspiro no Cássio e, além dele, gostava muito do Neuer e do Ederson também”.
No dia 21 de outubro, o Corinthians recebeu o Ibrachina, na Fazendinha, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paulista Sub-15. Na ida o confronto havia terminado 0x0. No primeiro tempo, o árbitro assinalou pênalti para os visitantes. O goleiro Rafael Juwer pegou. A partir dali, o Timãozinho cresceu no jogo, abriu o placar na segunda etapa e saiu classificado.
Depois da partida, o jovem comentou sobre a defesa e falou sobre um encontro com o ídolo Cássio: “Ele é gigante quando o assunto é pênalti. Já cheguei a conversar, nada muito aprofundado. Mas já vi e tirei foto com ele, claro é uma inspiração”.
Nesta terça-feira, dia 24, o Corinthians recebeu o Red Bull Bragantino, no Parque São Jorge, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paulista Sub-17. O Massa Bruta devolveu o 2×0 da partida de ida e a classificação foi para a disputa de penalidades máximas. O menino Matheus Corrêa defendeu quatro cobranças e garantiu mais uma final para os filhos do Terrão.
Depois do apito final, o goleiro que também joga pela Seleção Brasileira Sub-17, falou sobre as defesas e a vaga na final: “Fomos confiantes, treinamos bastante penalidade na semana de treinos. Graças à Deus deu tudo certo”.
Texto de José Gustavo Félix
Quer saber tudo sobre categorias de base? O FootHub abriu a turma 2 do curso Olhos para Base. Para saber mais, clique aqui!