estante de livros
estante de livros

Biblioteca Ruy Carlos Ostermann #13 – os livros de Juca Kfouri

Juca Kfouri é o nome pelo qual conhecemos José Carlos Amaral Kfouri, jornalista, sociólogo, escritor e grande apaixonado por literatura e cultura. Pai de 4 filhos e de 6 livros, este gênio da comunicação é o convidado da Biblioteca Ruy Carlos Ostermann de hoje.

Juca Kfouri formou-se em Ciências Sociais na USP no final dos anos 1960 e logo foi convidado para trabalhar no Departamento de Documentação (DEDOC) da Editora Abril. Do DEDOC, passou a chefe de reportagem da revista Placar, onde permaneceu até 1995 – entre idas e vindas. 

A frente da Placar, formou uma geração de jornalistas com um olhar social e transformador para o esporte. Sempre foi franco em suas opiniões políticas e contrárias à ditadura militar e do seu apreço pelo jornalismo sério e bem feito. O trabalho de Juca na revista priorizou o viés investigativo no esporte, coisa que havia sido feita por poucas vezes na história da imprensa esportiva brasileira, e que lhe rendeu prêmios e reconhecimento. 

Além de passagens pela Placar e pela Playboy na Editora Abril, Juca foi colunista do O Globo, da Folha de São Paulo e do Lance!, comentarista na Record e na TV Globo e teve um programa de entrevistas na ESPN, emissora em que seu filho André Kfouri é repórter atualmente. Desde 2005, tem um blog no UOL, em que segue escrevendo textos brilhantes sobre futebol. 

Para a nossa biblioteca, Juca indicou três títulos quase indispensáveis para quem é apaixonado por futebol. E deixou uma reclamação que sou obrigada a concordar: “Escolher só três livros é muito pouco!”. 

É verdade, Juca, escolher só três grandes obras é difícil demais. 

Confira os três títulos indicados por Juca Kfouri!


Veneno Remédio, José Miguel Wisnik e A dança dos deuses, Hilário Franco Junior
Fala, Juca! Ambos são dois tratados sociológicos, antropológicos, políticos, culturais, psicológicos… escolha a área que você quiser da atividade humana! Mas são dois mergulhos absolutamente magníficos sobre o que o futebol significa, do que o futebol representa no Brasil.


Como o futebol explica o mundo, Franklin Foer
Fala, Juca! São doze capítulos em que ele trata de aspectos diferentes sobre cada um dos países que o autor – o jornalista Franklin Foer – escolhe para tratar religião e futebol, preconceito e futebol, política e futebol, corrupção e futebol (que não por acaso é o capítulo destinado ao Brasil). É um livro brilhante!

Texto de Júlia Vargas.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.