estante de livros
estante de livros

Biblioteca Ruy Carlos Ostermann #13 – os livros de Juca Kfouri

Juca Kfouri é o nome pelo qual conhecemos José Carlos Amaral Kfouri, jornalista, sociólogo, escritor e grande apaixonado por literatura e cultura. Pai de 4 filhos e de 6 livros, este gênio da comunicação é o convidado da Biblioteca Ruy Carlos Ostermann de hoje.

Juca Kfouri formou-se em Ciências Sociais na USP no final dos anos 1960 e logo foi convidado para trabalhar no Departamento de Documentação (DEDOC) da Editora Abril. Do DEDOC, passou a chefe de reportagem da revista Placar, onde permaneceu até 1995 – entre idas e vindas. 

A frente da Placar, formou uma geração de jornalistas com um olhar social e transformador para o esporte. Sempre foi franco em suas opiniões políticas e contrárias à ditadura militar e do seu apreço pelo jornalismo sério e bem feito. O trabalho de Juca na revista priorizou o viés investigativo no esporte, coisa que havia sido feita por poucas vezes na história da imprensa esportiva brasileira, e que lhe rendeu prêmios e reconhecimento. 

Além de passagens pela Placar e pela Playboy na Editora Abril, Juca foi colunista do O Globo, da Folha de São Paulo e do Lance!, comentarista na Record e na TV Globo e teve um programa de entrevistas na ESPN, emissora em que seu filho André Kfouri é repórter atualmente. Desde 2005, tem um blog no UOL, em que segue escrevendo textos brilhantes sobre futebol. 

Para a nossa biblioteca, Juca indicou três títulos quase indispensáveis para quem é apaixonado por futebol. E deixou uma reclamação que sou obrigada a concordar: “Escolher só três livros é muito pouco!”. 

É verdade, Juca, escolher só três grandes obras é difícil demais. 

Confira os três títulos indicados por Juca Kfouri!


Veneno Remédio, José Miguel Wisnik e A dança dos deuses, Hilário Franco Junior
Fala, Juca! Ambos são dois tratados sociológicos, antropológicos, políticos, culturais, psicológicos… escolha a área que você quiser da atividade humana! Mas são dois mergulhos absolutamente magníficos sobre o que o futebol significa, do que o futebol representa no Brasil.


Como o futebol explica o mundo, Franklin Foer
Fala, Juca! São doze capítulos em que ele trata de aspectos diferentes sobre cada um dos países que o autor – o jornalista Franklin Foer – escolhe para tratar religião e futebol, preconceito e futebol, política e futebol, corrupção e futebol (que não por acaso é o capítulo destinado ao Brasil). É um livro brilhante!

Texto de Júlia Vargas.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.