Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o departamento de futebol de base do Figueirense Futebol Clube SAF promoveu o 1º Figueira Academy.
A Figueira Academy é uma iniciativa destinada a compartilhar informações sobre a rotina de trabalho das categorias do clube e estabelecer uma conexão mais próxima entre estudantes de Educação Física, entusiastas e profissionais do futebol com a filosofia de trabalho do clube.
A atividade aconteceu no memorial do Estádio Orlando Scarpelli com mesas temáticas, sorteios de brindes e lançamento do Livro: “O processo de formação esportiva em clubes de futebol” Organizado pelo professor Júlio Couto.
Mas este texto não tem como objetivo promover o evento, mas sim proporcionar reflexões sobre a relevância dessa ação, tanto para o clube quanto para os profissionais e treinadores em formação.
Leia: Eliminação e seleção no futebol de base: Sobre testes e “peneiras”
De Lucas Klein
A programação da Figueira Academy contou com quatro mesas temáticas:
Mesa 1: “Reestruturação das categorias de base pós pandemia” (Apresentada por Lucas Klein, coordenador das categorias de base), na qual foram destacados os principais projetos executados pelo clube nos anos de 2021 e 2022 no processo de retomada das atividades.
Mesa 2: “Case da categoria sub 17 em 2022” (Apresentada por Jhonatas Reis, treinador; Igor Santos, preparador físico; Caynã Bubols, preparador de goleiros), na qual foi detalhada a rotina de montagem e preparação da categoria para as competições de base daquele ano.
Mesa 3: “Análise de desempenho” (Apresentada por Bruno Gonçalo, coordenador de captação; Gabriel Farencena, analista), na qual foram apresentados modelos de análises individuais de atletas e equipes, além dos processos de detecção e seleção de talentos para o clube.
Mesa 4: “Gestão de equipes profissionais” (Apresentada por Paulo Baier, treinador da equipe principal), na qual ocorreu um bate-papo descontraído sobre métodos de trabalho, curiosidades sobre a carreira e outros temas com o atual treinador da equipe profissional do clube.
Destaco três aspectos essenciais resultantes dessa iniciativa:
Do ponto de vista do clube, essa ação se mostra importante ao aproximar a comunidade de profissionais do futebol, como professores de escolinhas e estudantes de Educação Física, que passam a compreender melhor o funcionamento das categorias de base. Eles podem se tornar, inclusive, potenciais captadores de talentos e parceiros no processo de formação.
Para o staff do próprio clube, o exercício de sistematizar o conhecimento e compartilhar os conteúdos trabalhados ao longo da temporada é uma valiosa oportunidade de reflexão e autoavaliação.
Por fim, para os inscritos no evento, além da ampliação da rede de relacionamentos com profissionais do clube e da oportunidade de realizar um período de estágio com vivência prática na rotina de um clube de futebol, existe também o fator de atualização dos conhecimentos específicos da formação, que podem ser aplicados em seu contexto de prática profissional.
Com este tipo de ação, o futebol só tem a ganhar!
Texto de Lucas Klein