Com uma assistência e um pênalti sofrido, o brasileiro começou com o pé direito no Al-Hilal
Neymar comemora com Malcom em estreia pelo Al-Hilal contra o Al-Riyadh — Foto: Ahmed Yosri/Reuters
Em dia de estreia do maior astro do futebol brasileiro no futebol saudita, o Al Hilal goleia a equipe Al Riyadh por 6-1, Neymar entrou aos 19 minutos do segundo tempo quando ainda o placar estava 2-0 para o Al Hilal, após a sua entrada em campo sua equipe se tornou mais ofensiva e o craque brasileiro mudou o jogo dando uma assistência e criando inúmeras chances de gol para sua equipe. O time comandado pelo português Jorge Jesus chega a sua 5 vitória em 6 jogos pela Saudi Pro League, a equipe continua invicta no campeonato nacional e na próxima rodada enfrenta a equipe Damac FC pela 7º rodada.
Com a grande atuação dos brasileiros Malcom que fez um gol e deu uma assistência e Michael que sofreu um pênalti quando o jogo ainda estava 0-0. O treinador português terá uma grande dúvida para quem irá iniciar a próxima partida, pois o craque saudita Salem Al-Dawsari marcou dois gols no duelo contra o Al-Rayadh e o artilheiro Mitrovic também teve boa atuação. Na última partida o mais chamou a atenção foi o volume de jogo imposto pelo Al Hilal que finalizou 31 vezes acertando 12 no alvo.
Neymar entrou na vaga de Michael, e com sua entrada, o “Mister” Jorge Jesus formou o ataque com Salem Al-Dawsari pela esquerda, Mitrovic como central e Malcom mais aberto pela direita, trazendo o astro brasileiro para jogar centralizado atuando com mais liberdade, semelhante a oque apresentou nos últimos jogos pela Seleção Brasileira comandado por Fernando Diniz. Este quarteto provavelmente deverá ser a equipe que iniciará o próximo jogo contra o Damac FC na próxima quinta-feira.
Vale ressaltar que o campeonato saudita é formado por 18 equipes e sendo 4 delas bancada pelo governo do país como uma ação de Projeto de Investimento e Privatização de Clubes Esportivos, os clubes são o Al Nassr, Al Hilal, Al Ahli e Al Ittihad, estes clubes somando são os maiores campeões da liga nacional ganhando 40 das 49 edições. O fundo de investimento saudita será dono 75% do capital das quatro novos clubes e assim tendo o papel de comandar as equipes, este mesmo grupo comanda o Newcastle da Inglaterra, clube que joga a premier league.
A Saudi Pro League conta com 27 jogadores brasileiros espalhados por 13 das 18 equipes que disputam a competição, estes números representam 20% de todos os estrangeiros que estão neste campeonato, que tem mais de 40 nacionalidades diferentes, este número é tão impressionante pois o país que vem após o Brasil é o Marrocos que conta com apenas 9 jogadores na liga. As equipe que contam com mais brasileiros são o Al-Ittihad e o Al-Tawooun com quatro jogadores.
O duelo mais aguardado desta edição será o encontro entra as lendas Neymar contra o Cristiano Ronaldo, esta partida entre Al-Nassr e Al-Hilal acontecerá na 11° rodada no dia 30/11/2023, em Riyadh. Este encontro será marcado por reunir grandes craques que brilharam em equipes da Europa sendo eles Sadio Mané, Cristiano Ronaldo, Brozovic, Laporte estes defendem a equipe do Al-Nassr já na equipe mais campeão deste torneio conta com as maiores concentrações do futebol saudita e são elas Malcom, Neymar, Mitrovic, Millenkovic-Savic e Koulibaly.
Texto de Leonardo De Albuquerque