O Executivo de Futebol é a profissão mais importante no departamento dos clubes e o FootHub apresenta manual para capacitar esse profissional com referências do mercado.
No mundo do futebol, o papel do executivo tem se destacado cada vez mais, tornando-se uma função protagonista nos departamentos de futebol, desempenhando um papel estratégico na gestão esportiva e administrativa. O executivo é responsável por planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas ao futebol dentro do clube, buscando alcançar os objetivos estabelecidos.
Uma das principais funções do executivo é a montagem do elenco, selecionando jogadores que se encaixem na cultura e estratégia do clube. Ele precisa identificar oportunidades de mercado, participar de negociações e garantir que as contratações sejam feitas de forma assertiva, buscando agregar qualidade ao elenco e potencializando os recursos disponíveis. Para isso, é necessário que saiba negociar contratos, estabelecer cláusulas e garantir que todas as questões legais sejam respeitadas.
Outro aspecto importante é a gestão financeira. O executivo deve ter habilidades para gerir o orçamento do clube, controlar gastos, negociar contratos de patrocínio e buscar alternativas de receita.
O manual começa com a ambientação do executivo no clube. É essencial que ele conheça a cultura da instituição, onde se situa e o que representa no mercado. Ele deve estar familiarizado com o número de associados e torcedores, além de compreender o orçamento do clube e sua ambição.
O executivo de futebol precisa ter um pouco de conhecimento em todas as áreas dos profissionais do clube, como preparação física, de tática, conhecer contrato, legislação, relações de trabalho, fisioterapia, medicina. A partir disso, ele tem a função de montar uma comissão multidisciplinar, com profissionais dessas áreas, que serão responsáveis por dar suporte para que ele possa desenvolver a sua atividade.
Uma competência que o Executivo precisa dominar é a de negociação, pois a contratação de jogadores e treinadores é o carro chefe de suas atividades. Entrando neste assunto da contratação um treinador, é fundamental que ele saiba avaliar o perfil do técnico, se é propositivo ou reativo, se trabalha em conjunto com a comissão técnica ou gosta de receber a chave do vestiário, se tem habilidades para lidar com o grupo de jogadores, presidente e membros do clube.
Já para contratar um jogador, precisa saber analisar a performance dos atletas, ter métricas de avaliação e evolução, tem que estar atualizado em relação a regulamentos de competições, condições contratuais, condições financeiras do clube, indicadores de desempenho. Ou seja, é uma gama de conhecimentos que esse profissional deve ter.
Em seu curso, o FootHub traz os melhores profissionais da área para te ensinar tudo isso e muito mais no curso Executivo de Futebol, como Fernando Carvalho (Consultor de gestão no futebol e ex-presidente do Internacional), Alexandre Mattos (CEO do Cruzeiro SAF), Rui Costa (Executivo de Futebol do São Paulo), Fárnei Coelho (Executivo de Futebol do Ypiranga), Diego Mello (Vice-Diretor das Categorias de Base do Botafogo), Pedro Costa (Gerente Esportivo), entre outros.
Inscreva-se já no curso Executivo de Futebol! Qualquer dúvida entre em contato aqui!
Texto de Willian Sanmartin