Dando sequência à discussão dos conceitos relacionados à organização e montagem de uma equipe, após intentar, no último texto escrito por mim, intitulado de “O que é Modelo de Jogo?” e disponibilizado nesta coluna semanal, definir o significado de modelo de jogo, faz-se necessário, com o objetivo de aprofundar mais ainda o debate, trazer ao conhecimento de todos a definição de sistema de jogo.
Logo de início, no intuito de aclarar o entendimento dos amantes do futebol que estão lendo esse texto, importa dizer que o sistema de jogo está inserido no âmbito do modelo de jogo, tratando-se da parte mais visível deste e, por isso, significando a forma como uma equipe se apresenta em determinada partida.
Muito embora o modelo de jogo não seja de fácil identificação por parte de um observador de uma única partida, dada a sua complexidade e quantidade de elementos envolvidos na sua composição, não se pode dizer o mesmo do sistema de jogo, o qual, diante de análise minuciosa, apresenta-se com maior nitidez.
No livro intitulado de “Pep Guardiola: A Evolução”, escrito por Martín Perarnau, o Sistema, também denominado como Módulo de Jogo, é descrito como a distribuição espacial dos jogadores no campo e em cada momento específico da partida, abrangendo, portanto, diversas fases do jogo.
Percebe-se, portanto, que o dito sistema de jogo abarca o posicionamento dos atletas de uma equipe no momento inicial do jogo, servindo, assim, como forte referência às variações de módulo ocorridas nos demais momentos da partida.
Saliente-se, até para fins de aprofundamento do debate, que o Sistema de Jogo não pode ser encarado como um elemento estático, pois uma equipe, no contexto do futebol moderno, adota variações estruturais e funcionais nas diferentes fases do jogo, quais sejam os momentos de organização defensiva e ofensiva, assim como de transição defensiva ou ofensiva.
Vale dizer, com esteio no conceito acima delineado, que o sistema de jogo é formado por duas vertentes complementares, conforme se depreende na imagem acima ilustrada, quais sejam a organização estrutural ou estrutura de jogo e a organização funcional.
A organização estrutural diz respeito ao desenho adotado pela equipe nas suas apresentações, a exemplo das formações em 1–4–4–2, 1–4–3–3, 1–4–1–4–1 e tantas outras que podem ser utilizadas.
Pontue-se, tão somente para esclarecer, que sempre é preferível mencionar as formatações táticas com a inserção do Goleiro numa primeira linha, haja vista que, atualmente, trata-se de figura influente e integrante do sistema de jogo, sendo, por vezes, responsável por coberturas, saída de bola, orientação dos demais jogadores e até participações efetivas na circulação da bola. A organização funcional, por sua vez, diz respeito à forma como a equipe desenvolve e manifesta a sua estrutura tática, constituindo-se, portanto, no somatório das funções táticas exercidas por cada atleta da equipe no contexto do jogo.
Apenas com o fim de esclarecer o entendimento do leitor do presente texto, tomando como base as definições aventadas e levando em consideração o exemplo contido na segunda imagem acima exposta, é possível que duas equipes tenham a mesma estrutura de jogo e a manifestação da mesma se ocorra de forma completamente diversa devido a função que cada jogador desempenha em campo, ou seja, dois atacantes de equipes diversas, as quais apresentam formatação estrutural equivalente, podem ocupar a mesma faixa de campo em seus respectivos times e, ao mesmo tempo, exercerem funções distintas, sendo um deles um falso nove de alta movimentação e o outro um centroavante fixo.
Visando reforçar mais ainda o exemplo demonstrado na segunda imagem acima postada, cumpre asseverar que é totalmente cabível a existência de duas equipes que adotem a mesma estrutura, mas tenham laterais responsáveis por exercer funções diferentes no momento do jogo. Diante da fundamentação construída até o presente momento, resta inequívoco que duas equipes podem utilizar estrutura de jogo similar e, mesmo assim, atuar de forma distinta, pois mais importante do que a organização estrutural é a dinâmica manifestada através da estrutura, elementos que se completam e ensejam a formação do sistema de jogo.
Texto de Mauro Maia, de Los Futebólicos.