laterais do futebol
laterais do futebol

Os laterais e as diversas funções do jogo

Um dos momentos mais importantes da vida profissional da grande maioria das pessoas é a confecção de um currículo que o evidencie em relação aos demais. Neste sentido, é importante destacar aquilo que o caracteriza, pontuando as atribuições que já foram ou que poderão ser cumpridas a partir das suas particularidades.

No mundo do futebol não é diferente, porém por muito tempo acostumou-se a pensar nesta relação do ponto de vista das posições – ou cargos, se mantida a comparação com o mercado de trabalho – em detrimento das funções que cada situação demandaria.

Neste sentido, é importante salientar a diversidade de possibilidades que as posições podem oferecer levando em conta a filosofia e por conseguinte o modelo de jogo estabelecido pelo treinador à sua equipe.

Siga o Los Futebólicos em suas redes!

Tomemos como exemplo neste escrito uma classe cada vez mais notabilizada dentro do futebol atual, os laterais. O estereótipo no qual todos eles tinham que buscar a linha de fundo quase sempre com a intenção de cruzar vem se desfazendo justamente pelas diferentes necessidades que os times apresentaram com o tempo.

Trazendo para a prática, se tornou comum observar equipes utilizando um dos seus laterais como uma espécie de terceiro zagueiro em momentos de construção de ataque, visando gerar superioridade na saída de bola e ao mesmo tempo se proteger com mais um jogador atrás da linha em que o portador se situa, no caso de a posse ser interrompida. 

Tão frequente quanto é notar que em determinadas equipes o lateral se movimenta de maneira semelhante ao cavalo, peça de grande importância no xadrez. Partindo da sua posição natural na primeira linha de construção, o jogador se coloca em posições mais centrais, quase como um volante, ajudando na circulação da bola e possibilitando ao ponta o espaço na amplitude, buscando gerar o 1×1.

Um exemplo claro de jogador que se sai muito bem nas duas funções supracitadas é Filipe Luis, por sua capacidade de leitura dos espaços e encontrar jogadores livres com passes mais longos pelo chão. Além dele, pode-se destacar Fagner, que já proporcionou diferentes situações para as suas equipes, devido à sua adaptabilidade.

De forma oposta, também se faz necessário pontuar que há, em diferentes situações, a utilização dos laterais pelos lados do campo, seja posicionado na linha de ataque ou mesmo chegando ao espaço vindo de zonas mais recuadas. Ou seja, a ideia do lateral chegando ao fundo e sendo protagonista em cruzamentos permanece noutros cenários.

A ideia é justamente demonstrar a pluralidade de funções que cada posição, neste caso os laterais, podem desenvolver. Tudo isso vai depender das necessidades e dos conceitos de jogo que o treinador tem como preferência dentro do sistema e de forma mais complexa, no modelo de jogo.

Texto de Pedro Heitor do Los Futebólicos.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.