Foto: Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
Dando continuidade as nossas análises de Níveis de Aproveitamento Contínuo das seleções da Eurocopa 2024, vamos falar de Grupo D e E.
Por um lado, temos o grupo mais diversificado da competição, e outro que, juntamente com o grupo A, contem apenas curvas AC decrescentes depois do ciclo mundial Catar 2022.
Grupo D – Eurocopa 2024
Esse grupo que tem as curvas mais diversificadas da Eurocopa 2024!
É só olhar para o gráfico que você há de concordar comigo. Em níveis de percentuais AC e comportamentos, existem duas crescentes (França e Polônia), uma constante (Holanda) e uma decrescente (Áustria).
A França e Polônia apostando de forma significativa nos elencos da Copa do Mundo do Catar 2022. Mostrando que acreditam em seus elencos! Já a Holanda de Ronald Koeman e comissão, a curva se manteve constante, chegando a um AC de quase 60%.
Já a equipe austríaca, reduziu em quase pela metade seu elenco referente a seu último compromisso das eliminatórias da Eurocopa 2024. Uma redução bastante drástica.
Figura 1: Curva AC – Grupo D – Eurocopa 2024 (Fonte: LMA Gestão em Processos)
Analisando de forma singular esta edição europeia (figura 2), um fato bastante curioso: a França com um dos maiores AC da competição, apenas atrás de Croácia e Portugal, tem uma das menores médias de idade, ficando um pouco abaixo de 26 anos.
Holanda e Polônia com o mesmo percentual AC, porém a Holanda uma equipe mais jovem.
Figura 2: Percentual AC – Eurocopa 2024 – Grupo D (Fonte: LMA Gestão em Processos)
Trazendo para a classificação propriamente dita, é notável o povoamento dentro do Nível 3 do estudo, tendo apenas a Áustria no nível 2.
Figura 3: Diagrama NAC – Eurocopa 2024 – Grupo D (Fonte: LMA Gestão em Processos)
Grupo E – Eurocopa 2024
Acompanhado do grupo A, este também contem apenas curvas AC decrescentes depois do ciclo mundial Catar 2022. Mesmo que com variações negativas distintas, os comportamentos foram muito similares.
A Bélgica, por exemplo, mesmo mantendo quase 70% do elenco com um desempenho abaixo do esperado em 2022, decidiu manter a “espinha dorsal” com um olhar para novos talentos e possíveis promessas para o futebol local.
E, como mencionado, as outras seleções também estão na procura de excelência para suas respectivas equipes.
Figura 4: Curva AC – Grupo E – Eurocopa 2024 (Fonte: LMA Gestão em Processos)
Na figura 2, segue os percentuais apenas desta Eurocopa com suas respectivas médias de idades, aonde a seleção da Eslováquia é a com maior média com 27,30 anos. O elenco da Eslováquia que possui Peter Pekarik e Juraj Kucka com 37 anos “guiando” a experiência.
Já o elenco ucraniano chega como o elenco com menor média, com valor um pouco maior do que 26 anos. Muita juventude dentro do elenco e poucos atletas com idade superior a 30 anos, como é o caso dos jogadores Serhiy Sydorchuk (33 anos), Taras Stepanenko (34 anos), Ruslan Malinovskyi (31 anos) e Andry Yarmolenko (34 anos).
Figura 5: Percentual AC – Eurocopa 2024 – Grupo E (Fonte: LMA Gestão em Processos
Na classificação NAC, equilíbrio dentro da ferramenta gerencial, aonde possuem duas seleções no Nível 3 e duas no Nível 2.
Figura 6: Diagrama NAC – Eurocopa 2024 – Grupo E (Fonte: LMA Gestão em Processos)
E ai? Será que esse grupo poderá nos trazer surpresas?
Grupo F – Eurocopa 2024
Para concluir este estudo, o grupo com Portugal, Turquia, Rep. Tcheca e Georgia fecham os grupos representas da Eurocopa 2024.
Como possível observar nas curvas, inclusive mencionado nos outros textos, a curva portuguesa é uma das únicas dentro da competição. Referente ao grupo F, é a única. Roberto Martínez decidiu convocar quase 80% do elenco que esteve presente na Copa do Mundo 2022.
As outras três, seguem o padrão comum visto até aqui. Uma observação para a Turquia que teve seu percentual AC muito elevado na tentativa de ir para a Copa do Mundo passada.
Já analisando de forma mais específica o grupo na competição, como destacado na figura 2, o maior percentual é o português como mencionado anteriormente, com 77%. Já a maior média de idade do grupo é da equipe da Georgia com quase 28 anos. Já a menor é da equipe da República Tcheca.
Figura 2: Percentual AC – Euro 2024 – Grupo F (Fonte: LMA Gestão em Processos)
Tratando do Diagrama em si, apenas Portugal encontra-se no Nível 4 e as outras três no Nível 2.
Bom pessoal, é isso!
Esta ferramenta foi criada apenas para os gestores entenderem como funciona a continuidade de atletas dentro de uma equipe e ciclo. Nunca foi um meio de definir se equipe serão ou não campeãs, pois todos nós sabemos que o futebol envolve muito mais parâmetros do que cálculos matemáticos e probabilidades.
Um grande abraço!
Texto de Lucas Alecrim
Gosta de gestão e quer aprender mais sobre com os melhores profissionais do mercado do futebol? Então se inscreva na lista VIP para a Turma 8 do curso Executivo de Futebol do FootHub. Clique aqui e saiba mais!