Como vão caros(as) leitores (as) e amantes da Eurocopa? Eu espero que todos se encontrem bem!
Primeiramente, gostaria de agradecer a equipe do FOOTHUB pelo convite de escrever sobre uma ferramenta que desenvolvi sobre gestão e monitoramento de formação de equipe chamada Diagrama de Níveis de Aproveitamento Contínuo (NAC). Eu acredito que possa agregar muito com os conceitos que a escola de futebol já vem trazendo em suas plataformas.
Essa ferramenta que foi muito utilizada no meu livro chamado “As Raízes da Conquista”, aonde aplico sobre a continuidade na formação das seleções de futebol masculina.
E para tal cálculo, foi elaborado o percentual de Aproveitamento Contínuo (AC) para determinar o nível de aproveitamento mencionado acima. Esse percentual é calculado referente a uma competição base anterior para determinar o percentual de reconvocação. Por exemplo: o elenco da Alemanha desta Eurocopa de 2024, possui 12 atletas que jogaram a Copa do Mundo do Catar 2022, ou seja, seu AC é de 46% (12/26).
Com esse valor, o posicionamento do elenco alemão é o Nível 2. Espero que esse exemplo tenho sido suficiente, pois ele será a base para o entendimento daqui para frente. Caso não tenha conseguido entender, tem muitos vídeos e textos explicando e com muitos mais exemplos na internet.
A partir de hoje, vamos trazer a análise de cada grupo da competição, analisando apenas o posicionamento das seleções no Diagrama NAC. Esperamos que você goste e que possa agregar de alguma forma na maneira de pensar sobre a formação de equipes/times. Não apenas no futebol, mas também em outros segmentos e no seu cotidiano. Vamos nessa?
Grupo A da Eurocopa 2024
Começando com o Grupo A (o grupo da anfitriã Alemanha), o comportamento da curva será observado desde a Eurocopa passada e com intermédio da Copa do Mundo do Catar 2022. Claro, nem todas as seleções participaram do mundial anterior, então foi contabilizado seu último compromisso na eliminatória do velho continente.
Também será analisado de forma singular a própria Euro 2024 com um comparativo entre as equipes dos parâmetros aqui utilizados junto a média de idades (anos) das mesmas. Dessa forma, é possível mensurar e projetar sobre as equipes na competição em questão e nas próximas.
Esse processo acontecerá em todos os grupos.
Tratando do Grupo A, é perceptível o comportamento de renovação das seleções, mesmo que ainda sim pequenas, como foi o exemplo da Suíça. Observem que os respectivos clubes tiveram as manutenções dos elencos preservadas para irem ao mundial de 2022 (tomando como base a Eurocopa de 2020). E, na edição mais atual do torneio continental, a curva mostra uma renovação das mesmas. A equipe que menos renovou foi a seleção da Suiça. Seu AC é o maior do grupo com quase 70%, sendo a única do grupo que se encontrar no Nível 3. E, a que mais renovou, foi a seleção húngara.
Analisando de forma singular a Eurocopa 2024, na Figura 2, é possível identificar outras situações, como a relação percentual AC (%) x Média de Idade (anos).
A seleção com maior média de idade, não só do grupo, mas de toda a competição é a seleção da Escócia, com valor próximo aos 29 anos. Já mais nova é a equipe húngara.
Na classificação NAC, com base nos campeões anteriores da competição (1992-2020), a classificação do Diagrama é vista da seguinte forma:
Figura 2: Percentual AC – Euro 2024 – Grupo A (Fonte: LMA Gestão em Processos)
Figura 3: Diagrama NAC – Euro 2024 – Grupo A (Fonte: LMA Gestão em Processos)
Fiquem ligados que seguiremos aqui analisando todos os grupos da Eurocopa 2024.
Texto de Lucas Alecrim
Gosta de gestão e quer aprender mais sobre com os melhores profissionais do mercado do futebol? Então se inscreva na lista VIP para a Turma 8 do curso Executivo de Futebol do FootHub. Clique aqui e saiba mais!