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Estudo de caso: como os fãs de hoje acompanham o futebol

A LaLiga, entidade que comanda as duas primeiras divisões do futebol de clubes na Espanha divulgou recentemente o documento “Como os fãs de hoje acompanham o futebol”. Os principais destaques deste relatório serão analisados no texto a seguir, buscando mostrar ainda a importância de conhecer os torcedores como parte de uma ampla estratégia.

Antes de começar a falar do relatório em si, é preciso esclarecer duas questões: a proposta da criação do relatório e quais os benefícios dele para a LaLiga. Sobre o primeiro ponto, fica clara a proposta da entidade: acabar com alguns mitos criados na indústria do esporte. No caso, o principal tema é o comportamento dos fãs da atualidade.

Quando a SuperLiga Europeia foi fundada, em abril de 2021, por Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Manchester City, Tottenham, Milan, Juventus e Inter de Milão, um dos seus argumentos era que os fãs gostariam de uma competição que reunisse os grandes clubes do planeta, e que sua forma de acompanhar o futebol estava mudando.

“Pessoas mais jovens são cada vez menos interessadas, uma tendência que deve ser revertida antes que seja tarde. As novas gerações preferem outros programas.” Florentino Perez, presidente do Real Madrid.

“Especialmente a audiência mais jovem muda para outras formas de entretenimento e olha menos futebol ao vivo.” Bernd Reichart, CEO da SuperLiga Europeia.

Fonte: Dispelling myths: “How today’s fans follow football”

Com base nestas falas, LaLiga foi investigar sua veracidade. Aqui entra um segundo ponto. Quais os benefícios deste documento para a entidade espanhola?  Não se trata apenas de quebrar possíveis mitos. A pesquisa feita por LaLiga tem como consequência o conhecimento do seu mercado de atuação. Ao mostrar o real comportamento dos torcedores de hoje, a instituição pode melhorar seus produtos atuais e criar serviços, de acordo com as informações obtidas.

Os fãs de futebol de hoje

Logo nos primeiros gráficos do relatório a teoria de que as gerações mais novas estão menos interessadas por esportes, e principalmente futebol, é negada. A imagem que segue este parágrafo mostra que a faixa de idade mais interessada em esportes no mundo todo é a geração Z, justamente os mais jovens, entre 9 e 24 anos.

Fonte: Dispelling myths: “How today’s fans follow football”

Tratando exclusivamente de Espanha, os números permanecem estáveis. O primeiro gráfico mostra que a população mais jovem possui inclusive o mesmo interesse que o restante da população. Já o segundo gráfico, que trata da evolução do futebol visto na televisão também apresenta números semelhantes aos anos anteriores, sem grande diferença entre as faixas de idade.

Fonte: Dispelling myths: “How today’s fans follow football”

É importante lembrar que o nível mais baixo de ambos os gráficos, junho de 2020, representa o período em que as partidas estavam voltando aos poucos na Espanha, ainda sem público graças a pandemia. Uma diminuição do interesse e do consumo tende a ser natural.

LaLiga e a audiência mais jovem

Ao analisar a audiência da primeira divisão, uma primeira demonstração de uma mudança de consumo. Considerando apenas os números via aparelho de televisão, os números apresentam uma queda, na comparação entre as temporadas 2018/19 e 2021/22. Considerando todas as faixas de idade, esta queda foi de 13,9%. Olhando apenas para a faixa dos 4 aos 24 anos, o decréscimo foi maior, de 19,7%.

A principal diferença surge ao acrescentar no cálculo a audiência via computadores, tablets e smartphones. A audiência como um todo cresceu em 6,2%, enquanto para a faixa etária dos mais novos o acréscimo foi de 22,3%. Isso mostra a importância que deve ser dada aos novos formatos de consumo além da TV tradicional.

Ainda sobre este aspecto, surge o tema da pirataria, números que não são mensurados. O relatório da LaLiga destaca uma pesquisa sobre o assunto, onde a faixa de idade entre 11 e 34 anos admite o consumo de futebol de maneira ilegal no país.

As redes sociais merecem um parágrafo a parte nesta seção. A linha do tempo abaixo mostra a quantidade de redes sociais utilizadas por LaLiga para se conectar com os fãs ao longo dos anos: são 17 atualmente, com perfis em 20 idiomas diferentes. O resultado disso é um aumento constante no número de seguidores, sendo 159 milhões no final da temporada 2021/22, em junho deste ano.

Fonte: Dispelling myths: “How today’s fans follow football”

Buscando ativar o público mais jovem, o trabalho realizado no TikTok é o principal destaque. 60% dos usuários da plataforma consomem futebol, com a rede social sendo inclusive patrocinadora de campeonatos na Europa, como a Eurocopa 2020 e a Eurocopa Feminina 2022. Sobre os números de LaLiga na plataforma, são cerca de 3,2 bilhões de visitas aos vídeos, uma taxa de 8,5% de engajamento de mais de 170 mil conteúdos publicados.

Mudança nos hábitos de consumo

Já foi mostrado neste mesmo texto que a grande diferença de uma geração para a outra é a forma como consomem o jogo. O relatório elaborado por LaLiga destaca uma seção exclusiva sobre este ponto. A mudança dos hábitos de consumo da sociedade em geral afeta os esportes em dois tópicos: a forma de consumo e o tipo de conteúdo que é consumido. A partir da tabela abaixo, é possível focar na forma.

Fonte: Dispelling myths: “How today’s fans follow football”

Como mencionado no texto “A força do conteúdo”, as gerações mais jovens tem consumido cada vez mais conteúdos relacionados ao jogo ao vivo e ao esporte em si. Sua baixa capacidade de se concentrar em uma única atividade, ainda mais por 90 minutos, faz com que seja mais interessante, em alguns casos, assistir aos melhores momentos ou um vídeo de bastidores da vitória, populares aqui no Brasil. Esta tabela deve ser o ponto de partida para a criação de uma estratégia de conteúdo, que envolva todas as gerações, definindo formas e tipos de conteúdo para cada uma delas.

Se adaptando ao novo

Para se adaptar às mudanças de hábito dos fãs, LaLiga buscou algumas estratégias. A primeira delas foi aumentar o número de janelas de transmissão, ampliando o número de canais que exibem as partidas das duas primeiras divisões do futebol espanhol. Além de veículos tradicionais, foram incluídas aqui plataformas de OTT, respeitando a preferência da audiência mais jovem pelo consumo em computadores, tablets e smartphones.

O segundo ponto foi a criação de um ecossistema digital, construído em parceria com LaLiga Tech, o braço de inovação da entidade. Tal ecossistema é dividido em três partes:

  1. Interação com os fãs
  2. Administração da competição
  3. Aprimoramento de conteúdo

Cada item possui seus detalhes, tendo como princípio a utilização de dados para auxiliar na tomada de decisão, permitindo uma visão 360º do fã e suas preferências.

Como terceira ação estratégica de adaptação, a entidade atua para se aproximar dos e-sports, que permite uma interação com o público mais jovem característico destas modalidades. Tal conexão permite, além do diálogo, a criação de novos consumidores e seguidores de LaLiga, que se aproximam através de competições exclusivas, utilizando os clubes como parte deste relacionamento.

Conclusão

O documento é finalizado com a comprovação de que as gerações mais novas consomem mais futebol do que nunca, alterando apenas a forma como fazem isso. Para LaLiga, o mais importante para as organizações é que elas estejam preparadas para ativar esses jovens quando eles forem financeiramente independentes e estejam dispostos a gastar seu próprio dinheiro em serviços relacionados ao futebol.

Para encerrar o texto, vale destacar ainda que os dados vistos aqui, e os diversos outros presentes no documento completo, são públicos. Isso possibilita que qualquer um, trabalhando ou não com futebol, analise o documento e crie iniciativas, seja um texto como este que você está lendo ou um negócio para atender os novos comportamentos dos fãs. Uma atitude que mostra a mentalidade aberta por parte da LaLiga, que contribui para a evolução da indústria do esporte na Espanha e em outros mercados.

Texto de Rodrigo Romano.

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