chuteira preta adidas
chuteira preta adidas

Estudo aponta marcas da indústria esportiva com maior engajamento em 2020

O estudo ‘Blickfire Analytics 2020 Insights Report‘, divulgado recentemente, trouxe algumas informações importantes para a indústria esportiva na área de patrocínios, tanto em relação às marcas, quanto aos formatos de exposição destas. O relatório foi disponibilizado pela Blickfire, empresa com sede em Chicago e Valencia, e que atua na avaliação dos valores de patrocínio de acordo com as mídias digitais e exposição que a marca terá. Para conferir o relatório, acesse aqui.

O trabalho da Blickfire é feito a partir de uma grande base de dados, que engloba todas as figuras do mercado de patrocínio dentro da indústria do esporte. A jornada inicia nos clubes e federações com seus patrocinadores e envolve os canais de mídia, desde os meios tradicionais até as redes sociais mais recentes. São cerca de 267 milhões de itens analisados como stories do Instagram e conteúdos em vídeo do Twitter. 43.2% deste total estão relacionado ao futebol, o principal esporte investigado. Na sequência estão futebol americano, com 16.4%, e o basquete, com 13.4%.

Formato do conteúdo

Em relação aos formatos de conteúdo, o vídeo é a principal tendência. Foram 6.7 milhões de postagens que continham ao menos um vídeo, um acréscimo de 4.5% em relação ao ano anterior. É preciso que clubes e instituições do esporte entendam como monetizar seus acordos de patrocínio utilizando o formato de vídeo, inclusive com a criação de novas propriedades visuais.

Grandes marcas da indústria

Falando sobre as marcas de maior engajamento, o estudo traz um ranking elencando as 10 primeiras (gráfico abaixo) , com a disputa entre Adidas e Nike pela primeira posição, com vantagem para a empresa alemã. Fechando o top 5 estão Emirates, Puma e Rakuten, na sequência. A semelhança entre todas estas é que são empresas totalmente ligadas ao futebol, mostrando a força do esporte.

Fonte: Blickfire Analytics 2020 Insights Report

Quando o relatório da Blinkfire analisa isoladamente o futebol, o resultado é praticamente o mesmo, com as mesmas cinco empresas listadas no parágrafo anterior na liderança. Nesta segmentação dois destaques merecem nossa atenção. O primeiro está no crescimento da Puma, que saiu do oitavo para o quarto lugar. Este comportamento está ligado ao acordo assinado entre a marca e Neymar, um dos grande atletas da indústria, com direito a uma linha exclusiva de roupas do jogador. O segundo destaque é a queda da New Balance, que estava em sétimo no ranking de 2019 e na última atualização não está entre os 10. A saída da marca do uniforme do Liverpool certamente influenciou para esta queda.

Para finalizar, o último destaque que consideramos importante está nas propriedades que mais vezes aparecem expondo marcas na base de dados da Blinkfire. Como já era de se imaginar, os uniforme são a grande vitrine da indústria esportiva. Foram 1.3 milhões de posts de camisas de times que mostravam os patrocinadores que adquiriram aquelas propriedades. Nesta mesma área, cabe ressaltar a utilização das lonas para cobrir os assentos vazios das arquibancadas, que acabaram servindo como mais um espaço para que empresas pudessem divulgar suas marcas.

Texto de Equipe FootHub.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.