Existem diversas formas de patrocínio no futebol. Uma delas é o chamado patrocínio master, que é aquele com o maior valor investido no clube e, por conta disso, fica com o espaço mais importante na camiseta dos clubes, tendo maior destaque em relação às outras marcas.
Com a ascensão das casas de apostas no futebol brasileiro, muitos clubes fecharam essa parceria com essas empresas, por conta do alto valor investido por elas. Em 2023, o ramo de betting ocupava o espaço de patrocínio máster em 12 dos 20 times da Série A. Atualmente, dos 20 clubes na Série A do Campeonato Brasileiro, 15 têm empresas do ramo de apostas como patrocinadores masters.
Imagem produzida pelo @DataFut
Vale destacar também que, apenas 1 clube não é patrocinado por casas de apostas, que no caso é o Cuiabá. Os outros todos possuem patrocínio estampado em suas camisetas, menos o Palmeiras, que é patrocinado pela Esportes da Sorte, mas exibe a marca somente nas placas LEDs em jogos como mandante.
Confira quais são as marcas que investem e estampam os uniformes desses clubes:
Corinthians – VaideBet
(Agência Corinthians/Divulgação)
A empresa VaideBet começou a parceria com o Corinthians no início de 2024, batendo recorde no valor investido de um patrocinador no futebol brasileiro. Está previsto no contrato que o Corinthians vai receber R$ 123,3 milhões por ano, totalizando R$ 370 milhões nos três anos de contrato.
Flamengo – Pixbet
O Flamengo foi outro clube que iniciou o ano com um novo patrocinador master. A empresa da vez é a Pixbet. No contrato de 2 anos, está previsto o pagamento de R$ 85 milhões por temporada.
São Paulo – Superbet
O campeão da Copa do Brasil de 2023 também vem com novidades em seu uniforme. A casa de apostas Superbet será a marca estampada no centro do seu uniforme, em um acordo de três temporadas, com o pagamento de R$ 52 milhões anuais.
Atlético Mineiro – Betano
O Atlético Mineiro segue com a Betano como patrocinadora master. Em um novo acordo realizado no fim de 2023, os mineiros irão receber R$ 30 milhões por temporada, podendo ter um adicional em casos de títulos e apostas no site por parte dos torcedores.
Vasco – Pixbet
Já o Vasco segue com a Pixbet para o ano de 2024, em um acordo que gira em torno de R$ 20 milhões por ano.
Cruzeiro – Betfair
Foto: CNN Brasil
Já a Raposa vai para o seu segundo ano com a Betfair como patrocinadora master de sua camisa. A casa de aposta paga R$ 25 milhões por ano ao Cruzeiro.
Botafogo – Parimatch
O Botafogo está no segundo ano de parceria com a empresa Parimatch. O valor do acordo, válido por 2 anos, é de R$ 55 milhões, recorde na história do Alvinegro. Ou seja, a empresa paga R$ 27,5 milhões por temporada para ter seu nome estampado na camiseta do clube carioca.
Bahia – Esportes da Sorte
O Bahia foi mais um clube a ter o seu maior contrato de patrocínio master na história. A casa de apostas Esportes da Sorte investiu em torno de R$ 57 milhões para estampar sua marca até 2025, gastando cerca de R$ 19 milhões por ano.
Fluminense – Betano
O Fluminense tem contrato com a Betano até 2025, com o valor de investimento girando em torno de R$ 20 milhões por temporada.
Grêmio e Inter – Banrisul
A dupla Gre-Nal divide o mesmo patrocinador master, ambos são patrocinados pelo banco Banrisul, que investe cerca de R$ 30 milhões para cada um. Inclusive, há uma discussão entre os torcedores de Grêmio e Inter sobre o valor ser igual para ambos os times, e muitos pedem que os clubes busquem outras empresas que paguem mais, para serem patrocinadores principais dos clubes.
Em entrevista ao jornalista Duda Garbi, o Presidente do Internacional falou sobre a parceria com o Banrisul: “O Banrisul é nosso parceiro em diversos segmentos, além de ser uma empresa com credibilidade e confiança de nossa parte.”
Palmeiras – Crefisa
A parceria de longa data entre o Palmeiras e a Crefisa é diferente das outras até aqui. O contrato prevê pagamento de R$ 81 milhões por temporada, tendo a exclusividade da marca na camisa, além de gatilhos por metas que podem chegar a R$ 34 milhões por ano e outros R$ 6,8 milhões por “propriedades de marketing”.
Portanto, a Crefisa está no Top-3 maiores investimentos entre os patrocinadores masters do Brasileirão, sendo a única que não é da área de betting.
Juventude – Stake
(Foto: Fernando Alves/Juventude)
O Juventude fechou para 2024 com a casa de apostas Stake até o final de 2025, que, segundo a imprensa gaúcha, os valores podem chegar a R$15 milhões anuais, sendo o maior acordo comercial da história de mais um clube brasileiro.
Vitória – Betsat
O Vitória, na sua volta à primeira divisão, fechou contrato com a Betsat. O acordo é o pagamento de R$ 7,2 milhões por temporada, sendo também, o maior patrocinador máster da história do clube.
Fortaleza – Novibet
Divulgação Fortaleza
O Fortaleza tem a parceria com a Novibet, empresa que investe cerca de R$ 17,5 milhões por temporada, sendo também o maior patrocínio da história do clube. A marca estampa os espaços da frente da camisa, mangas e calção.
Red Bull Bragantino – Red Bull
O Red Bull Bragantino tem como patrocinador master a própria Red Bull, empresa dona do clube-empresa.
Cuiabá – Drebor
Divulgação Cuiabá
O Cuiabá, único clube da Série A que não possui nenhum vínculo com casas de apostas, tem a parceria com a Drebor, empresa a qual o grupo que gerencia o Cuiabá é dono.
Criciúma – Estrela Bet
O Criciúma está no seu segundo ano de parceria com a Estrela Bet, em um acordo em que os valores giram em torno de R$ 2 milhões por temporada, sendo também, o maior acordo do clube na sua história.
Athletico Paranaense – Esportes da Sorte
O Furacão também vai para o seu segundo ano sendo patrocinado pela Esportes da Sorte, com os valores girando entre R$ 16 e 17 milhões por ano. Com isso, o clube paranaense estaria no top-10 de maiores patrocínios máster do Brasil.
Atlético GO – Blaze
O Rubro Negro mantém sua parceria com a casa de apostas Blaze, no qual recebe integralmente R$ 14 milhões durante a temporada.
Após analisar todos os acordos entre os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro com seus patrocinadores masters, podemos perceber que as casas de apostas proporcionaram a muitos clubes o maior acordo comercial de suas respectivas histórias.
Isso mostra que esse ramo vem financiando o futebol brasileiro, sem contar que muitas delas ajudam diretamente na contratação de jogadores, além de patrocínios de campeonatos, o que acaba ressaltando ainda mais o poder e influência que essas empresas possuem na indústria do futebol.
Bom, e qual a tendência para os próximos anos? Na minha visão, fica claro que os valores serão cada vez maiores, e consequentemente, haverá mais concorrência no mercado de patrocinadores dos clubes.
Texto de Willian Sanmartin
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