estante de livros
estante de livros

Biblioteca Ruy Carlos Ostermann #5 – Os livros da equipe FootHub

Na primeira coluna da Biblioteca Ruy Carlos Ostermann, contamos que a ideia nasceu de uma fala do Roger Machado em 2019, ainda no nosso espaço físico. Antes da pandemia, nossa ideia era juntar os livros da equipe fisicamente, estando a disposição das pessoas que nos visitassem. 

Claro que 2020 mudou os nossos planos e trouxe novas dinâmicas para o FootHub, mas uma coisa continuou igual: a paixão da nossa equipe por livros. Digitais e físicos. Clássicos ou não. Biografias ou ficção. A gente gosta mesmo é de ler. 

E nada mais justo do que indicar alguns dos nossos favoritos aqui na Biblioteca Ruy Carlos Ostermann. 

Na coluna de hoje, as indicações são do João Paulo Fontoura, jornalista e assessor de imprensa; do Caio Derosso, consultor de desenvolvimento e planejamento no Futebol; e do Rodrigo Romano, economista, fundador do Cadeira Central e diretor de conteúdo do FootHub. 

Confira os três livros indicador por nossa equipe!

AGASSI – AUTOBIOGRAFIA

Fala, JP! Meus livros têm rabiscos de lápis nas páginas. Ao procurá-los para organizar o que escrever para este espaço, me senti talvez como alguém quando sacava no Agassi, andava dois metros para dentro da quadra e, um segundo depois tomava uma devolução mais rápida que o próprio pensamento no segundo anterior. O famoso contrapé sem entender o que aconteceu.

Mais ou menos assim, paralisei, pois somente agora percebi que faltaram dois rabiscos. Pior, as palavras onde eles deviam estar escritos em diagonal as destacando estão em caixa alta, o que reforça ainda mais meu erro. Na página 9, O FINAL inicia e na página 488 O INÍCIO encerra o melhor livro que li na vida.

Como se tornar o tenista número 1 do mundo nutrindo desde sempre ódio pelo esporte é uma pergunta que perpassa toda a narrativa da história de vida do americano. De vida porque o texto oferece muito, mas muito mais do que um reles amante da bolinha amarela mereceria ler. 

Uma das sensações que ficam ao terminar a leitura é que não faltou nada a ser dito: a relação familiar, com a imprensa, com o espelho, com os holofotes, dinheiro, fama, drogas, rebeldia, saúde mental, jogo de simples, de equipe, de dor, dos ídolos, de jogar contra ídolos, de jogar contra si, religião, valores, medo, coragem, vícios, resiliência, Guga, Nelson Mandela, Sampras, Brooke Shields, Barbra Streisand, vitórias, derrotas, choro, bolas fora, bolas dentro e o desafio do tenista: jogar o tempo todo sozinho. 

Tem mais, no entanto. Depois de dividir tudo isso com seu público e jogar na cara do leitor que possui em um restaurante em Nova Iorque uma mesa reservada para jantar com a esposa Steffi Graf, a última frase da obra, pelo menos para mim, parece um lindo e charmoso lob e não um eficiente e desaforado forehand. Todo o realismo do texto perde no tie break para o romantismo de quem o escreve.

Criatividade S.A – EDWIN CATMULL

Fala, Romano! Criatividade S.A. é um livro de Edwin Catmull, um dos fundadores da Pixar, o estúdio de animação. Ele conta toda a trajetória da empresa, desde sua fundação até os dias mais atuais. Nesse tempo todo, a Pixar já passou por diversas situações, e o livro conta como a criatividade foi importante para que surgissem novos produtos e para que as pessoas pudessem mostrar suas melhores qualidades no ambiente de trabalho. Essas lições poderiam facilmente ser aplicadas na gestão de um clube de futebol.

Onde os Sonhos Acontecem: Meus 15 anos como CEO da The Walt Disney Company – Robert Iger

Fala, Caio! Robert Iger, CEO da The Walt Disney Company durante 15 anos, conta a sua história dentro da maior companhia de mídia do mundo. Desde o seu começo como assistente na ABC em 1974, trazendo os bastidores das aquisições da Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21th Century Fox, além de histórias de outras empresas do conglomerado como os canais ESPN. 

O que mais gosto do livro é que dentro das histórias narradas é possível adquirir vários aprendizados sobre liderança, gestão de pessoas, comunicação, estratégia, gestão de crises e outros temas que são inerentes na gestão diária de um clube de futebol.

Texto de Júlia Vargas.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.