taça copa do nordeste
taça copa do nordeste

A maior competição do primeiro semestre?

Se os moribundos campeonatos estaduais respiram por aparelhos diante de um modelo de negócios cada dia mais ultrapassado e com menos apoio da maior emissora do país, a Copa do Nordeste vem ano após ano expandindo sua relevância e construindo uma autoridade de marca e competição. Carregando uma identidade ímpar e própria, o torneio regional mostrou ao longo da última década que está (re)construindo uma história bonita e vencedora no cenário competitivo nacional.

Organizado pela Liga do Nordeste e com chancela da CBF, a competição vai para sua 18ª edição em 2021, a 9ª seguida desde que voltou ao calendário regional em 2013. Cada ano mais enraizada no imaginário popular dos torcedores da região, além do desejo dos clubes em disputá-la e avançar em suas fases pelo valor intangível e dinheiro que pode ser faturado, a competição acerta em adaptar ou criar elementos, símbolos e linguagens próprias para seu público. Foi dessa forma que nasceram o Zé Cabrito, mascote oficial da competição, o apelido “Lampions League” como é carinhosamente chamada em alusão a maior competição de clubes do planeta, a inconfundível taça da mesma, dentre outros diversos símbolos que contribuem para construção dessa cultura.

Competição digital

No âmbito do digital o torneio tem também seu destaque, com uma boa frequência e timing com tudo que ocorre no futebol da região durante o ano, trazendo um bom engajamento e uma ótima quantidade de seguidores, mais de 1,3MI somando Youtube, Instagram, Facebook e Twitter. Essa presença digital se complementa ao modelo de transmissão multiplataforma que a Copa traz há alguns anos:

  • TV Aberta: SBT.
  • TV Fechada: Fox Sports.
  • Streaming/PPV: Nordeste FC, Youtube, Twitch e Sky.

Com esse modelo híbrido entre pay-per-view/streaming e emissoras de televisão, a Copa demonstra força e capilaridade e busca atingir os mais diversos públicos, com transmissão até mesmo no canal da Twitch do torneio e do seu parceiro Canal Reversão, por exemplo. Tudo isso traz um interesse não apenas do público final, mas também das marcas, como Schin e Ale Combustíveis por exemplo, que se interessam em se posicionar junto a esse público macro que a competição atinge todo ano.

Potenciais melhorias

Mas nem tudo é perfeito e a Copa ainda pode melhorar sua entrega de ativações, fugindo do usual “Tour da Taça” ou Momento Marca Tal com lances da partida, trazendo novas perspectivas para ativar as marcas apoiadoras e conectar com o público potencial. Em questão de licenciamento, ainda falta uma gama maior de produtos, bem como sua distribuição e comunicação para os fãs, área em que o potencial é imenso e pode/deve ser melhor explorado.

A competição é também um sinônimo de organização e costuras políticas e em prol de um “bem maior” para os clubes da região que é o próprio fortalecimento do mesmo. O modelo tentou ser replicado e por vezes ainda se tenta, porém na maioria das vezes vemos uma, ou várias, barreiras que impedem o sucesso dessas competições, que vão desde um alinhamento entre todas as partes e uma visão compartilhada entre todos, mas também o fator cultural e de pertencimento. Afinal a Copa do Nordeste é não apenas uma competição mas a afirmação da grandeza que a região tem, com todas suas pluralidades dentro da mesma.

Auto intitulada como “A copa dos clássicos” dado seu formato propício ao cruzamento entre rivais locais, há quem diga que é a maior competição do primeiro semestre no Brasil, pois Brasileirão, Copa do Brasil e as competições internacionais só terminam no final do ano. Quem somos nós para discordar?

Texto de EntreLinhas.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.