aplicativo da twitch
aplicativo da twitch

Twitch e o potencial inexplorado da Geração Z

No ano passado, a transmissão ao vivo e a interação virtual em plataformas como Twitch se tornaram parte integrante de milhões em todo o mundo. Houve um aumento significativo no consumo de mídia online em todas as faixas etárias.

O setor de transmissão ao vivo registrou um crescimento de 45% entre março e abril . De cozinhar a exercícios em casa e shows virtuais, o conteúdo transmitido ao vivo e as plataformas associadas a ele se estabeleceram como um espaço culturalmente importante dentro do mainstream. Para a geração Z, esta forma de interação virtual e entretenimento não é uma alternativa, mas é vista como uma forma de aprimorar ainda mais sua interação com seu streamer, atleta ou marca favorita. 

A Twitch, de propriedade da Amazon, cresceu e se beneficiou ao máximo durante 2020. Os visitantes diários na plataforma aumentaram de 17 milhões para 27 milhões, além de um aumento na retenção desde o início de 2020. Houve também um acréscimo de 69% na média simultânea de espectadores e minutos assistidos (mais de 2 milhões em média de espectadores simultâneos e mais de 1000 bilhões de minutos assistidos) em comparação com 2019. 

O público e como as marcas podem interagir com eles

A plataforma é o lar de um público relativamente jovem, com mais de 73% de seus usuários com menos de 34 anos e mais de 60% com idades entre 13 e 24 anos. O visualizador regular no Twitch passa 90 minutos por dia na plataforma. Além disso, 62% dos espectadores se envolvem com streamers diariamente e 64% compram produtos recomendados por eles. O público na plataforma não vem para a plataforma apenas para sentar e assistir, eles vêm para interagir. O chat do Twitch atua como o lar dessa interação entre o streamer e os espectadores. Cada chat do Twitch tem seu próprio ecossistema, que consiste em piadas internas, linguagem, regras e orientações que são exclusivas para aquele canal. 

O público da geração Z deseja consumir conteúdo em seus próprios termos e prefere fazer parte da experiência em vez de consumir o conteúdo de maneira passiva. Os recursos da plataforma, como chat, pontos de canal e previsões permitem uma interação autêntica onde os espectadores se sentem parte da comunidade e experimentam. Isso faz com que os espectadores possam encontrar sua tribo e continuar a interagir na plataforma por um tempo relativamente mais longo.

Twitch é o lar de um público difícil de alcançar, com mais de 40% assistindo pouco à TV tradicional. A chave para as marcas é pensar na interação quando se trata de trabalhar com influenciadores e como sua campanha se encaixa no ecossistema daquele canal. As marcas precisam garantir que a campanha se enquadre e não perturbe o equilíbrio existente. 

Temos opções de anúncios em vídeo tradicionais, mas o verdadeiro poder está em criar mais campanhas personalizadas e reconhecer o que torna a comunidade única

Doug Scott, CMO da Twitch

No início do ano, o Uber Eats fez parceria com os streamers Miniminter e Manny, onde os streamers jogaram FIFA Pro Clubs com seus telespectadores uns contra os outros e também invadiram outros streamers menores na plataforma.  Esta campanha #bringit liderada por criadores e impulsionada pela comunidade se encaixa perfeitamente no ecossistema de ambos os canais, o que permitiu uma ótima interação e uma experiência autêntica para os espectadores. 

Como o esporte se encaixa na dinâmica do Twitch?

A pandemia viu atletas de diferentes esportes adotarem a plataforma e fornecer aos fãs um substituto esportivo por meio de uma série de jogos diferentes. Os streams permitiram que os fãs se conectassem com seus atletas favoritos de uma maneira mais interativa e sem filtros. 

Um dos melhores exemplos disso foi visto na comunidade da F1, que viu uma série de jovens pilotos na plataforma. Isso também levou à formação do ‘quarteto Twitch’, um termo cunhado para Lando Norris, Charles Leclerc, Alex Albon e George Russell, que transmitiram uma grande variedade de jogos juntos. A iniciativa forneceu a base perfeita para a série Virtual Grand Prix hospedada pela F1, que contou com uma série de pilotos e atletas de outros esportes competindo entre si no jogo F1 2019. 

O conteúdo gerou mais de 94 milhões de visualizações de vídeo, das quais 22 milhões em transmissões ao vivo.  A série Virtual Grand Prix destacou o poder do conteúdo dirigido por atletas. O sucesso disso também indicou a proximidade entre os fãs da F1 ou do esporte em geral e o público do Twitch. 

O público na plataforma não é apenas um público de jogos, mas é um público que tem vários interesses, que podem incluir jogos. Twitch atua como a plataforma perfeita para facilitar a interação entre o crossover que existe entre o público de jogos e esportes. É aqui que as marcas esportivas podem trabalhar com streamers ou atletas e usar a singularidade da plataforma para se envolver com o público da geração Z e criar uma conexão de longo prazo. 

Twitch lançou sua categoria de esportes autônoma em julho de 2020, que verá uma série de eventos / conteúdos esportivos diferentes sendo transmitidos na plataforma. Também anunciou a colaboração com quatro grandes clubes de futebol (Real Madrid, Juventus, Paris Saint Germain e Arsenal) para fornecer conteúdo exclusivo no Twitch. Vários outros clubes, desde então, lançaram seus próprios canais Twitch. 

A chave para que as propriedades esportivas maximizem o potencial da plataforma é criar um ecossistema por meio do conteúdo, bate-papo, pontos de canal e previsões que permitem uma experiência autêntica e um sentimento de comunidade. Quanto mais esses canais são capazes de gerar interação orgânica que se encaixa no molde do Twitch, mais porcentagem do público será capaz de se conectar com o clube. 

Ao todo, Twitch fornece marcas e propriedades esportivas com os ingredientes perfeitos para alcançar e se envolver com o público da geração Z.

Texto Mayank Kabadi em BehindSport.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.