Relação do Executivo com as categorias de base
Relação do Executivo com as categorias de base

Relação do Executivo de Futebol com as Categorias de Base

O Executivo, como líder do Departamento de Futebol, responsável por planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas ao futebol dentro do clube, precisa ter uma relação diária com as Categorias de Base do Clube.

A relação entre o Executivo de Futebol e as Categorias de Base é fundamental para o sucesso a longo prazo de um clube. Essa interação não apenas potencializa o desenvolvimento de jovens talentos, mas também traz benefícios financeiros e estratégicos significativos.

Quando um Executivo de Futebol se dedica a integrar as categorias de base com o time profissional, ele cria um ambiente onde os jovens jogadores podem se desenvolver e, eventualmente, serem promovidos ao elenco principal. Isso não apenas reduz a necessidade de contratações externas, que muitas vezes envolvem altos custos e riscos associados à incerteza sobre o desempenho do jogador, como também oferece uma solução viável para suprir lacunas no time profissional com atletas que já conhecem a filosofia e a cultura do clube.

Além disso, a valorização dos jogadores formados nas categorias de base proporciona uma oportunidade de venda no mercado. O crescimento e a boa performance desses jovens talentos podem gerar receitas importantes para o clube, contribuindo para a sustentabilidade financeira. Quando um jogador revelado na base é vendido, isso não apenas ajuda nas finanças, mas também fortalece a imagem do clube como um formador de atletas, atraindo novas oportunidades de mercado.

Nos clubes, o Executivo de Futebol conta com o Gerente das Categorias de Base, que faz todo o acompanhamento deste departamento, e fica em estreita relação para passar as informações. Como Gerente da Base, o profissional é responsável por acompanhar os processos que ocorrem em todos os departamentos da base, desde a parte do campo, com os jogadores e comissões técnicas, até a gestão administrativa e financeira.

Realizando reuniões periódicas, o gerente assegura um acompanhamento detalhado de cada etapa do desenvolvimento do Departamento, promovendo um ambiente propício para o crescimento pessoal e profissional dentro do clube, tanto de atletas, quanto dos profissionais.

Com isso, o Gerente da Base possui um contato direto com o Executivo de Futebol do clube, para trazer informações referente as categorias de base, podendo alertar sobre algum jogador que tenha se destacado e possa subir aos profissionais. Através desse contato, se cria uma relação entre os departamentos da base com o profissional.

Por fim, um executivo de futebol que atua de maneira proativa na gestão das categorias de base demonstra visão e comprometimento com o futuro do clube. A construção de uma base sólida de jogadores não só melhora o desempenho do time profissional, mas também cria um ciclo virtuoso de sucesso, onde o clube se torna cada vez mais competitivo, sustentável e reconhecido no cenário nacional e internacional. Essa estratégia é um pilar essencial para qualquer clube que almeje não apenas vencer, mas também se consolidar no mercado do futebol.

Texto de Willian Sanmartin

Curso Executivo de Futebol

Quer entender mais sobre a relação entre o Executivo e o Gerente das Categorias de Base? Então garanta sua vaga no curso Executivo de Futebol do FootHub!

Com o curso Executivo de Futebol do FootHub, você terá acesso ao verdadeiro manual de atuação do gestor, tendo uma visão ampla de todos os departamentos que envolvem os clubes de futebol, incluindo os processos do dia a dia deste profissional, e a relação com os outros departamentos do clube!

Nosso time de professores conta com:

Fernando Carvalho: Consultor de gestão do futebol.

Caio Derosso: Gestor desportivo.

Antônio Garcia: Executivo das categorias de base do Fluminense

Marcel Belfiore: Advogado desportivo

Diego Mello: Vice-Diretor das Categorias de Base da SAF Botafogo

Rui Costa: Executivo de Futebol do São Paulo

Daniel Pitta Marques: Especialista em negociações

Raphael Vianna: CFO do Vasco da Gama SAF

Pedro Costa: Gerente de futebol

Farnei Coelho: Executivo de Futebol do Ypiranga

Márcio Moran: especialista em administração

Thiago Larghi: Técnico do Sport Recife sub-20

Giovani Dalla Valle: Gerente de mercado do Avaí

Alexandre Mattos: CEO do Cruzeiro SAF

Para mais informações, clique aqui!

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.