Fora dos grandes centros esportivos com clubes de expressão nacional, os pequenos times batalham diariamente na criação e captação de recursos para se manterem “vivos”, além de estar em constante “competição” com times nacionais. A exposição da marca dos patrocinadores acaba sendo a principal ferramenta de retenção desses ativos. Por outro lado, será que apenas a comercialização de uma propriedade tão importante é necessária para o fortalecimento da relação clube e empresa?
Diferente dos principais clubes do país, o time do interior tem uma melhor aceitação e acolhimento por parte do torcedor morador do município. Diante disso, as gestões dos clubes devem construir um canal de comunicação prático e direto com o seu torcedor e através dessa estratégia a retenção de marcas patrocinadoras.
Com essa estratégia, o clube do interior consegue se aproximar de empresas locais com o objetivo de conectar essas marcas aos seus consumidores. No entanto, os clubes tornam-se refém das empresas no que tange ao valor investido, muitos clubes são geridos por voluntários e acabam cedendo a baixos valores nas principais cotas de patrocínios.
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Um exemplo de conexão com a comunidade vem no interior do Paraná, o Maringá Futebol Clube possui como sua essência representar uma das melhores cidades para viver. O clube carrega essa ligação com o maringaense de nascimento e coração no seu slogan: “Mais que um clube, uma cidade”. Com uma política de baixar o preço da camiseta oficial, valor abaixo dos R$ 100.00, movimenta a população durante as partidas, e pinta a cidade com as cores do tricolor (verde, preto e branco). O consumidor esportivo é diverso, e por isso, no campeonato paranaense de 2022, o clube transmitiu as partidas da segunda fase nos cinemas da cidade. O Maringá lotou todas as salas durante as exibições da partida, transformando o cinema no verdadeiro estádio.
Através de uma perspectiva mais efetiva, os clubes podem construir ações de relacionamentos com essas marcas, com o objetivo de conectar o torcedor que possui uma simpatia com o clube com os produtos da empresa. Dentro do patrocínio esportivo existem diversas formas de tornar a parceria eficaz para ambos os lados, basta construir a quatro mãos as entregas dentro das cotas de patrocínio do clube.
A evolução da gestão esportiva está acontecendo no Brasil, os clubes do interior perceberam essa necessidade e estão construindo suas estratégias de marketing com uma estratégia focada em conectar os torcedores com os seus patrocinadores fugindo do patrocínio tradicional.
Texto de Gabriel Klein.