clube do interior
clube do interior

O marketing no clube do interior

Fora dos grandes centros esportivos com clubes de expressão nacional, os pequenos times batalham diariamente na criação e captação de recursos para se manterem “vivos”, além de estar em constante “competição” com times nacionais. A exposição da marca dos patrocinadores acaba sendo a principal ferramenta de retenção desses ativos. Por outro lado, será que apenas a comercialização de uma propriedade tão importante é necessária para o fortalecimento da relação clube e empresa?

Diferente dos principais clubes do país, o time do interior tem uma melhor aceitação e acolhimento por parte do torcedor morador do município. Diante disso, as gestões dos clubes devem construir um canal de comunicação prático e direto com o seu torcedor e através dessa estratégia a retenção de marcas patrocinadoras.

Com essa estratégia, o clube do interior consegue se aproximar de empresas locais com o objetivo de conectar essas marcas aos seus consumidores. No entanto, os clubes tornam-se refém das empresas no que tange ao valor investido, muitos clubes são geridos por voluntários e acabam cedendo a baixos valores nas principais cotas de patrocínios.

Leia também no site do FootHub:

5 dicas para atuar no Mercado Esportivo, por EntreLinhas Gestão Esportiva.

A responsabilidade social como estratégia de desenvolvimento de um clube de futebol, por Gabriela Matos.

Um exemplo de conexão com a comunidade vem no interior do Paraná, o Maringá Futebol Clube possui como sua essência representar uma das melhores cidades para viver. O clube carrega essa ligação com o maringaense de nascimento e coração no seu slogan: “Mais que um clube, uma cidade”. Com uma política de baixar o preço da camiseta oficial, valor abaixo dos R$ 100.00, movimenta a população durante as partidas, e pinta a cidade com as cores do tricolor (verde, preto e branco). O consumidor esportivo é diverso, e por isso, no campeonato paranaense de 2022, o clube transmitiu as partidas da segunda fase nos cinemas da cidade. O Maringá lotou todas as salas durante as exibições da partida, transformando o cinema no verdadeiro estádio.

Através de uma perspectiva mais efetiva, os clubes podem construir ações de relacionamentos com essas marcas, com o objetivo de conectar o torcedor que possui uma simpatia com o clube com os produtos da empresa. Dentro do patrocínio esportivo existem diversas formas de tornar a parceria eficaz para ambos os lados, basta construir a quatro mãos as entregas dentro das cotas de patrocínio do clube.

A evolução da gestão esportiva está acontecendo no Brasil, os clubes do interior perceberam essa necessidade e estão construindo suas estratégias de marketing com uma estratégia focada em conectar os torcedores com os seus patrocinadores fugindo do patrocínio tradicional.

Texto de Gabriel Klein.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.