De acordo aos meus estudos, podemos colocar em prática 07 Modelos de Gestão pensando-se na prática simultânea entre o Futsal e o Futebol de Base (integração/fusão), oferecendo ao leitor a possibilidade de entender com maior clareza as diversas opções de implementação destes Modelos nos processos de captação/formação, transição do jovem futebolista em um Clube de Futebol ou similar.
Os Modelos foram elaborados com o pensamento de atender a princípio qualquer perfil de Clube de Futebol ou de forma secundária outros sistemas, independente das condições das Macroáreas diretas – administrativas, biológicas, estruturais, matemáticas, e outras áreas indiretas de conexão, conforme apresento com maior clareza nos QUADROS 01 e 02 logo abaixo.
Pensamento:
Por se tratarem de sugestões norteadoras, todos os Modelos são flexíveis e mutáveis, podendo ser adaptados a qualquer momento de acordo ao Projeto Esportivo, Planejamento Estratégivo, DNA, cultura, localidade (pais/estado/cidade/bairro), e outros formatos – Clubes Socias, Clubes de Futsal, Projetos, Escolinhas, Associações, Redes de Ensino.
Exemplos – Modelos:
Leia “A fomentação do futsal nos clubes de futebol” de Rodrigo Neves
Entendo que apesar do custo elevado, considero o Modelo 01 de Gestão brevemente apresentado, o mais próximo de um processo de integração entre o Futsal e o Futebol completo, sendo viável e executável.
As diversidades regionais do nosso país de dimensões continentais, variações econômicas relacionadas ao tamanho do Clube e outros fatores, podem gerar problemas na qualidade da implantação, necessitando adaptações mais profundas no Modelo proposto.
Baseando-se nas minhas experiências, pesquisas, networkings com os principais Clubes de Futebol do Brasil, ainda estamos muito distantes de uma massificação de processos que se assemelhem ao Modelo ideal.
Por fim, a grande maioria dos grandes Clubes ainda procuram o seu Modelo, já outros continuam nos ajustes, tentando passo a passo entender melhor esta relação.
O Futsal + Futebol precisa de mais ideias, estudos, cooperação. Sem isso, vamos continuar a ser um país que se joga muito as duas modalidades (formal e informal), porém, sem grandes avanços nos assuntos diretamente relacionados.
Texto por Rodrigo Neves.
Referência:
SANT’ANNA, M. V., de S., FERNANDES, R. N., MARQUES, H. F., MENEZES, M. de S., BOVO, V. A. O Segredo do Futebol Brasileiro. Futsal e Futebol de Base. São Paulo: D3 Educacional. 1. ed., 2022