investimentos estrangeiros no leganes
investimentos estrangeiros no leganes

Investimento norte-americano em clubes de futebol

Durante o mês de junho, o Zaragoza e o Leganés, ambos da segunda divisão, tiveram suas operações adquiridas por grupos norte-americanos, em um movimento que já havia se intensificado desde o ano passado. Com isso, os clubes somam-se ao Alcorcón e ao Mallorca, que já possuem capital norte-americano.

O apetite dos investidores dos Estados Unidos por ativos no futebol europeu cresceu à medida em que a pandemia afetou a indústria de uma maneira geral e também porque o custo das operações de franquias dos esportes norte-americanos é bastante alto.

Desta forma, o Zaragoza passa a ser propriedade do empresário Jorge Mas, que passa a controlar 97,5% das ações do clube, em uma transação estimada em 20,9 milhões de euros.

Os novos gestores do clube são sócios do Inter de Miami, juntamente com David Beckham (Estados Unidos), além do RC Lens (França) e do Millonarios da Colômbia. Jorge Mas nasceu em Miami e faz parte de uma família de exilados cubanos, que atua na área de engenharia e construção civil.

Já o Leganés foi adquirido pela Blue Crow Sports, pelo valor de 39 milhões de euros. O clube será liderado por Jeff Lunhow, que já foi general manager do Houston Astros e vice-presidente do St. Louis Cardinals, ambas franquias da MLB, de beisebol.

De acordo com análise publicada pelo site 2Playbook, a opção por clubes desse porte explica-se pela solvência financeira, pela estrutura do clube social ser mais enxuta e pelo fato do clube estar em centros menores – Leganés tem 188 mil habitantes.

A publicação cita ainda as transações que envolveram o Lugo, que recusou proposta do empresário luxemburguês Gerard Lopez (que controla o Bordeaux, da França, o Boavista, de Portugal e o Royal Mouscron, da Bélgica) e também do Numancia, que desde o ano passado é comandado pelos equatorianos Michel Deller e Juan Carlos Serrano, também proprietários do Independiente del Valle.

Outros investimentos

O Alcorcón, que também disputa a segunda divisão, foi adquirido em 2019 pelo empresário David Blitzer, acionista nas franquias do Philadelphia 76ers, da NBA, do New Jersey Devils, da NHL, além dos clubes de futebol Augsburg (Bundesliga), Crystal Palace (Premier League), ADO Den Haag (Eredivisie).

Já o Mallorca tem como dono o empresário Robert Saver, que é proprietário das franquias do Phoenix Suns, da NBA e do Phoenix Mercury, da WNBA. O clube foi comprado em 2016, por 20 milhões de euros.

Texto de Humberto Domiciano.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.