Foto: Divulgação
A inovação dentro dos estádios brasileiros vem, cada dia mais, sendo usada como estratégia pelos clubes brasileiros a fim de melhorar a experiência dos seus torcedores e gerar experiências novas e exclusivas.
Esta necessidade surgiu após a ida aos estádios se tornar algo menos regular por grande parte dos torcedores. Com isto, os clubes começaram a entender que, a criação de novas maneiras para atraí-los seria necessária para que as arquibancadas voltassem a encher…
Em um relatório de 2022 da Pluri Consultoria, a taxa média de ocupação da série A do Brasileirão foi de 49%, muito abaixo dos anos anteriores. Porém, este dado não quer dizer que os brasileiros deixaram de consumir o futebol, e sim que houve uma mudança na forma de assistir aos jogos, visto que a audiência pela televisão no Brasileirão de 2022 foi maior do que a de 2021.
É necessário entender que esta mudança aconteceu por diversos motivos, como: tempo cada vez mais limitado por parte dos torcedores, valor dos ingressos, problemas de locomoção para chegar aos estádios, dificuldades na hora da compra, falta de informações e canais de comunicação ineficazes.
A partir disso, os clubes enxergaram que a inovação seria uma grande aliada para que os estádios voltassem a lotar. Cada arena esportiva tem uma necessidade diferente de adaptar e melhorar suas estratégias a fim de atingir as expectativas de seus torcedores.
Alguns pontos devem ser levados em consideração e alinhados para que as estratégias usadas sejam de fato inovadoras, como:
● Entender que existe uma diversidade de torcedores diferentes e que esperam coisas diferentes;
● Ouvir o que cada um destes nichos de torcedores têm a dizer sobre as arenas, sejam
comentários positivos ou negativos;
● Compreender que a ida aos estádios é uma das opções de escolha dos torcedores para
assistir aos jogo;
● Averiguar os motivos pelos quais os torcedores trocam a ida aos estádios por outros locais.
Após este primeiro processo é possível entender e mapear quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos e assim solucionar de maneira inovadora estes problemas enfrentados.
Agora, por que é importante focar na experiência dos torcedores?
Os torcedores são, sem dúvidas, o maior patrimônio de um clube, e quando estão reunidos nas arquibancadas, se tornam um poderoso combustível para o time que está em campo.
Nas arquibancadas é que se gera o sentimento de pertencimento e que se criam experiências únicas e compartilhadas. Estes sentimentos de conexão e coletividade são importantes para que os torcedores se sintam cada vez mais parte do resultado da partida.
Apoiar um clube significa compartilhar valores, crenças e sentimentos. Criar uma identidade esportiva é criar vínculos entre Clube e torcida.
Pensando em tudo isso, algumas arenas esportivas já estão se adaptando e trazendo novidades neste setor, por exemplo, o Botafogo inaugurou um camarote – o Firezone – onde os torcedores podem fazer tatuagem enquanto acompanham os jogos.
Foto: Divulgação
O Vasco está realizando um planejamento inovador para a reformulação de seu estádio, com data prevista para 2027, que contará com 133 camarotes e as arquibancadas terão a tecnologia safe standing (barreiras de proteção) que faz com que o torcedor possa assistir aos jogos em pé com maior nível de segurança.
Além disso, esta inovação implementada possibilita que haja um ganho financeiro maior caso o Clube queira alugar o estádio para shows, pois o safe standing também pode virar uma cadeira e melhorar o conforto ao público.
Foto: Divulgação
Já o São Paulo, pensando também em economia financeira e em melhorar a experiência dos seus torcedores, estreou o maior anel de LED da América Latina em estádios.
Com a inovação, ficam aposentadas as adesivagens e os reparos que eram realizados nas placas de publicidade antigas e também surge a possibilidade de que novas ativações publicitárias sejam realizadas no Morumbi.
Foto: Rubens Chiri/SPFC
Com os exemplos acima, fica claro que não existe uma receita única para implementar inovações nos estádios brasileiros e que, quanto mais agradável é a experiência dentro dos estádios, maior é o poder de atração do público.
Texto de Jessica Ribeiro
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