Débora Saldanha foi destaques ao falar sobre projetos de inovação no Atlético-MG
Painel “Tecnologias disruptivas: identidades digitais e mais conexões com os fãs”
Na última semana, o FootHub esteve presente no Sports Summit Leaders, um evento promovido pelo Olé, que reuniu mais de 150 clubes, de mais de 15 países ao redor do mundo, para debater sobre gestão de futebol, categorias de base, inovação, relacionamento com os torcedores e alguns cases de clubes como River Plate, Boca Juniors, Flamengo e Sevilla.
A inovação foi um dos principais temas debatidos no evento, com Débora Saldanha, head de inovação do Atlético-MG, além de parceira do FootHub, participando do painel “Tecnologias disruptivas: identidades digitais e mais conexões com os fãs”. Estiveram junto no debate Íris Córdoba, diretora do Global Sports Innovation Center (GSIC), iniciativa de inovação da Microsoft, e Pepe Sánchez, co-fundador da Sportsfanz.
Um dos assuntos que esteve presente no painel foi como dar início ao trabalho com inovação em uma entidade esportiva. Tanto Débora quanto os outros debatedores mencionaram que o mais importante é possuir um plano, uma estratégia voltada para esse relacionamento com os torcedores e a atuação digital do clube ou empresa. Conhecer quais os ativos a entidade possui e entender aonde quer chegar a partir deste planejamento são elementos importantes, que facilitam inclusive no momento de definir quais tecnologias serão usadas ao longo da jornada.
Após este primeiro passo, chega a hora de falar com os fãs. Em tempos anteriores esse contato era mais fácil, pois o público de futebol tinha um perfil quase único. Atualmente, existem diversos segmentos dentro de uma torcida, como os fãs que vão ao estádio, os que preferem assistir apenas os melhores momentos e ainda aqueles que gostam de conteúdos de bastidores para complementar sua experiência. Entender tais diferenças é fundamental na hora de se comunicar com cada um deles, já que exigem formas e discursos diferentes.
Durante sua fala no Sports Summit, Débora ressaltou que em seu trabalho no Atlético-MG utilizou o conceito de comunidades para trabalhar esses diferentes perfis de torcedores, de acordo com suas características. Essa segmentação só é possível a partir da utilização de dados, coletados a partir de uma comunicação direta com a torcida. O clube mineiro realizou algumas pesquisas e iniciativas, como o Censo da Massa a ações no Super App, aplicativo voltado para engajamento dos fãs utilizado pelo Atlético, que possibilitaram a criação do Galo ID, uma identidade que auxilia a instituição a se conectar com tais torcedores a partir de suas preferências.
Leia: FootHub participa de evento para debater o futebol sul-americano
de Rodrigo Romano
Outro ponto importante ressaltado por Débora foi a sinergia entre clube e atletas na criação de conteúdo. Neste momento, não existe uma cultura em que os atletas entendam seu papel nas iniciativas de relacionamento com o torcedor, enquanto os fãs querem cada vez mais esse contato com seus ídolos. Cabe aos profissionais de inovação de cada clube, justamente com o departamento de futebol, realizarem esse trabalho em conjunto, fomentando a participação dos atletas em iniciativas como estas.
Os painéis que abordaram a inovação e tecnologia como tema principal não pararam por aí. Outros temas abordados foram plataformas de conteúdo, como TikTok e YouTube, além da utilização de inteligência artificial neste trabalho de conexão com torcedores. O evento trouxe diversos insights da área aos participantes e para o FootHub é sempre uma ótima oportunidade de aprender mais sobre temas atuais e futuros da indústria.
Quer aprender mais sobre inovação no futebol? Inscreva-se no curso Jogo da Inovação do FootHub, e venha aprender mais com a Débora Saldanha
Texto de Rodrigo Romano