No início da atual temporada trouxemos aqui no próprio FootHub uma análise sobre a atual edição da Copa do Nordeste, e com o encerramento da mesma hoje, 05 de maio, com a partida de volta da final entre Ceará x Bahia, buscamos fazer um balanço da competição, com foco principalmente em 2 pilares: comercial/marketing e comunicacional.
Antes de nos debruçarmos, podemos afirmar de antemão que a “Lampions League” deste ano ultrapassou nossas expectativas e conseguiu entregar um produto ainda melhor para seus fãs, para o nosso mercado esportivo e para as marcas envolvidas. A Copa tem se destacado pela valorização de suas raízes regionais e também pelo investimento em inovação. Desta forma temos visto diversas ações e ativações da competição, demonstrando um grande amadurecimento e evolução nas três frentes supracitadas, tornando-se um sucesso e uma referência não apenas na nossa região mas também a nível nacional.
O lado comercial da Copa
No âmbito comercial a competição atingiu um recorde de patrocinadores, com a renovação de Sporting Bet, Pitu, Ale Combustiveis e Nivea e a chegada de novas marcas como Umbro, Brahma, Krona Tubos e Conexões, Assaí Atacadista, Gin Gordon´s, Whisky Black & White, Consórcio Embracon, Digi+, Topper, Multilaser, Uniasselvi, Suggar Eletrodomésticos e até o TikTok.
Este sucesso comercial, segundo o Head Comercial da Copa do Nordeste Lucas Rizzo, se deve a alguns fatores, sendo eles:“… O reconhecimento de que a competição é uma plataforma completa para as marcas se comunicarem com o público da região. Acrescentaria nossa capacidade de montar planos customizados para cada parceiro e usar os diversos ativos da competição de maneira que atinjam seus objetivos e falem com seus consumidores.” – Em entrevista concedida ao Meio e Mensagem, que você pode conferir aqui.
De diferentes maneiras as marcas citadas foram ativadas e expostas durante a competição, com entregas variadas e personalizadas, como defendido pelo próprio profissional responsável, a Copa entregou valor nos mais diversos canais: LampiON, nas suas redes sociais, placas nos estádios, premiações, naming rights e exposição nos produtos de comunicação, são alguns dos exemplos. Fato é que a Liga soube tratar muito bem seus parceiros de forma a dimensionar suas importâncias e entregar valor de acordo com suas necessidades e particularidades. Confira a seguir alguns exemplos de ativações no ambiente online:
Ativações de Marca
Além das já citadas ativações acima, outras que nos chamaram a atenção foram a da Magalu e dos ALE Combustiveis. A primeira marca trouxe sua influenciadora virtual a Lu para comentar e trazer cupons para quem estivesse assistindo as partidas no Tik Tok, em partidas válidas pelas quartas e semifinais, um crossover inusitado, porém de respeito. Já a ALE proporcionou a alguns proprietários de postos uma espécie de Camarote em Casa, onde promoveu o encontro virtual com ex-jogadores e distribuiu kits para que os contemplados pudessem assistir as semifinais e finais da competição.
A comunicação da Copa
LampiON
O LampiON é o programa ao vivo e gratuito que a Copa trouxe para as tardes de sábado durante sua disputa, acompanhando as rodadas de forma simultânea e trazendo dados, lances importantes, estatísticas e análises. O programa foi uma forma de se aproximar daquele torcedor que não conseguia acompanhar os jogos ao vivo ou que tinham um interesse maior por uma parte mais analítica e focada em highlights, além disso era também mais um canal para as marcas apoiadoras aparecerem para seus públicos.
Twitch
Outro canal de comunicação bastante interessante que a Lampions trouxe foi seu canal na Twitch, onde o foco foi trazer análises, debates e comentários após os jogos da rodada, tudo isso com um tom descontraído como “pede” a plataforma. Quem ficou encarregado de tomar a frente destes programas de pós-jogo foi o pessoal do Podcast 45 Minutos, um dos mais influentes quando o assunto é o futebol da região.
Também na plataforma, foram lançados os canais: BahêaON (Bahia), NegoON (Vitória), VozãoON (Ceará), LeãoDoPiciON (Fortaleza), CoralON (Santa Cruz) e LeãoDaIlhaON (Sport), onde os assinantes destes canais podiam assistir os jogos de suas equipes com narração de streamers torcedores dos clubes, além de qualquer pessoa poder acompanhar a programação especial montada em cada canal.
TikTok
A Copa do Nordeste foi pioneira ao transmitir a 1ª partida de futebol no mundo na rede social TikTok. A histórica partida entre Ceará x CSA atingiu absurdos 634 mil espectadores e trouxe um novo canal e potencialmente um novo público para o campeonato trabalhar. Com uma transmissão divertida e trazendo até memes da própria plataforma, os jogos foram transmitidos ao vivo e gratuitamente.
Além desta partida, outras também foram transmitidas na rede social e a mesma entrou como patrocinadora da Lampions League. Além disso o TikTok trouxe o prêmio Lampião de Ouro que irá premiar a melhor comemoração da competição (“A celebração Porreta”), a revelação do campeonato (“O Cabra Revelação”) e o melhor perfil de clube no TikTok (“O Adm mais massa”).
Mais uma vez a inovação pautando a Copa e comprovando o porquê dela ser chamada de Maior competição do 1º semestre. Essas ações acabam mostrando um caminho para que outros stakeholders vejam a plataforma não apenas como um local para engajar seu público mas também um possível parceiro comercial e que oferece outras possibilidades de transmissões.
Redes Sociais
Como falamos em nosso primeiro texto, as redes sociais da competição se destacam pelo timing e frequência com que dialogam com os diferentes públicos da competição. Não há exclusividade para falar da Copa, com coberturas de outros campeonatos em que equipes nordestinas estejam envolvidas, desde o Pernambucano até a Sul-Americana. Outro fator que reforça esta presença é o entendimento da linguagem de cada público e que cada rede social pede.
Seguidores por plataforma:
- Youtube – 839k seguidores
- Instagram – 359k seguidores
- Tik Tok – 278k seguidores
- Facebook – 256k seguidores
- Twitter – 90k seguidores
- Twitch – 5,6k seguidores
Total = Mais de 1,8MI de seguidores somando as plataformas
Streaming
Sua plataforma de streaming, o Nordeste FC Sportingbet, possibilita aos seus assinantes a opção de ver as partidas da forma tradicional, além de assistir os melhores momentos e gols da partida no momento que quiserem, mesmo com a partida ainda em andamento. Este serviço é mais um diferencial que a competição traz para seus torcedores que ganham um leque bem interessante de possibilidades de se acompanhar uma partida de futebol. A plataforma permite ainda que o fã veja as cotações de apostas da partida, com a possibilidade de migrar para o próprio site da Sportingbet, patrocinadora oficial da competição e detentora dos naming rights da plataforma, segundo materia do MKTESPORTIVO.
Com a impossibilidade da presença de público a Copa do Nordeste nos mostrou um caminho bem interessante que uma competição pode tomar no ambiente digital: dialogar, engajar e fidelizar os mais diversos públicos, além da possibilidade de conectar marcas com estes fãs. Posto todos estes elementos que fizeram e fazem parte da nossa querida Copa do Nordeste, nós da EntreLinhas acreditamos que não há margem para dúvida de que a competição é sim a principal disputa do primeiro semestre, afinal Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e competições internacionais só terminam no 2º.
Lembrando que muitas destas propostas trazidas pelo torneio aconteceram com a competição já em andamento, o que nos deixa ainda mais ansiosos para a próxima edição onde os modelos propostos poderão ser aperfeiçoados e quem sabe tornarem-se ainda mais atrativos! Se você ainda não acompanha a competição fica a dica para que passe a tomar nota do que vem sendo feito pela mesma, vale para seu repertório e possíveis insights.
Texto de EntreLinhas Gestão Esportiva.