Foto: Mateo Villalba/Getty Images
A Análise de Mercado no Futebol é um campo que vem se tornando cada vez mais importante e fundamental para o sucesso dos clubes, tanto dentro quanto fora de campo. Por conta disso, os clubes estão cada vez mais investindo neste departamento. Através disso, alguns clubes são vistos como referência pela qualidade na captação e contratação de atletas, tanto no Brasil, quanto na Europa.
Athletico Paranaense
O Furacão é um clube que não tem um poder de investimento em contratações como os grandes clubes do Brasil, mas em todas as competições consegue fazer boas campanhas, inclusive sendo campeão da Copa do Brasil em 2019, e o bi campeonato da Sul Americana, em 2018 e 2021. Mas como?
Foto: José Tramontin/Athletico
O Athletico investe em pessoas qualificadas e recursos para otimizar esse trabalho, sendo a análise de mercado uma delas. Através deste Departamento, o clube consegue encontrar bons nomes no mercado, que estão fora do radar de outros clubes do país, contratando com um baixo valor, e vendendo por um alto.
Botafogo
O Botafogo, uma das primeiras SAFs do Brasil, a partir do acesso à primeira divisão começou a investir e estruturar o Departamento de Mercado, com um bom número de profissionais, que conseguiram também olhar para um mercado que poucos viram.
Foto: Vítor Silva/Botafogo
Contratações como Tiquinho Soares, Victor Sá, Júnior Santos, Jeffinho, são ótimos exemplos dos frutos que este departamento vem gerando para o Botafogo.
Palmeiras
O Palmeiras é outro clube que investe bastante no Departamento de Mercado, tanto no profissional quanto nas Categorias de Base. Grandes nomes do atual elenco do clube paulista, como Endrick e Estevão, foram contratados por outros clubes durante a base.
No futebol profissional, nomes que não são tão conhecidos no futebol brasileiro se destacam, como Aníbal Moreno, e jogadores jovens que se destacam em outros clubes, como Richard Rios.
Brighton
Analisando o cenário internacional, um exemplo que surge é o Brighton, equipe que disputa a Premier League da Inglaterra. O clube foi promovido para a primeira divisão nacional em 2017, e após algumas temporadas irregulares, tem melhorado seu desempenho esportivo graças aos reforços buscados pelo departamento de scout, além do retorno financeiro que a venda de alguns desses atletas gera.
Foto: Getty Images
Os dois principais destaques dessa atuação do Brighton no mercado vem da América do Sul, região que recebe muita atenção do clube. O primeiro nome é do meia Alexis Mac Allister, adquirido do Argentino Juniors por 8 milhões de euros, e vendido ao Liverpool por 42 milhões de euros. Já o segundo atleta é Moisés Caicedo, contratado junto ao Independiente Del Valle por 5 milhões de euros e vendido ao Chelsea por 133 milhões de euros, a transferência mais cara da história da liga inglesa.
Real Madrid
O Real Madrid não costuma ser visto como referência em encontrar as melhores oportunidades de mercado, pois o orçamento nunca foi problema para o clube merengue. No entanto, vale destacar aqui a mudança estratégica da equipe de análise de mercado dos gestores espanhóis, deixando de lado um perfil de atleta mais experiente e buscando jovens que possam entregar desempenho em alto nível por um bom tempo.
Foto: Getty Images
Este trabalho tem como líder Juni Calafat, que é filho de mãe brasileira e morou em São Paulo até os 14 anos. Juni chegou ao clube como responsável pela observação na América do Sul, e hoje chefia o departamento que tem como foco encontrar os melhores jogadores jovens do mundo e levá-los ao Real Madrid, como a promessa do Palmeiras Endrick.
Sevilla
Nos últimos anos, o Sevilla chegou à final da Liga Europa cinco vezes, vencendo nas quatro ocasiões anteriores. Parte desse sucesso é atribuído a Ramón Rodríguez Verdejo, conhecido como Monchi, que está no clube há mais de 30 anos e desempenhou um papel fundamental como diretor esportivo. Monchi baseia sua gestão em três pilares: formação de jovens nas categorias de base, um departamento de scouts eficaz e prospecção de atletas na transição entre amador e profissional. Desde sua chegada, o Sevilla dobrou o número de títulos conquistados, incluindo a Liga Europa, a Copa do Rei e a Supercopa da UEFA.
Foto: Icon Sports
O Sevilla conta com uma equipe de 10 a 15 scouts espalhados globalmente e um departamento de pesquisa e desenvolvimento com matemáticos, engenheiros, físicos, estatísticos e analistas. O Sevilla incorporou um modelo de gestão moderno que combina suas raízes esportivas com inovações tecnológicas, permitindo ao clube competir com eficácia, mesmo com recursos financeiros limitados em comparação com outras potências europeias. A prospecção de jogadores jovens com potencial de retorno financeiro é crucial para o Sevilla, que precisa ser ágil em suas decisões de contratação.
Podemos perceber que são clubes com culturas diferentes, realidades diferentes, mas que enxerga o Departamento de Análise de Mercado como crucial dentro da sua estratégia. Por conta disso, essa área é a que mais cresce na Indústria do Futebol, sendo uma ótima porta de entrada para quem deseja trabalhar com futebol. Para você que tem esse objetivo, inscreva-se no curso “Scouting – Análise de Mercado no futebol”.
Texto de Willian Sanmartin