Divulgação/Athletico
Para formar jogadores, é importante que os atletas tenham bastante tempo de jogo durante cada temporada. Além disso, é fundamental enfrentar adversários de um alto nível de competitividade e colocar os garotos para atuar em diferentes contextos. Por exemplo, fora do país e contra outras escolas. Foi o que fez o Athletico Paranaense na última semana.
A geração 2007/2008 do Furacão viajou até Rosário, na Argentina, e foi campeã do torneio Canteras de América sub-17. Os Piás do Caju derrotaram o Talleres na grande final por 2×1. Juliano Santini e Otávio Freitas balançaram as redes na grande decisão.
A competição foi realizada no centro de treinamento do Newell’s Old Boys. O torneio contou também com a participação dos seguintes clubes: Palmeiras, Newell’s, Olímpia, Seleção do México, Allianza Lima, Colo Colo, Estudiantes, Peñarol, Seleção do Equador e Seleção da Venezuela.
Confira a campanha do Rubro-Negro na íntegra:
Fase de grupos
Athletico 2×3 Alianza Lima
Gols do Furacão: Davi Alves
Athletico 2×1 Seleção do Equador
Gols do Furacão: Kayke e Richey
Talleres 0x2 Athletico
Gols do Furacão: Gabriel e Murilo
Semifinal
Athletico 2 (4) x (3) Seleção da Venezuela
Gols do Furacão no tempo regulamentar: Gustavo Gomes e Murilo
Gols nas penalidades: Gabriel Feitosa, Juliano Santini, Otávio e Murilo
Final
Athletico 2×1 Talleres
Gols do Furacão: Juliano Santini e Otávio Freitas
A nota negativa da campanha foram as cenas lamentáveis depois do apito final e da consagração do título. Assim que o árbitro encerrou a partida, os jogadores iniciaram a confusão e se agrediram dentro do campo.
Esta já foi a segunda vez em 2024 que o Athletico Paranaense dá aos seus jovens a oportunidade de enfrentar equipes da América do Sul. Em março, o time sub-16 dos Piás do Caju (geração 2008) foi vice do torneio Pioneros no Uruguai. Na ocasião, o Furacão terminou com o vice-campeonato ao perder a final para o Racing da Argentina por 1×0.
Divulgação/Albion FC
A tendência é que o Athletico continue disputando este tipo de competição, afinal, uma das obsessões do time presidido por Mário Celso Petraglia é conquistar a Copa Libertadores da América. Que tal formar atletas acostumados a enfrentar jogadores dos países vizinhos?
Texto de José Gustavo Félix
Quer ter informações em primeira mão sobre a indústria de Categoria de Base?
A Comunidade Categoria de Base do FootHub é o lugar certo para isso! Uma comunidade gratuita, onde você tem acesso a conteúdos especiais sobre o tema como ebooks, entrevistas e lives, acessos exclusivos e networking com profissionais referências no mercado.
Para participar, clique aqui!