registro das lentes de lucas uebel
registro das lentes de lucas uebel

As Lentes do Futebol: imagens que contam histórias

Em um novo formato, está de volta o curso “As Lentes do Futebol”, uma realização do FootHub com Lucas Uebel, fotógrafo oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e umas das referências quando o assunto é fotografia esportiva. Os participantes terão a oportunidade de aprender e ouvir relatos de quem está nos vestiários e gramados desde 2007, com trabalhos em grandes competições como a Copa do Mundo e Olimpíadas, além da rotina do clube gaúcho.

Clique aqui para saber mais informações do curso “As Lentes do Futebol” e garantir a sua vaga!

Foto: Lucas Uebel.

No entanto, Lucas precisou construir sua jornada no mercado até atingir a autoridade para lançar um curso de fotografia. Este caminho teve início na faculdade de jornalismo, onde trabalhar com esporte, mais precisamente futebol,  sempre foi o desejo do nosso professor. No início, a fotografia era a paixão de Lucas, mas não a área em que pretendia atuar, tanto que os estágios foram feitos em outras áreas do jornalismo.

Fui começar a trabalhar com fotografia depois de formado. Depois que me formei eu passei um ano na Nova Zelândia, fazendo cursos, trabalhando e tendo essa experiência, e foi lá que eu comprei minha primeira câmera. Foi lá também que eu decidi que quando eu voltasse pro Brasil eu ia ser fotógrafo.

Lucas Uebel, Fotógrafo Oficial do Grêmio.

A primeira chance de atuar na área veio por indicação de um professor da faculdade, na Agência Preview de Porto Alegre, no segundo semestre de 2007. Casualmente a agência que abriu as portas do mercado para Lucas atuava com futebol, concretizando o objetivo buscado durante todo o período de estudos.

O trabalho de Lucas Uebel na Preview consistia em fotografar os treinamentos do Grêmio. A convivência diária com o clube e com as pessoas que estavam naquele ambiente foi fundamental para o próximo salto na carreira. Em 2010, o clube gaúcho, que utilizava o fotógrafo oficial apenas durante as partidas, quis aumentar sua área de atuação, buscando um novo profissional. O contato próximo permitiu que Lucas participasse do processo de escolha, sendo contratado na sequência para ser o fotógrafo oficial do Grêmio, função que exerce até hoje com a cobertura de jogos, treinos e eventos oficiais do clube.

Queriam ampliar a área da fotografia, não ficar só nos jogos. Pediram orçamento para alguns profissionais, eu fui um deles e aí fechou. Eu conhecia o pessoal lá, o pessoal me conhecia, gostava do meu trabalho e casou tudo, sou gremista de nascimento

LUCAS UEBEL, FOTÓGRAFO OFICIAL DO GRÊMIO.

Lucas destaca o período inicial de sua carreira como um dos mais importantes. Além de permitir que estivesse próximo do clube em que trabalharia no futuro, os diversos dias em que fotografava o treino gremista trouxe diversas lições, inclusive com os erros cometidos no início. “A fotografia esportiva é que nem o esporte, quanto mais o cara treina melhor a performance dele. Na fotografia é igual, quanto mais tu praticar, quanto mais tu treinar, melhor vai ser tua fotografia. É essa prática que vai te levar a ser um fotógrafo melhor.”

Foto: Lucas Uebel.

Depois de 7 anos no Grêmio, veio o melhor momento. A conquista da Copa Libertadores de 2017 foi registrada desde o primeiro jogo na Venezuela, contra o Zamora. O clube foi avançando até a grande final, contra o Lanús, decidida na Argentina. Lucas pode registrar a história acontecendo direto do gramado, na vitória por 2 x 1 que deu ao tricolor seu terceiro título continental.

Foi um momento único na minha carreira. Eu tava presente ali, dentro dos bastidores acompanhando tudo. Tive que segurar meu coração para fotografar tudo que dava, conseguir fazer meu melhor, tanto que depois virou um livro: Reconquista, a história do tricampeonato da América.

LUCAS UEBEL, FOTÓGRAFO OFICIAL DO GRÊMIO.

Desde 2018, Lucas assumiu, em parceria com o FootHub, seu lado professor. O curso “As Lentes do Futebol” já oportunizou algumas pessoas a aprenderem mais sobre a fotografia no futebol, com exemplos de pessoas que, a partir do curso, começaram uma nova trajetória no mercado de trabalho, contando histórias a partir das imagens registradas.

“Como todo profissional,  o estudo é fundamental para você evoluir na tua carreira. Na fotografia não é diferente. Então eu recomendo quem quer começar nessa área buscar cursos, mas não só cursos, estudar bastante, conhecer outros profissionais, buscar referências. É importante tu ter referências, tentar entender o que o profissional que tu gosta tá fazendo, porque ele tá fazendo.”

Texto de Equipe FootHub.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.