A Análise de Mercado no Futebol é um campo que vem se tornando cada vez mais importante e fundamental para o sucesso dos clubes, tanto dentro quanto fora de campo. Por conta disso, é a área que mais cresce na indústria do futebol, devido a necessidade dos clubes em encontrar boas oportunidades de negócio, seja para contratação ou venda de jogadores, sempre entendendo a importância de manter a saúde financeira.
Este Departamento envolve a avaliação de diversos fatores para identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas inteligentes, com apoio de tecnologias e softwares que ajudam neste trabalho complexo. Mas partimos do início, o que é Análise de Mercado?
O que é Análise de Mercado?
De forma mais objetiva, o departamento de mercado tem a responsabilidade de identificar, avaliar e contratar novos jogadores, em estreita colaboração com o treinador, a equipe técnica como um todo e a direção, para fortalecer o elenco de acordo com as necessidades estratégicas.
Essa área é fundamental para todos os clubes, ainda mais a partir do momento em que algumas instituições apresentam orçamentos escassos para reforços, tendo margem reduzida para buscar atletas que não se encaixem em seu modelo de jogo e filosofia da entidade.
Os “Scouts”, como são chamados no meio do futebol, são responsáveis pela análise técnica e tática de atletas, mapear e definir o perfil individual dos jogadores, além de ser um suporte para a tomada de decisão dos Executivos de futebol em contratar o jogador ou não.
Sua principal atribuição é encontrar oportunidades de contratação para seu clube, levando em conta aspectos internos da entidade, como cultura de jogo e condições financeiras que possam viabilizar o negócio.
Dessa maneira, o departamento realiza as análises e os mantém em um banco de dados, para quando for necessário ir ao mercado de transferências, ter o maior número de nomes possíveis para fazer o melhor negócio para o clube.
É importante ressaltar aqui que o trabalho do analista se relaciona com diversos profissionais, tanto da equipe diretiva, quanto os analistas de desempenho. Por conta dos analistas de mercado e desempenho trabalharem muitas vezes em conjunto, as funções são diferentes.
Diferença entre Análise de mercado e desempenho
O trabalho do analista de desempenho serve como uma ferramenta que tem como objetivo contribuir na performance coletiva e individual, com dados coletados de forma qualitativa, observando a movimentação do jogador, quais as características, e quantitativa, que são números de partidas, participações em gols, passes, quanto correu, etc. Vale destacar que o analista de desempenho realiza as observações tanto nos jogos, quanto nos treinamentos.
Após coletar os dados, eles são organizados em um banco, e transformados em materiais para serem apresentados para os jogadores, em forma de feedback, de maneira mais prática, para que o atleta consiga compreender e absorver as informações, e assim melhorar sua performance, realizando exercícios específicos para o aprimoramento.
Além disso, esses relatórios são divulgados para a comissão técnica também, pontuando aspectos fortes e fracos da equipe, padrões táticos, e situações que precisam ser aperfeiçoadas.
Em suma, os objetivos da análise de desempenho incluem:
- Medir o desempenho individual ou coletivo dos jogadores do clube;
- Analisar os adversários;
- Observar possíveis futuros jogadores;
- Identificar pontos fortes e fracos;
- Realizar relatórios;
- Desenvolver planos de ação para melhoria;
- Auxiliar o processo de tomada de decisão;
Aqui preparamos um quadro mostrando as principais diferenças entre os dois departamentos:
Estruturação do Departamento de mercado
É importante ressaltar que o Analista de Mercado pode atuar de diversas formas, pode ser Analista de Clube ou trabalhar com agentes de atletas.
Se tratando mais do analista de mercado de clube, é uma função que vem cada vez mais sendo valorizada pelas instituições, claro que cada um dentro da sua realidade.
Os clubes com grande aporte financeiro, como Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, tem o setor de análise de mercado estruturado por um coordenador, pelos analistas de mercado, por observadores, colaboradores, que podem ser o auxiliar técnico ou até os analistas de desempenho, e os analistas de dados, para realizar um relatório completo desses atletas.
Já em clubes menores, a estrutura muitas vezes é dividida entre um Analista de Mercado, um Analista de Desempenho e um Diretor. Dessa maneira, os recursos e a área abrangente são menores, mas é a realidade que o clube pode arcar no momento.
Dentro da estrutura de um Departamento de Mercado, existem diversos cargos que podem fazer parte da engrenagem:
- Diretor Executivo
- Diretor Técnico
- Coordenador Metodológico
- Gerente de Mercado
- Head Scout
- Coordenador de análise de mercado
- Coordenador jurídico / administrativo
- Analista de Mercado
- Analista de dados
- Vídeo Scout
- Analista interno
- Analista empréstimo
- Observador apoio
- Assistente de Scouting
- Assistente administrativo
Por mais que sejam muitos profissionais, a rotina desses analistas é semelhante, e segue um ciclo toda vez que é observado um atleta:
Rotina do Analista de Mercado
1- Diagnóstico do elenco – É analisado o contexto do clube, cultura e identidade, os objetivos traçados para a temporada, ideias e necessidades do treinador e do clube.
2- Definição de perfil – Ver os indicadores globais e específicos dos atletas, modelos de jogo e do jogador.
3- Atleta – Verifica os indicadores, determina o mercado alvo, define como será o monitoramento e as oportunidades que podem surgir no mercado.
4- Filtro de análise – Momento de fazer o relatório inicial daquele atleta, observando o jogo e o jogador. Nesse tópico é importante destacar a observação in loco, que permite analisar o que o jogador faz sem a bola.
5- Listas de monitoramento – No momento de montar as listas, é necessário criar parâmetros para direcionar os jogadores observados.
6- Análise profunda – Neste momento, o Scout vai criar a ficha do atleta, o relatório final, com um parecer muito mais profundo, contextualizar qual seria a importância deste atleta na equipe, com vídeos de caracterização.
7- Compartilhamento e armazenamento sistema interno – Momento que ocorre a reunião com o treinador e o executivo para definir quais os atletas serão alvos.
8- Banco de dados e times sombras – Todas as informações coletadas neste processo vão para um banco de dados, e é formado os times sombras, que são atletas que irão ser os substitutos, caso os que estejam no clube se lesionam ou sejam transferidos.
Para realizar todo esse trabalho, existem algumas ferramentas que oferecem uma gama de informações para esses profissionais, como jogos, que é possível observar as características do jogador, dados de quantas vezes toca na bola, média de passes, velocidade, finalização… dependendo da posição de cada atleta.
As ferramentas para o analista de mercado no futebol
Hudl
Uma das ferramentas mais utilizadas pelos analistas é a Hudl, que tem como principal especialidade a análise de vídeo esportivo. A empresa oferece uma plataforma online que permite que os scouts capturem, editem, analisem e compartilhem vídeos de treinamentos e jogos. Com essa tecnologia, é possível marcar momentos-chave, criar playlists de destaques, fazer anotações e fornecer feedback aos jogadores de maneira mais eficiente.
Através desses vídeos, os profissionais conseguem de forma mais fácil e rápida, analisar detalhadamente o desempenho individual e coletivo dos atletas observados.
Recentemente a Hudl comprou a empresa Wyscout, responsável pela tecnologia mais usada no mundo. Na plataforma, é possível assistir mais de 400 milhões de jogos, desde os 5 melhores campeonatos Europeus (Premier League, Bundesliga, Liga, Ligue 1, Serie A) aos torneios juvenis mais importantes em todo o mundo. Além disso, é oferecido todos os dados estatísticos de mais de 550 mil jogadores e times.
Os clientes podem analisar todos os dados estatísticos dos jogadores, e assim, identificar o perfil do jogador e todas as suas características dentro de campo, possibilitando a comparação de atletas, e um estudo mais aprofundado dos atletas dentro do elenco e os adversários. Essa ferramenta facilita também na contratação de atletas, ou seja, com todas essas informações à sua disposição.
Kyn Analytics
Outra ferramenta muito utilizada é a Kyn Analytics, empresa equatoriana, capaz de analisar dados providos de outros softwares, além de ser capaz de coletar tais números de maneira independente, oferecendo estatísticas em tempo real de cada jogador.
O principal pilar do trabalho da Kin Analytics se trata da criação de KPI, indicadores-chave de desempenho, que sustentam os quatro serviços disponibilizados pela empresa:
- Análise da equipe
- Análise do rival
- Análise analítica de jogadores
- Apoio analítico avançado
Através dessa ferramenta, o Analista de mercado consegue observar jogos, atletas específicos, dados qualitativos e quantitativos, e assim, abastecer seu banco de dados.
Scout Decision
A ScoutDecision é um software português que ajuda os Analistas de Mercado, Desempenho e Scouts a organizar os seus bancos de dados de jogadores observados, criar e analisar os seus relatórios de scout e montar visualizações como times sombra, shortlists e planeador de recrutamento.
A filosofia deste software, totalmente baseado na web, é adaptar-se aos processos do analista e não o contrário. Muitas plataformas tentam ensinar os usuários sobre seus processos e avaliações. Na ScoutDecision, tudo pode ser customizado, desde os critérios a serem avaliados, às escalas das avaliações e até às caixas de comentários presentes nos relatórios.
Com esse nível de customização, o analista consegue moldar a plataforma aos seus processos e necessidades, e depois filtrar os seus relatórios e jogadores com base na informação que ele próprio criou.
Para além de tudo isso, na plataforma pode ser compartilhado com um link de partilha ou baixado como PDF, para facilitar a partilha de informação e promoção de jogadores.
Footlink
Footlink é uma plataforma de gestão de departamento de mercado para clubes e agentes de futebol. Através dessa tecnologia, os analistas conseguem gerenciar em um único lugar todos os nomes analisados, disponibilizando para todo o Departamento de Futebol acesso a listas de jogadores analisados.
Além disso, com mais de 550.000 atletas cadastrados, é possível identificar os atletas das maiores ligas do mundo, contando com todos os jogadores inscritos no BID da CBF, tanto do futebol masculino quanto do feminino, além de todas as competições federadas de base do país a partir do sub-13.
Ainda dentro da plataforma, há uma área destinada somente para os analistas, onde é possível criar e armazenar relatórios e avaliações de atletas, realizar a montagem de times sombra e conseguir dividir o fluxo de trabalho compartilhado com todo o departamento de futebol do clube.
SportsBase
SportsBase é um novo projeto digital dedicado à criação de um sistema de análise de futebol e análise de vídeo. A empresa fornece uma ampla gama de serviços que cobrem todas as solicitações possíveis dos clientes, incluindo uma plataforma de vídeo, relatórios estatísticos pós-jogo, detalhamento ao vivo com atraso mínimo, dados brutos, relatórios de rastreamento de condicionamento físico dos jogadores e relatórios analíticos dos jogadores.
Através da plataforma, é possível filtrar os jogadores pelas estatísticas desejadas, para encontrar os melhores candidatos, além de ter acesso rápido para revisar todas as ações do jogador, e poder compartilhar os vídeos para membros do departamento de futebol, agilizando assim, alguns processos.
NoiseFeed
NoiseFeed, é uma empresa de dados de futebol especializada em informações sobre o histórico de lesões de jogadores. Na biblioteca de dados exclusiva foi projetada para oferecer aos clubes e organizações uma vantagem na avaliação da situação de lesão de um jogador, graças a informações confiáveis e atualizações em tempo real.
Apresenta relatórios com todos os detalhes possíveis das lesões, como área do corpo, lateral, tipo de lesão, jogos perdidos, tempo afastado, como ocorreu a lesão, além de vídeos mostrando todos os detalhes.
Desta maneira, o analista consegue ver todo o histórico de lesões dos atletas, e assim, abastecer o Executivo de Futebol com o máximo de informações possíveis sobre cada atleta, reduzindo assim, a margem de erro nas contratações.
Como podemos perceber, existem diversas tecnologias que dão apoio ao trabalho do analista, para que assim, a margem de erro seja cada vez menor, que é o que os clubes buscam.
Como funciona a análise de mercado em um clube de futebol
O objetivo que os clubes querem quando montam o Departamento de Mercado é ter um banco de dados com o maior número de atletas analisados, e a partir do apoio destas tecnologias, os analistas conseguem realizar essa função respeitando 6 processos:
Monitoramento do Mercado Profissional
- Definição das Ligas a serem analisadas (trimestral)
- Agenda de jogos
- Jogos para os scouts
- Jogos para os apoios
- Aprofundamento Scouts/ Apoios/ Stats
- Montagem de lista de atletas
Monitoramento das Categorias de Base
- Definições das competições e ano (semestral)
- Agenda de jogos
- Jogos em vídeos/Apoio
- Jogos in loco Scouts
- Aprofundamento Scouts/Apoio
- Montagem de Lista de Atletas
Indicações de Mercado Profissional
- Registro no sistema
- Checagem no Banco de Dados
- Análise do currículo/Momento atual
- Análise Qualitativa
- Análise das métricas
- Registro no sistema e resposta ao agente indicador
Indicações Categorias de Base
- Registro no sistema
- Checagem no Banco de Dados
- Análise do currículo/Momento atual
- Análise Qualitativa
- Análise das métricas
- Registro no sistema e resposta ao agente indicador
Avaliações Categorias de Base
- Agendamento de avaliação
- Registro no sistema
- Recebimento do atleta
- Avaliação técnica
- Relatório de aprovação ou reprovação
- Registro no sistema e resposta ao agente indicador
Avaliações Internas
- Divisão das Categorias por Scout (mensal)
- Acompanhamento de 3 treinos por semana
- Acompanhamento de todos os jogos
- Relatório Mensal de todos os atletas
- Reunião trimestral com as comissões técnicas
Para abastecer esse banco de dados, os scouters realizam relatórios de cada um dos atletas analisados, mas quais são as informações que devem estar presentes?
Como montar um relatório de análise de mercado no futebol
O relatório do analista, por mais que siga uma customização, segue uma linha com as seguintes informações:
- Informações básicas do atleta (nome, idade, estatura, clube, nacionalidade posição, pé dominante, contrato, agente)
- Currículo do atleta (formação, histórico, local de nascimento, evolução da
carreira, histórico clínico)
- Questões comportamentais (conduta profissional e pessoal)
- Características positivas e pontos de atenção
- Estatísticas recentes (número de jogos como titular, disponibilidade, gols, assistências)
- Estatísticas avançadas e comparativo (com outros alvos ou atletas do elenco)
- Parecer técnico do Departamento de Mercado, status e projeção
- Link para vídeo-análise de performance e características (foco em 6 meses, máximo 1 ano
Através destas informações precisas e análises aprofundadas, o Executivo de Futebol terá uma tomada de decisão mais estratégica e assertiva em relação às contratações, visando o retorno técnico e financeiro.
Agora que você já conhece a rotina, os processos para a construção de relatórios e banco de dados, e as tecnologias utilizadas, chegou o momento de saber o que é preciso para trabalhar com análise de mercado.
Como trabalhar com análise de mercado no futebol
Para o Gerente de Mercado do Atlético-MG e professor do FootHub, Rodrigo Weber, existem três características, de forma mais geral, que o analista de mercado precisa ter: Informação, Aptidão e Relacionamento.
Através do curso “Scouting – Análise de Mercado no futebol” do FootHub, trazemos todas essas características citadas por Rodrigo, desde informações de como estruturar um departamento de mercado, as ferramentas essenciais, princípios da captação de atletas e cases de clubes, até no relacionamento com diversos profissionais que atuam na área, como também em outras funções dentro da indústria do futebol.
Um dos diferenciais do curso será a oportunidade de nossos alunos realizar estágio em um clube de futebol, onde terão a chance de analisar atletas, entender o funcionamento de um departamento na prática e ter uma primeira experiência na indústria do futebol, e assim, dar o pontapé inicial na carreira como analista de mercado no futebol.
A estrutura do curso é composta por 5 aulas no total, sendo 4 ao vivo pela plataforma do Zoom nos dias 15, 16, 17 e 18 julho das 19h às 22h, além de um módulo gravado com os principais softwares do mercado apresentando suas tecnologias. Os encontros apresentam dinâmicas interativas que trazem o networking e compartilhamento de conhecimento entre alunos e professores tendo como objetivo mostrar o lado prático da função.
Quem são as referências na área de análise de mercado
No Brasil, temos muitos profissionais que são referências na área de análise de mercado, tendo processos e estratégias que seguem a linha deste texto. Confira alguns nomes:
Alessandro Brito – Head Scout do Botafogo, responsável pela reestruturação do elenco após o acesso à Série A em 2022. Foi o responsável por analisar atletas que vem se destacando no campeonato, como Tiquinho Soares, Junior Santos e Victor Sá.
Giovani Dalla Valle – Head Scout do Avaí, com duas passagens pelo departamento de mercado do Athletico PR, sendo um dos responsáveis pelas contratações de Bruno Guimarães, Rony e Terans.
Guilherme Dias – Head Scout do Palmeiras, Guilherme já está há 10 anos no Alviverde, iniciando sua carreira como analista de desempenho, e em 2021, migrando para a Análise de Mercado. Um dos responsáveis por diversas contratações do clube, podemos destacar mais recentemente a contratação de Richard Rios, Lázaro, Aníbal Moreno e o brasileiro Felipe Anderson.
João Marcos Soares – Profissional que atua na comissão técnica de Dorival Júnior na CBF, foi coordenador de Mercado do São Paulo de junho de 2023 a março de 2024, sendo um dos responsáveis pela aquisição de novos atletas para a disputa da Libertadores de 2024, analisando nomes como Ferraresi, Ferreirinha, Bobadilla e Erick.
Rodrigo Weber – Coordenador de Mercado do Atlético-MG desde fevereiro de 2022, é mais um dos grandes nomes da indústria, trazendo grandes destaques para o Galo, como Paulinho, Gustavo Scarpa e Zaracho.
Os clubes que são referências no Departamento de mercado
Foto: Mateo Villalba/Getty Images
Além do reconhecimento de profissionais, é possível acompanhar alguns clubes que são vistos como referência pela qualidade na captação e contratação de atletas, tanto no Brasil, quanto na Europa.
Athletico Paranaense
O Furacão é um clube que não tem um poder de investimento em contratações como os grandes clubes do Brasil, mas em todas as competições consegue fazer boas campanhas, inclusive sendo campeão da Copa do Brasil em 2019, e o bi campeonato da Sul Americana, em 2018 e 2021. Mas como?
O Athletico investe em pessoas qualificadas e recursos para otimizar esse trabalho, sendo a análise de mercado uma delas. Através deste Departamento, o clube consegue encontrar bons nomes no mercado, que estão fora do radar, contratando com um baixo valor, e vendendo por um alto.
Botafogo
O Botafogo, uma das primeiras SAFs do Brasil, a partir do acesso à primeira divisão começou a investir e estruturar o Departamento de Mercado, com um bom número de profissionais, que conseguiram também olhar para um mercado que poucos viram.
Contratações como Tiquinho Soares, Victor Sá, Júnior Santos, Jeffinho, são ótimos exemplos dos frutos que este departamento vem gerando para o Botafogo.
Palmeiras
O Palmeiras é outro clube que investe bastante no Departamento de Mercado, tanto no profissional quanto nas Categorias de Base. Grandes nomes do atual elenco do clube paulista, como Endrick e Estevão, foram contratados por outros clubes durante a base.
No futebol profissional, nomes que não são tão conhecidos no futebol brasileiro se destacam, como Aníbal Moreno, e jogadores jovens que se destacam em outros clubes, como Richard Rios.
Brighton
Reprodução The Sun
Analisando o cenário internacional, um exemplo que surge é o Brighton, equipe que disputa a Premier League da Inglaterra. O clube foi promovido para a primeira divisão nacional em 2017, e após algumas temporadas irregulares, tem melhorado seu desempenho esportivo graças aos reforços buscados pelo departamento de scout, além do retorno financeiro que a venda de alguns desses atletas gera.
Os dois principais destaques dessa atuação do Brighton no mercado vem da América do Sul, região que recebe muita atenção do clube. O primeiro nome é do meia Alexis Mac Allister, adquirido do Argentino Juniors por 8 milhões de euros, e vendido ao Liverpool por 42 milhões de euros. Já o segundo atleta é Moisés Caicedo, contratado junto ao Independiente Del Valle por 5 milhões de euros e vendido ao Chelsea por 133 milhões de euros, a transferência mais cara da história da liga inglesa.
Real Madrid
O Real Madrid não costuma ser visto como referência em encontrar as melhores oportunidades de mercado, pois o orçamento nunca foi problema para o clube merengue. No entanto, vale destacar aqui a mudança estratégica da equipe de análise de mercado dos gestores espanhóis, deixando de lado um perfil de atleta mais experiente e buscando jovens que possam entregar desempenho em alto nível por um bom tempo.
Este trabalho tem como líder Juni Calafat, que é filho de mãe brasileira e morou em São Paulo até os 14 anos. Juni chegou ao clube como responsável pela observação na América do Sul, e hoje chefia o departamento que tem como foco encontrar os melhores jogadores jovens do mundo e levá-los ao Real Madrid, como a promessa do Palmeiras Endrick.
Sevilla
Nos últimos anos, o Sevilla chegou à final da Liga Europa cinco vezes, vencendo nas quatro ocasiões anteriores. Parte desse sucesso é atribuído a Ramón Rodríguez Verdejo, conhecido como Monchi, que está no clube há mais de 30 anos e desempenhou um papel fundamental como diretor esportivo. Monchi baseia sua gestão em três pilares: formação de jovens nas categorias de base, um departamento de scouts eficaz e prospecção de atletas na transição entre amador e profissional. Desde sua chegada, o Sevilla dobrou o número de títulos conquistados, incluindo a Liga Europa, a Copa do Rei e a Supercopa da UEFA.
O Sevilla conta com uma equipe de 10 a 15 scouts espalhados globalmente e um departamento de pesquisa e desenvolvimento com matemáticos, engenheiros, físicos, estatísticos e analistas. O Sevilla incorporou um modelo de gestão moderno que combina suas raízes esportivas com inovações tecnológicas, permitindo ao clube competir com eficácia, mesmo com recursos financeiros limitados em comparação com outras potências europeias. A prospecção de jogadores jovens com potencial de retorno financeiro é crucial para o Sevilla, que precisa ser ágil em suas decisões de contratação.
Podemos perceber que são clubes com culturas diferentes, realidades diferentes, mas que enxergam o Departamento de Análise de Mercado como crucial dentro da sua estratégia. Por conta disso, essa área é a que mais cresce na Indústria do Futebol, sendo uma ótima porta de entrada para quem deseja trabalhar com futebol. Para você que tem esse objetivo, inscreva-se no nosso curso “Scouting – Análise de Mercado no futebol” do FootHub, e aprenda tudo com os melhores profissionais da indústria.
Texto de Willian Sanmartin