esporte
esporte

Além da bolha: O esporte como ponte entre universos

No mundo polarizado em que vivemos, onde grupos muitas vezes se fecham em bolhas de pensamento e convivem com aqueles que pensam da mesma forma, o esporte tem se destacado ao explorar novas conexões e trazer esses grupos para dentro da indústria.

Em 2023, os tabloides americanos, ao anunciarem o relacionamento da cantora pop Taylor Swift com o jogador de futebol americano Travis Kelce, do Kansas City Chiefs, trouxeram novos olhares para a NFL. As “swifties”, como são conhecidas as fãs da cantora, passaram a acompanhar os jogos da franquia, o que resultou em um aumento recorde de audiência da NFL e um crescimento de 40% nas vendas de ingressos para os jogos do Chiefs. Diante desse novo interesse pelo torneio, a NFL soube aproveitar a oportunidade, e surgiram rumores de que o calendário de jogos do Chiefs foi ajustado para não coincidir com a agenda de shows da cantora.

Outra estratégia eficaz para “furar a bolha” foi adotada pela Brahma, que buscou desmistificar a ideia de que as camisas de time são exclusivas para os estádios. A marca utilizou uma sessão de fotos com a modelo gremista Andressa Ambrósio, vestindo as cores do Grêmio durante a semana de moda em Paris. Essa iniciativa fez com que a marca criasse conteúdo com influencers que contribuísse no objetivo da campanha.

A relação entre celebridades e esportistas tem sido uma via de mão dupla, com a presença de estrelas em eventos esportivos e seu engajamento com times e competições, o que tem trazido visibilidade e novos fãs para os esportes. Esse ciclo positivo impulsiona o interesse pelo esporte e pela cultura das celebridades.

Jogo da Inovação

Quando falamos em estratégias de engajamento, trazer novos grupos para dentro da indústria, e criação de relacionamento, estamos falando de Inovação. Cada vez mais, clubes vem buscando implementar a inovação nos seus processos e dia-a-dia, entendendo a importância disso para o futuro do clube e experiência dos torcedores.

Por conta disso, o FootHub promoveu o curso Jogo da Inovação, um conteúdo gravado para você ver e rever quando quiser, com 8 horas de conteúdo, você irá entender mais deste ecossistema de inovação com profissionais que são referências na área, como Débora Saldanha, Head de Inovação do Atlético-MG, Gustavo Comeli, Palestrante, professor e consultor em estratégias de Inovação Corporativa, e Rodrigo Romano, Head de Inovação do FootHub.

Além dos conteúdos gravados, o curso oferece um masterclass de inovação no futebol para você acompanhar as mudanças neste cenário, e fortalecer sua rede de contatos. Então não perca tempo, clique aqui e saiba mais.


Além disso, o esporte desempenha um papel importante na quebra de barreiras culturais e sociais. Quando um esporte ou time é capaz de unir pessoas de diferentes origens e crenças, ele vai além do entretenimento e se torna um agente de mudança e inclusão social.

Portanto, explorar essas conexões e estratégias inovadoras é fundamental para potencializar o alcance e o impacto positivo do esporte na sociedade. Ao atravessar essas bolhas e alcançar novos públicos, o esporte se fortalece como uma ferramenta poderosa de integração e transformação social.

Texto de Gabriel Klein.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.