estádio vazio
estádio vazio

A educação que traz a mudança

Educação, inovação e conexão. Estes são os três pilares do FootHub. No texto de hoje queremos falar sobre o primeiro deles. A educação foi, desde o início do projeto, um dos nossos princípios pelo simples fato de que é através dela que as grandes transformações acontecem na sociedade, e no esporte não seria diferente. Se estamos nos propondo a auxiliar na solução dos problemas do futebol, é impossível não falarmos de educação e o conhecimento adquirido a partir desta. 

Quando se fala em melhorar a sociedade, a área que mais é lembrada para ajudar nesta transformação é a educação. “O país deveria investir mais em educação”, exclamam milhares de pessoas diariamente em suas redes sociais, todas elas com razão. O processo de adquirir conhecimento auxilia em diversos aspectos dentro da comunidade, desde uma melhor condição de vida até a saúde das pessoas.

Como o futebol se encaixa nisso?

Toda a reflexão feita para a sociedade vale também para o futebol. A educação dentro do esporte ajuda em várias frentes, principalmente pelo fato de permitir que as pessoas conquistem um repertório maior que favoreça a tomada de decisão, seja no jogo em si, na gestão ou até mesmo na formação de atletas como pessoas preparadas para a vida.

Onde a educação pode ajudar?

A educação pode auxiliar na gestão do próprio esporte. O mercado de trabalho na indústria do esporte cresce cada vez mais e os novos profissionais têm buscado qualificação em diversas áreas para ter mais chance de encontrar um lugar neste mercado tão concorrido. Até mesmo os dirigentes políticos, figuras tão importantes e ao mesmo tempo questionadas no ecossistema do futebol brasileiro se atentaram para o fato de que precisam buscar iniciativas de educação para realizar uma gestão mais profissional, algo que passou a ser exigência inclusive dos torcedores mais recentemente. 

A educação também é fundamental na formação de pessoas preparadas para o mundo atual, caso suas carreiras como jogadores não atinjam o nível esperado. Existe muita pressão envolvida na trajetória vivida por meninos e meninas que desejam se tornar atletas profissionais. Aquela pode ser não só a salvação de suas vidas, mas um caminho para um futuro melhor para suas famílias.

No entanto, não são todos que conseguem atingir seus objetivos. É aqui que a educação ganha importância. Clubes e entidades envolvidas devem incentivar que estes jovens adquiram conhecimento, para que, em caso de insucesso, consigam prosperar em outros mercados. E caso alcancem o objetivo de ser jogador profissional, inicia a carreira com melhores condições que muitos companheiros, conseguindo tomar melhores decisões tanto dentro, quanto fora de campo.  

Por fim, a educação pode ajudar a ensinar alguns valores aos torcedores, como dito em texto anterior. Aqui surge uma nova função para o atleta: cada vez mais estes se tornam educadores. No relatório ‘Fan of the Future’, divulgado pela Associação de Clubes da Europa (ECA) em 2020, os torcedores do futuro são divididos em algumas categorias, sendo uma delas os ‘Icon Imitators’, imitadores de ídolos. Esta parcela de torcedores se importa mais com os jogadores do que com clubes, imitando ações de seus principais ídolos.

Com uma geração copiando o comportamento dos atletas, fica cada vez mais importante que estes se posicionem para causas sociais relevantes, mostrando para jovens que existem causas que devem ser defendidas por todos.

Com todos estes aspectos mencionados no texto, esperamos que o futebol e a educação andem sempre juntos, com uma área complementando aspectos da outra e auxiliando na construção de uma sociedade com mais conhecimento em todos os sentidos. Qualquer pessoa que tenha interesse em realizar algo nessa direção pode contar com o FootHub, sempre defendendo a educação.

Texto de Equipe FootHub.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.