A EntreLinhas nasceu com o propósito de fomentar e crescer junto ao mercado esportivo e nesses quase 3 anos de experiências tivemos muitos aprendizados e percalços. Conhecimento precisa ser propagado e, por isso, nosso objetivo no texto de hoje é dar algumas dicas e sugestões para você que deseja atuar no mercado esportivo ou se qualificar no mesmo e deseja saber por onde começar ou o que fazer.
Lembrando que não existe receita de bolo e que muito menos somos os detentores da verdade, pelo contrário, temos bastante a aprender ainda e a caminhar neste mercado tão rico e desafiador que é o de marketing e gestão esportiva. É importante ressaltar também para que você se atente sempre ao contexto que você está inserido/inserida afinal “cada pessoa é um mundo” e ninguém melhor do que você mesmo para saber o que melhor cabe a sua realidade. Dito isto, vamos as dicas:
Networking vale muito!
Fazer networking é fundamental! É até meio “óbvio” falar sobre networking como dica, mas nunca é demais reforçar a importância de nutrir uma boa rede de contatos no nosso meio. Grupos de marketing esportivo (Telegram, Whatsapp, Facebook, LinkedIn, etc…) são boas portas de entrada para abrir seu leque de contatos e oportunidades, principalmente no atual momento em que não temos eventos presenciais como cursos e congressos. Fun Fact: a EntreLinhas nasceu a partir de um contato trocado através de um grupo de Whatsapp!
Não é só futebol!
O futebol é o nosso esporte mais popular e vai ser por muito tempo ainda, é nele que os valores significativos se encontram e é nele que você pode encontrar algumas oportunidades de atuação. Mas lembre-se, o futebol não é o único esporte que existe, outros tantos possuem carências e oportunidades diversas. Você pode buscar neles a porta de entrada para sua carreira no meio esportivo. Procurar entender as particularidades desses outros esportes é de suma importância para que você possa suprir determinadas necessidades e ofertar as soluções que eles precisam.
Tenha paciência!
O mercado esportivo é fechado não adianta achar que você vai entrar logo de cara no seu clube do coração ou numa grande empresa esportiva. Não queremos lhe desestimular, pelo contrário, queremos que você entenda que sua hora vai chegar e que você dê tempo ao tempo. Enquanto isso tenha paciência para se qualificar e entender a área como um todo também, entender as oportunidades, onde elas estão, quais cargos mais aparecem, quais qualificações são pedidas, para que, aos poucos, você possa ir preenchendo cada “requisito” e vá se qualificando para atender qualquer que seja a oportunidade que apareça. O mercado esportivo é muito difícil e não tem glamour nele, por isso que alinhar as expectativas e “cair na realidade” é importante para que não se torne uma frustração ou desestímulo.
Construa autoridade
Começar no meio esportivo pode parecer assustador e pouco receptivo a novos profissionais com pouca experiência no meio, e de fato é! Por isso que indicamos que você busque construir sua própria autoridade como profissional independente do formato ou do meio que você esteja utilizando, é uma forma de você se mostrar para o mercado e mostrar seu conteúdo, mas lembrando: construir autoridade demanda tempo e esforço. Como afirmamos mais em cima: tenha paciência! Por isso indicamos que você antes de criar seu próprio conteúdo, por exemplo, busque pavimentar seu caminho através de bastante estudo, leitura e consumo de conteúdos, eventos e cursos diversos, para então buscar transformar este conhecimento adquirido em autoridade: textos, vídeos, podcasts, ou o formato que melhor lhe atender.
Tire o clubismo de você
O esporte de um modo geral desperta muitas paixões e rivalidades e isso faz parte da beleza que o torna tão mágico. Entretanto a partir do momento que você deseja atuar neste meio, nas áreas de Gestão e Marketing principalmente, recomendamos que você priorize o profissional em detrimento do passional. Não queremos aqui dizer para que você pare de torcer para o seu clube, mas que você entenda que quanto mais você expor sua paixão em redes sociais por exemplo, mais você pode ser visto como um torcedor e menos como um profissional do meio.
Esperamos que estas 5 dicas possam ajudar você a se qualificar e adentrar o nosso mercado esportivo, quanto mais profissionais e projetos/empresas qualificadas no nosso meio melhor para todos! O mercado esportivo é imenso e os stakeholders são muitos, quanto mais nosso meio crescer e se profissionalizar melhor para todos os envolvidos.
Texto de EntreLinhas Gestão Esportiva.