
Existem diversas formas de patrocínio no futebol. Uma delas é o chamado patrocínio master, que é aquele com o maior valor investido no clube e, por conta disso, fica com o espaço mais importante na camiseta dos clubes, tendo maior destaque em relação às outras marcas.
Com a ascensão das casas de apostas no futebol brasileiro, muitos clubes fecharam essa parceria para que essas empresas se tornassem patrocinadores, por conta do alto valor investido por elas. Em 2023, o ramo de betting ocupava o espaço de patrocínio máster em 12 dos 20 times da Série A. Atualmente, dos 20 clubes na Série A do Campeonato Brasileiro, 18 têm empresas do ramo de apostas como patrocinadores masters.

Imagem produzida pelo FootHub
Vale destacar também que, todos os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2025 possuem casas de apostas como patrocinadores.
Confira quais são as marcas que investem e estampam os uniformes desses clubes:
Corinthians – Esporte da Sorte

(Agência Corinthians/Divulgação)
O contrato de patrocínio máster do Corinthians com a Esporte da Sorte tem valor total de R$ 309 milhões por três anos.
Flamengo – Pixbet

O Flamengo vai para o segundo ano com a Pixbet como patrocinador master. No contrato de 2 anos, está previsto o pagamento de R$ 85 milhões por temporada.
São Paulo – Superbet

O campeão da Copa do Brasil de 2023 também vem com novidades em seu uniforme. A casa de apostas Superbet será a marca estampada no centro do seu uniforme, em um acordo de três temporadas, com o pagamento de R$ 52 milhões anuais.
Atlético Mineiro – H2Bet

Foto: Divulgação Atlético-MG
O Atlético Mineiro começou o ano de 2025 fechando parceria com a H2Bet como patrocinadora master. O acordo é válido por três anos, com investimento fixo de R$ 180 milhões, (R$60 milhões por temporada) pode ultrapassar os R$ 200 milhões através de metas, se tornando assim o maior patrocínio da história do clube e do futebol mineiro
Vasco – Betfair

Foto: Divulgação Vasco
O Vasco trocou seu patrocinador no meio do ano de 2024, fechando com a Betfair até o final de 2025, totalizando um acordo em torno dos R$ 115 milhões. Para o ano de 2025, o valor pago será de R$ 70 milhões.
Cruzeiro – Betfair

Foto: CNN Brasil
Já a Raposa vai para o seu terceiro ano com a Betfair como patrocinadora master de sua camisa. O clube mineiro renovou contrato com a casa de apostas no fim de 2024, e o novo acordo é de R$ 42 milhões por ano, até o final de 2026.
Botafogo – VBet

Foto: Divulgação Botafogo
O Botafogo vem para 2025 com novidade em sua camiseta. Neste ano, o clube vai estampar a marca VBet. O valor do acordo, válido por 3 anos, é de R$ 165 milhões, recorde na história do Alvinegro. Ou seja, a empresa paga R$ 55 milhões por temporada para ter seu nome estampado na camiseta do clube carioca.
Bahia – Viva Sorte Bet

Foto: Letícia Martins/EC Bahia
O Bahia assinou no final de janeiro com a casa de apostas Viva Sorte Bet. Segundo o clube, o contrato é o maior já firmado em sua história. Os valores não foram divulgados.
Fluminense – SuperBet

O Fluminense tem contrato com a SuperBet até dezembro de 2026, com o valor de investimento girando em torno de R$ 42 milhões por temporada.
Grêmio e Inter – Alfa.Bet

A dupla Gre-Nal divide o mesmo patrocinador master, ambos são patrocinados pela casa de apostas Alfa.Bet, que investe cerca de R$ 50 milhões para cada um, em um contratado válido por 3 anos. O valor pode variar a partir de metas obtidas.
Palmeiras – SportingBet

Foto: Divulgação Palmeiras
Após anos de parceria entre o Palmeiras e a Crefisa, o clube paulista fechou com a casa de apostas SportingBet. O contrato prevê pagamento de R$ 100 milhões por temporada, e através de metas chegar ao valor de R$ 170 milhões, em um contrato de 3 anos.
Portanto, o Palmeiras está na casa dos maiores valores arrecadados por ano através dos patrocinadores master do Campeonato Brasileiro.
Juventude – Stake

(Foto: Fernando Alves/Juventude)
O Juventude mantém a parceria com a casa de apostas Stake para 2025, que, segundo a imprensa gaúcha, os valores podem chegar a R$15 milhões anuais, sendo o maior acordo comercial da história de mais um clube brasileiro.
Vitória – Bet7k

Foto: Divulgação Vitória
O Vitória fechou com a Bet7K para ser o novo patrocinador master em 2025. O acordo é de três temporadas, sendo cerca de R$ 20 milhões por temporada, o maior da história do clube.
Fortaleza – Cassino.Bet

Divulgação Fortaleza
O Fortaleza tem a parceria com a Cassino.bet para 2025! A empresa fechou um acordo com o Leão por 2 temporadas, investindo cerca de R$ 35 milhões fixos por ano, sendo também o maior patrocínio da história do futebol nordestino.
Red Bull Bragantino – Red Bull

O Red Bull Bragantino tem como patrocinador master a própria Red Bull, empresa dona do clube-empresa. Mas vale ressaltar que, nas mangas, a casa de apostas Betstat marca presença, sendo a única patrocinadora na camisa da equipe paulista.
Ceará – Esportes da Sorte

Divulgação Ceará
O Ceará tem vinculo com a casa de apostas Esportes da Sorte desde 2024, com a empresa investindo R$ 46 milhões em 3 temporadas no clube.
Sport Recife – Betnacional

Foto: Reprodução Sport
O Sport fechou no inicio de fevereiro o retorno da Betnacional como seu patrocinador master, em um acordo de R$ 22 milhões por temporada, podendo aumentar através de metas, em um contrato de 2 anos.
Santos – Blaze

Foto: Divulgação Santos
O Santos fechou no início de 2024 a renovação de contrato com Blaze, até abril de 2025. O contrato original com a Blaze era estimado em R$ 45 milhões, e após a renovação, os valores não foram divulgados.
Mirassol – Guaraná Poty

No Mirassol, a camisa estampa a marca Guaraná Poty no centro de sua camisa. Vale ressaltar, que há uma casa de apostas presente na parte frontal, ocupando uma espécie de segundo posto mais importante no manto do Mirassol, a 7KBet. Não há informações referentes ao valor.
Após analisar todos os acordos entre os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro com seus patrocinadores masters, podemos perceber que as casas de apostas proporcionaram a muitos clubes o maior acordo comercial de suas respectivas histórias.
Isso mostra que esse ramo vem financiando o futebol brasileiro, sem contar que muitas delas ajudam diretamente na contratação de jogadores, além de patrocínios de campeonatos, o que acaba ressaltando ainda mais o poder e influência que essas empresas possuem na indústria do futebol.
Bom, e qual a tendência para os próximos anos? Na minha visão, fica claro que os valores serão cada vez maiores, e consequentemente, haverá mais concorrência no mercado de patrocinadores dos clubes.
Texto de Willian Sanmartin

Tem interesse pela área do marketing esportivo?
Então inscreva-se na Lista VIP do curso de MKT Esportivo do FootHub! Clique aqui!