O mercado do Futebol vem evoluindo ano após ano, não somente na parte tática, no campo de futebol, mas na parte de gestão, inovação, estruturação, supervisão, logística, conhecimento, leis e demais temas, que envolvem a função do cargo de Executivo de Futebol.
Hoje os profissionais buscam por se especializarem na Gestão Esportiva, aprimorando e desenvolvendo conhecimentos, habilidades, estratégias, com objetivo de ter bagagem suficiente para lidar com os desafios da carreira, como ser um Executivo de Futebol, saber lidar com as funções do cargo, como gerir um clube de uma maneira sustentável e vitoriosa.
O Executivo de Futebol possui um alto cargo no meio do futebol e no Brasil segundo os próprios dirigentes, o futebol brasileiro passou a ter mais pessoas como executivos a partir dos anos 2000. Foi quando os clubes aumentaram a estrutura de departamentos, as comissões técnicas ficaram mais numerosas e passou a ser necessário alguém gerenciar tudo isso com dedicação exclusiva, e não mais como voluntário.
Atualmente os executivos de futebol vem ganhando um destaque ainda maior, principalmente com a vinda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que transformaram a gestão de grandes clubes em uma gestão mais profissional, tirando o poder dos clubes de associação e transformando os mesmos em uma empresa, onde se busca não só os títulos, mas buscam por crescimentos dos clubes em uma gestão sustentável, sólida, transparente, objetivando lucro em médio e longo prazo.
O Executivo de Futebol é um profissional que tem a função de administrar o funcionamento dos departamentos de futebol dos clubes, ele é responsável por contratar reforços, administrar o clube de acordo com o seu orçamento, estar sempre em contato com as demais áreas do clube, federações e outras.
Entendendo que para entrar no mundo do futebol, que além de ser um mercado fechado, precisaria buscar aprimorar meus conhecimentos e obter uma rede de networking de relevância, encontrei por um curso completo na turma 7 de Executivo de Futebol pelo FootHub.
No decorrer do curso, aprendi:
- Como analisar uma cultura organizacional de um clube, seja de tamanho pequeno/médio e grande;
- Como são feitos os seus processos;
- O dia a dia deste profissional;
- Planejamento estratégico de acordo com cada orçamento, entendendo a realidade do clube;
- Montagem de elenco;
- Analisar o perfil e realizar contratação de um treinador de acordo com o momento e objetivo do clube para curto e longo prazo;
- Conceitos de negociação ,envolvendo as habilidades de saber negociar num mercado de altas cifras;
- Relação com as categorias de base, sendo essa uma das principais fontes de renda para os clubes (melhor exemplo atual o Palmeiras, que vem não só com uma base forte e vencedora como muito lucrativa);
- O processo de analise dos futuros atletas profissionais;
- Análise de mercado e oportunidades através do Scout;
- Supervisão de administração e logística (matéria para o qual me despertou muito interesse com o tamanho do desafio do profissional, um bom supervisor de logística de um clube, ganha campeonato), além dos demais temas que foram abordados durante o curso.
Além, claro, do networking que o curso proporcionou contendo com agentes da indústria do futebol (empresários, agentes, executivos, atletas, ex-atletas e iniciantes do mercado do futebol).
Uma largada necessária e de suma importância a todos que desejam entrar nesse mercado, onde o conhecimento, os comportamentos e as habilidades de gestão serão fundamentais para uma carreira de longo prazo e de sucesso como um executivo do futebol.
Texto de Davidson Santos
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