(Foto: Fayez NURELDINE / AFP)
Depois da grande vitória da seleção da Arábia Saudita, contra a campeã mundial Argentina na Copa do Mundo de 2022, o mundo passou a olhar diferente ao futebol Saudita. Outros pontos, que causaram grande mudança no futebol árabe foi a chegada de Cristiano Ronaldo em janeiro de 2023 e a grande vitória do AL-Hilal contra o Flamengo no último mundial de clubes, tornando-se o primeiro time da Arábia Saudita a chegar em uma final de Mundial de Clubes da FIFA.
Grande Investimento no Futebol
A Arábia Saudita tem como principal commodity o petróleo, desse modo, o país tem um altíssimo poder financeiro. Visando limpar a imagem do país em frente ao mundo, em 2022 o Fundo de Investimento Público (PIF), administrado pelo príncipe Mohammed Bin Salman, adquiriu 80% das ações do Newcastle por 300 milhões de libras.
Além disso, em 2023 o mesmo fundo comprou os 4 principais times do país: Al-Nassr; Al-Ittihad, Al-Hilal e Al-Ahli. O governo Saudita realizou esse investimento, buscando desenvolver cada vez mais o campeonato local, além de permitir o surgimento de diversas oportunidades comerciais e investimentos no esporte.
O dinheiro do fundo árabe já teve um grande efeito na liga com a chegada de estrelas como:
Al-Nassr: Cristiano Ronaldo, Brozovic
Al-Ittihad: Karim Benzema e N´golo Kanté
Al-Hilal: Neymar, Kalidou Koulibaly, Ruben Neves, Milinkovic-Savic e o técnico Jorge Jesus
Al-Ahli: Roberto Firmino e Edouard Mendy
Os quatro grandes clubes da Árabia
Al-Nassr
O Al-Nassr é um dos mais tradicionais clubes do futebol saudita fundado em 1955 na cidade de Riad. Ao longo dos anos, o clube se tornou um dos mais bem-sucedidos da Arábia Saudita, conquistando 9 títulos nacionais e construindo uma base de torcedores leais. Nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o Al-Nassr dominou o futebol saudita, vencendo campeonatos e copas locais. O clube também competiu na Liga dos Campeões da Ásia, alcançando resultados notáveis.
O Al-Nassr é conhecido por sua base de torcedores apaixonados e seu compromisso em desenvolver o futebol local. Atualmente, continua a ser um dos principais clubes do país, buscando sucesso tanto no cenário nacional quanto no internacional, com a chegada de grandes jogadores como: Cristiano Ronaldo, Brozovic e Anderson Talisca.
Al-Ittihad
O Al-Ittihad é um clube de futebol saudita com sede em Jeddah, fundado em 1927. É um dos clubes mais populares e bem-sucedidos da Arábia Saudita, com uma rica história no futebol.
Ao longo dos anos, o Al-Ittihad conquistou inúmeros títulos e estabeleceu-se como uma força dominante no futebol saudita. O clube tem um histórico impressionante de vitórias na Liga Saudita, com 9 títulos nacionais. Além do sucesso nacional, o Al-Ittihad também teve participações destacadas em competições internacionais.
O clube venceu a Liga dos Campeões da Ásia duas vezes, em 2004 e 2005, demonstrando sua força em nível continental. Desse modo, o AI-Ittihad, busca fortalecer ainda mais sua equipe com a chegada de grandes estrelas internacionais, Benzema e Kanté.
Al-Hilal
Al-Hilal é um clube com sede em Riad, fundado em 1957. É um dos clubes mais proeminentes e bem-sucedidos da Arábia Saudita, com uma história rica e uma base de torcedores leais.
Desde sua fundação, o Al-Hilal tem sido um dos principais concorrentes no cenário do futebol saudita. O clube conquistou inúmeros títulos ao longo dos anos, incluindo 18 campeonatos nacionais. Além do sucesso doméstico, o Al-Hilal também obteve destaque no cenário continental. O clube venceu a Liga dos Campeões da Ásia 4 vezes, em 1991, 2000 e 2019 e 2022, consolidando sua reputação como um time competitivo em nível internacional.
Desse modo, o AI-Hilal é considerando o maior clube da Arábia Saudita, atraindo grandes estrelas como Kalidou Koulibaly, Ruben Neves, Milinkovic-Savic ,Neymar e o técnico Jorge Jesus.
Al-Ahli
O Al-Ahli foi fundado em 1937 em Jeddah. Ao longo dos anos, o clube se tornou um dos mais populares e bem-sucedidos da Arábia Saudita.
O Al-Ahli conquistou vários títulos nacionais, incluindo 3 campeonatos sauditas .O clube teve períodos de grande sucesso, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, quando ganhou várias vezes o Campeonato Saudita e a Copa do Rei da Arábia Saudita. O clube também teve participações notáveis em competições continentais, como a Liga dos Campeões da Ásia. Embora não tenha vencido o torneio, o Al-Ahli alcançou boas campanhas, chegando às fases avançadas em algumas ocasiões.
Após um período na segunda divisão o AI-Ahli voltou em 2023 para primeira divisão do Campeonato Saudita e conta a com a chega de dois craques internacionais: Roberto Firmino e Edouard Mendy.
Temporada 2024-2025
Na temporada passada a liga Árabe teve como foco trazer grandes estrelas do futebol mundial e gastou mais de 977 milhões de euros Já na temporada, 2024-2025 o regulamento aumentou o número de atletas estrangeiros para 10, sendo essas duas novas vagas para atletas sub-21. Com isso, as equipes focaram em trazer jovens para seu elenco como: Marcos Leonardo, Wesley, Ângelo e Alexsander, gastando menos que no ano anterior, tendo uma queda de 56,7 % mais de 400 milhões de euros.
Além disso, segundo dados do transfermarket, Al-Qadiah uma equipe que acabou de subir de divisão foi o quarto que mais investiu com 79,2 milhões de euros, invadindo a bolha dos 4 grandes.
Texto de Joao Victor Sá
Quer entender mais sobre gestão no futebol? Então garanta sua vaga no curso Executivo de Futebol do FootHub!
Com o curso Executivo de Futebol do FootHub, você terá acesso ao verdadeiro manual de atuação do gestor, tendo uma visão ampla de todos os departamentos que envolvem os clubes de futebol, incluindo o departamento de mercado, e os passos para começar a trabalhar com futebol.