Acontece neste sábado a final da UEFA Champions League, entre Real Madrid e Borrussia Dortmund, diretamente do estádio de Wembley em Londres. Assim como nos últimos anos, a UEFA está promovendo um desafio de startups para auxiliar a cidade que recebe a final, buscando encontrar soluções para problemas locais.
A iniciativa chamada de Champions Innovate tem 3 áreas como foco: aumentar o engajamento digital dos torcedores, encontrar modelos sustentáveis de geração de energia para eventos esportivos e criar opções saudáveis e sustentáveis de alimentação para os fãs durante o evento.
Cada uma destas está relacionada com um dos patrocinadores da final: Mastercard, PepsiCo e Just Eat Takeaway. As três startups selecionadas farão uma apresentação para a Câmara Municipal de Londres e aquela que for considerada com maior impacto para a sociedade receberá um prêmio de 45 mil euros.
Just Eat Takeaway vencedor da UEFA
O júri escolheu o projeto Just Eat Takeaway with My Emissions como projeto vencedor. O projeto centrou-se no uso de rotulagem de carbono para avaliar cada item do menu oferecido na final.
Os outros dois projetos que também foram apresentados no evento. A Pavegen se uniu à Rockstar, marca de bebidas energéticas da PepsiCo, para criar uma pista de dança cinética no Festival da Liga dos Campeões em Trafalgar Square.
Já a Mastercard e a Pledgeball trabalharam em conjunto para desenvolver a ‘Champions Innovate Pledge League’, uma plataforma online concebida para envolver os fãs de futebol na adoção de comportamentos ambientais e de sustentabilidade para reduzir a sua pegada de carbono individual.
Este tipo de iniciativa se trata de um programa de inovação aberta, tema falado na nova aula do curso Jogo da Inovação. Para você que deseja aprender como evoluir sua carreira no futebol através de práticas como esta, clique aqui e participe agora mesmo!
Texto de Rodrigo Romano