A Eurocopa manteve a sua linha de sempre inovar, e desta vez, a UEFA apresentou ao mundo a bola “inteligente” chamada Fussballliebe, que vem para ajudar a arbitragem na tomada de decisão.
Essa bola inteligente consiste um sensor central, que envia dados em tempo real ao VAR, agilizando significativamente o processo de decisão em lances de impedimento.
Com esta inovação, os árbitros recebam atualizações 500 vezes por segundo, com a inteligência artificial rapidamente analisando os dados para detectar irregularidades na posição dos jogadores, avisando automaticamente aos árbitros se o jogador estará em uma posição irregular. Em menos de 50 segundos, os árbitros terão acesso a respostas precisas, podendo visualizar o momento exato do impedimento em formato tridimensional.
Primeira ação da Fussballliebe na Eurocopa 2024
A primeira vez que ela teve que trabalhar foi na partida entre Bélgica e Eslováquia, na primeira rodada da Eurocopa. Aos 15 minutos, após passe de cabeça de Trossard para o meio da área, o Lukaku marcou , mas o gol foi anulado pelo VAR devido a Bola Inteligente ter detectado que o belga estava à frente da linha da bola.
Na mesma partida, aos 41 minutos da segunda etapa, Lukaku novamente colocou a bola nas redes, mas novamente foi anulado, desta vez, por toque na mão de Openda, que realizou o cruzamento, detectado pelo sensor da bola, isso porque, além de detectar o impedimento, a tecnologia permite perceber os mais sensíveis toques de mão.
VAR usa tecnologia de microship da bola para verificar toque da bola em Eslováquia x Bélgica —
Foto: REPRODUÇÃO/UEFA.COM
Texto de Willian Sanmartin
A Inovação é crucial para o futuro da indústria do futebol!
Com o curso Jogo da Inovação, você irá aprender sobre como inovar no futebol, quais são os processos e as novidades que estão por vir!